Esta matéria já tem um mês, mas, é preciso registrar aqui em nosso blog. É necessário repetir, repetir, repetir cada vez mais sobre a degradação do meio ambiente provocada pelo excesso de população humana..... É assustador quando nos deparamos com o volume de lixo ......
---------------------------------
Entre os resíduos estavam sacolas plásticas, bitucas de cigarro, tampinhas de garrafa e outros objetos
O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias não passou em branco em Santos. Em prol do meio ambiente, neste sábado (19) foram recolhidos 191,2 quilos de microlixo e outros resíduos da praia. Este tipo de lixo é alvo da limpeza,
mundialmente chamada de Clean Up Day porque é considerado resíduo não retirado durante a limpeza cotidiana.
mundialmente chamada de Clean Up Day porque é considerado resíduo não retirado durante a limpeza cotidiana.
“A Prefeitura usa o rastelo para limpar a areia, mas, como esses objetos são muito pequenos, acabam permanecendo”, diz Carlos Henrique Cangiano, diretor do Instituto Mar Azul, outra entidade participante da ação.
Nauther Andres, educador ambiental do Instituto Laje Viva, uma das instituições participantes, destaca os problemas que o lixo pode causar aos animais marinhos. “Cerca de 100 milhões de animais são encontrados mortos, por ano, em todo o mundo, por causa do lixo”.
Sacolas plásticas, bitucas de cigarro, tampinhas de garrafa e outros objetos pequenos são considerados microlixo, que, jogado ou arrastado para o mar, pode ser ingerido por animais marinhos, ou, no caso das sacolas, até sufocá-los.
Enquanto voluntários recolhiam o lixo, conversavam com os banhistas, explicando sobre a data comemorada e o motivo de realizá-la. Nauther, por exemplo, andava com uma pasta cheia de fotografias de animais marinhos prejudicados pelos resíduos. “Nós queremos mostrar a realidade do problema que esse descarte de microlixo pode causar”, ressalta.
Ainda durante a atividade, embarcações saíram da Ponte Edgard Perdigão, na Ponta da Praia, até as praias do Góes, Sangava, Cheira Limão e Saco do Major, em Guarujá, para retirar lixo do mar.
FONTE: atribuna
infelizmente esse tipo de atitude jamais deixará de existir porque o povo é porcalhão mesmo, parece que está no DNA. Costumo fazer caminhadas diárias numa estradinha muito bonita, de terra, onde existem poucas chácaras e quase nenhum movimento de carros e pessoas. O que eu vejo de lixo e entulho jogado não é pouco. Jogam durante a noite, claro, pra ninguém ver. Fico muito triste e desanimada com isso. Mas parabenizo esse grupo que atuou na praia. São esforçados, dedicados, merecem nossa admiração e respeito.
ResponderExcluirMatéria compartilhada. Vale a pena ler a matéria e principalmente divulgá-la, pois os pequenos resíduos, deixados pelas pessoas nas praias, são perfeitamente possíveis de se evitar. Basta levarmos nosso próprio saquinho de lixo qdo formos à praia e o descartar em locais apropriado. Já vimos outras matérias com animais sendo prejudicados por esse lixo que acaba indo parar no mar. O respeito ao meio ambiente é da responsabilidade de todos nós
ResponderExcluir