11/08/2015

Um orangotango prisioneiro divide seu alimento com amigos de cativeiro

Realmente, é emocionante ver um ato de amizade e solidariedade com semelhantes.... Ah, se humanos fossem assim...
--------------------------

Os seres humanos  acredita-se ser o mais inteligente e avançada de todas as grandes espécies de macacos, uma posição que  nos levou a submeter rotineiramente os outros animais a vida em confinamento. Mas a lição mais potente do que é ser humano só poderia ter vindo de um desses prisioneiros não-humanos.


Em uma demonstração notável de inter-espécies de solidariedade entre primatas presos no jardim zoológico de Phoenix em Miyazaki, no Japão, um orangotango foi observado compartilhar as
refeições com um grupo de chimpanzés em uma gaiola perto do seu cativeiro. Keepers, um orangotango de 21 anos,  tem o hábito de oferecer a comida que lhe é dada para os nove chimpanzés.

Especialistas dizem que esse tipo de comportamento aparentemente desinteressado poderia ser sem precedentes. "Nós nunca ouvimos falar de um orangotango que se preocupa em oferecer a sua comida para outros animais que vivem separadamente", disse Tomoyuki Tajima, um especialista em primatas, à agência de notícias japonesa Asahi .

Em estado selvagem, os orangotango são notoriamente criaturas solitárias, mas eles também possuem uma "inteligência social elevada", disse   o especialista  ao jornal. Apesar das diferenças entre os macacos, e do fato de que ele nunca iria encontrar um chimpanzé fora do ambiente totalmente artificial do jardim zoológico, ele parece consciente de que eles poderiam se beneficiar de um ato de bondade.

Nenhum destes animais tem uma escolha sobre seu cativeiro, mas com a pequena liberdade de circulação este orangotango  decidiu usá-la para mostrar bondade para com as criaturas ao contrário de si mesmo - usurpando a gaiola de seus captores "mais nobres de espírito" construído para mantê-los presos.

Fonte: The Dodo
Tradução livre do Google

2 comentários:

  1. Infelizmente para nós e para todas as outras espécies, o ser "humano" não possui condições de perceber a nobreza que existe em cada pequenino. Se tivesse acuidade suficiente, veria quantas qualidades que julgamos apenas nossas têm esses indefesos e quão mais intensas pela pureza de seus sentimentos elas são. Quanto mais vivo mais me sinto ligada a eles e distante da minha própria raça.

    ResponderExcluir
  2. exemplo de amor e solidariedade...infelizmente o ser que se diz humano esqueceu que isto existe.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪