A maioria de matilhas formadas por cães abandonados, geralmente, tem final triste. Aquela matilha do Parque Nacional de Brasília foi uma destas situações. Lembrem do caso em 2010 lendo aqui. Outro caso aqui no Rio no Fundão pode ser lido aqui.
---------------------------------
A maiorias são cadelas que foram abandonadas pelos proprietários, mas tem também cachorros que tem donos e não prendem os animais.
Criadores de animais de áreas próximas das obras do Projeto São Francisco, no sítio Riacho da Boa Vista, município de São José de Piranhas, não sabem mais o que fazer com uma matilha de cães que
vivem soltos atacando e matando animais, como ovinos, caprinos e até bovinos. A maiorias são cadelas que foram abandonadas pelos proprietários, mas tem também cachorros que tem donos e não prendem os animais.
O morador da localidade, Edimilson Claudino de Sousa, 58 anos, agricultor, contou ao site Radar Sertanejo que em apenas 40 dias sete animais dele foram mortos e devorados pela cachorrada. Segundo ele, foram seis ovelhas de raça que ele comprou através de um financiamento do Banco do Nordeste, custando R$ 500 cada. Além disso um boi também rasgado pelos cães.
Ele disse ainda que as cachorras geram filhotes, as pessoas levam os machos e deixam as fêmeas que se juntam com os outros e a tendência é aumentar se não forem tomadas as providências. Edimilson relatou que algumas pessoas criam cão e aproveita e solta no meio dos outros, mas se alguém reclamar, o dono acha ruim. Ele disse que vai prestar queira na Polícia antes que mais animais de sua criação sejam devoradores vira-latas pelos famintos.
Fonte: Diário do Sertão
Fotos ilustrativas
Alguém tem que fazer alguma coisa com esses dingos urbanos! Digo isso porque eles estão fazendo igual os dingos australianos, que ERAM domesticados e reverteram para um estado feral/selvagem, após terem sido supostamente abandonados pelos colonizadores (!) em terras australianas. NÃO sou a favor de matar nenhum animal, portanto, alguém poderia levar esses cães para um abrigo ou algo do tipo? Está claro que esses cães foram abandonados e reverteram a um estado feral/selvagem após viverem tantos anos em ambiente inóspito e com pouco ou nenhum contato humano, como dingos urbanos. Por favor, alguém tem que CASTRAR eles para evitar que isso continue acontecendo!
ResponderExcluirNão sabem o que fazer? Basta atraí-los para dentro de um cercado atraindo-os com muita carne no local e quando estiverem dentro, fecham o portão. O resto é com a prefeitura que deverá ser monitorada por uma ONG de proteção animal para que não haja maus tratos. Se o animal tem dono, então que este seja devidamente punido, mas que não se culpe os animais por um erro humano.
ResponderExcluir