07/09/2015

Filhote de anta se queima em incêndio em plantação de cana e morre em MT

Pobrezinha..... mesmo proibido, os caras tacam fogo sem dó nem piedade..... No dia 27 publiquei uma matéria mostrando uma mulher gritando com os empregados de uma fazenda em SP para não tacar fogo no canavial. Ela foi ignorada.
------------------------
Animal teve 70% do corpo queimado e foi socorrida por família de sítio.
Dois dias depois, no entanto, morreu; plantação ficou destruída.

Um filhote de anta ficou gravemente ferido durante um incêndio numa plantação de cana-de-açúcar, no município de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, e morreu nesta terça-feira (1º). Uma família que mora perto da plantação socorreu o animal no domingo (30), que estava com
queimaduras pelo corpo todo. A área de cerca de 10 hectares ficou completamente destruída.

"Meu filho e meus netos saíram para ir embora e encontram essa anta no meio da estrada, pedindo socorro. Caía para lá, caía para cá. Daí meu filho voltou correndo, falando: 'mãe, vamos buscar o bichinho que está morrendo lá na estrada'", disse a produtora rural Auraci Pires.

A família improvisou um chiqueiro para deixar o filhote isolado dos demais animais do sítio. Veterinários da prefeitura daquele município foram até o local para verificar a situação da anta, que teve 70% do corpo queimado. "Nós fizemos uma série de anti-inflamatórios junto com analgésicos para dor e inflamação", disse a veterinária Gisele Shewisck.

Por falta de local específico para oferecer tratamento a animais silvestres, o filhote recebeu tratamento no sítio. A moradora disse até ter batizado a anta de 'Maria'. Segundo os veterinários, a fêmea tinha aproximadamente seis meses e pesava 30 kg. Ela perdeu a visão de um olho por causa das queimaduras. 

Apesar dos cuidados recebidos no sítio, a filhote de anta não resistiu aos ferimentos e morreu. Ela seria levada para um local que oferecesse um atendimento adequado, mas não foi possível. O campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) de Sinop, a 503 km de Cuiabá, atende animais que se ferem em incêndios como este ou em atropelamentos. O encaminhamento desses animais deve ser feito pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

Até o dia 15 deste mês é proibido provocar queimadas na área rural, mesmo que seja para limpeza de terreno. O objetivo é proteger o meio ambiente, principalmente as reservas florestais.

FONTE: G1

Um comentário:

  1. Para quem faz isso, desejo apenas que acabe cercado pelo próprio incêndio que provocou e morra no meio dele. Será um idiota a menos nesse mundo.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪