26/09/2015

Restrição ao uso de animais em testes na indústria de cosméticos pode ser votada na terça

Se eu for falar o que eu penso, posso ser presa.... agora não posso.... estou em tratamento..... Mas, ficando boa, me aguarde, seus oportunistas e inconsequentes!!!!!!
------------------------------
Projeto que restringe o uso de animais em testes na indústria de cosméticos, higiene pessoal e perfume está na pauta da reunião de terça-feira (29) da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

Conforme a proposta (PLC 70/2014), os testes só serão admitidos em produtos com ingredientes que tenham efeitos desconhecidos no ser humano e caso não haja outra técnica capaz de comprovar
 a segurança das substâncias. A proposta original bania qualquer uso de animal na indústria cosmética, o que não foi aceito pelo governo, segundo o autor do projeto, deputado Ricardo Izar (PSD-SP).

O PLC 70/2014 tramita em conjunto com o Projeto de Lei do Senado (PLS) 438/2013, de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), e o PLS 45/2014, do senador Alvaro Dias (PSDB-PR). Relator na CCT, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) reduziu de cinco para três anos o prazo para que sejam feitos testes com produtos desconhecidos em animais após o reconhecimento da técnica alternativa (sem animais) capaz de comprovar que o produto ou ingrediente é seguro para uso humano. A mudança foi sugerida por cidadãos por meio da Ouvidoria do Senado.

Entre outros pontos, o projeto veda a reutilização do mesmo animal depois de alcançado o objetivo principal do projeto de pesquisa. Determina ainda que vários procedimentos traumáticos poderão ser realizados num mesmo animal, desde que todos sejam executados durante a vigência de um único anestésico e que o animal seja sacrificado antes de recobrar a consciência.

Cristovam lembra que a utilização de animais em testes de produtos cosméticos foi abolida pela União Europeia, pela Índia, por Israel e pelo Canadá. A UE, inclusive, não aceita a importação de produtos cosméticos que utilizem, para o seu desenvolvimento, testes em animais.

“As três proposições não apenas cumprem o princípio ético de evitar maus-tratos a outras formas de vida decorrentes do teste de cosméticos como também ajudam a promover as exportações brasileiras para a UE”, argumenta o senador, que opta pela aprovação do PLC 70/2014 por ser a proposta mais antiga.

Instituto Royal

O debate sobre o uso de animais em testes e pesquisas de cosméticos ganhou força após o caso do Instituto Royal. Em outubro de 2013, 178 cães da raça Beagle e sete coelhos usados em pesquisas foram retirados por ativistas e moradores de São Roque, no interior paulista, de uma das sedes do instituto.

Em maio, a proposta foi tema de audiência pública no Senado. Defensores dos animais pediram a proibição total dos testes.

Pauta 
A reunião da CCT está marcada para começar às 9h. Outros 52 itens estão na pauta, a maior parte deles trata de autorizações para funcionamento de rádios e TVs. Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Senado Notícias

5 comentários:

  1. Mais uma lei faz de conta
    Estou indgnada

    ResponderExcluir
  2. Sim!!!tem q banir esta, essa covardia, c/ os animais!!! Até porq Jesus Cristo De Nazareno qdo ele próprio fez o remédio dele natural c saliva e q virou lama e esfregou nos olhos do cego.Em momento nenhum! Jsesus Cristo De Nazareno fez testes nos animais, ele testou no próprio doente, e depois mandou q lavasse os olhos na água, e logo o doente enxergou.Portanto, q sirva de exemplo aos supostos cientistas de q Jesus, q é Jesus ñ fez testes nas criaturas indefesas, porq é q os supostos cientistas precisam de atrocidades c/ os animais inocentes???? Jsesus respeitou todas as criaturas dos animais, criadas por Deus.E q isto, isso sirva de exemplo pra encontrar realmente as saídas de testes em laboratórios, seja pra qual for as finalidades.Se ñ nunca teram, chances de prosperar em encontrar cura, antialergias etc.

    ResponderExcluir
  3. As leis que visam erradicar tortura de animais por qualquer motivo são lentas porque não há vontade política pra isso e quando se dá um passo à frente, "poderes ocultos" conseguem fazer o esperado benefício recuar dois passos para trás. Muito blá, blá, blá de “humanos terno e gravata” enquanto “cobaias pé de chinelo” estertoram nos laboratórios para que a "espécie superior" viva feliz. Isso vai acabar um dia com certeza, mas enquanto isso, HAJA DEUS.

    ResponderExcluir
  4. Neste país infeliz, seres inocentes e indefesos são barbaramente sacrificados ante a ganância, estupidez, falácia e incompetência das "autoridades" constituídas. No Brasil não há cidadãos, mas covardes, que nada fazem ante a ignomínia perpetrada contra os pequeninos. Tenho vergonha de pertencer a essa "sub espécie" que povoa este território.

    ResponderExcluir
  5. Não levo fé nesse projeto.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪