15/08/2015

CPI terá como foco apurações sobre controle de zoonoses, tráfico de fauna e animais em espetáculos


Juro por Deus!!!!! mais do que ninguém quero o maior sucesso para a causa de defesa dos animais.... agora, só queria entender o significado desta CPI e o seu objetivo final.... 

Será que, por exemplo,  na discussão sobre rodeio poderemos contar com uma proibição destes eventos? Pelo que diz a matéria aí do site da  Câmara, a questão da caça passou batida..... 

Sinceramente, gente, eu acho que sou meia tapada mesmo por não entender direito este negócio.... só é bom que o assunto está na mídia, né mesmo? isto p´ra mim é bom..... é muito bom....
------------------------------------------------

Comissão terá como foco apurações sobre controle de zoonoses, tráfico de fauna e animais em espetáculos

Reunião Ordinária para definição do Roteiro dos Trabalhos
Em reunião nesta quinta-feira, CPI definiu o roteiro de investigações
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Maus-Tratos a Animais definiu nesta quinta-feira (13) seu plano de trabalho em três tópicos, incluindo os rodeios. O relatório final será entregue em 4 de
dezembro deste ano.

Os “três fios condutores” estabelecidos pelo relator, deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), são os de controle das zoonoses, relativo aos animais domésticos; tráfico de fauna (animais silvestres); e animais em espetáculos, o que inclui tanto animais exóticos, com habitat em outros países, como domésticos.

Sobre o primeiro tópico, o deputado Geraldo Resende (PMDB-MS) disse que o controle das zoonoses não pode ter a eutanásia como única opção. “Existem tratamentos alternativos”, ressaltou.

No item tráfico de fauna – que vai incluir a biopirataria e o próprio tráfico, temas já discutidos em outras CPIs –, deverão ser marcadas audiências públicas para identificar os problemas encontrados para um trabalho mais efetivo.

Rodeios
Já a parte de animais em espetáculos, em circos, zoológicos e rodeios causou polêmica, mas foi mantida a proposta do relator.

O deputado Capitão Augusto (PR-SP) pediu que os rodeios ficassem fora da pauta para não retirar o foco da CPI. “Não seria bom incluir o rodeio porque ele sofre um estigma de quem não frequenta e não conhece. É muito polêmico. Esta discussão vai atrapalhar o nosso trabalho”, argumentou.

O deputado Nilto Tatto (PT-SP) discordou. “Por ser polêmico e sofrer preconceito é que temos de discuti-lo. Quero perder meu preconceito”, afirmou.

O relator argumentou que não poderia retirar o tema do seu plano de trabalho “porque o grosso da Câmara quer este debate. Não há como fugir dele”.

2 comentários:

  1. Tags: danos ambientais, legislação ambiental, políticas públicas

    45 0 5



    l retomou as atividades esta semana, e com isso voltam a tramitar pela Câmara e o Senado diversos projetos de lei que colocam em risco o patrimônio natural brasileiro. Mesmo com as evidências sobre o papel das áreas protegidas na manutenção das fontes de água, do equilíbrio climático e manutenção da biodiversidade, os parlamentares insistem em reduzir as áreas protegidas do país.

    Entre projetos novos, apensados e aqueles que esperam nos escaninhos das duas casas legislativas, somam-se cerca de 40 iniciativas que diminuem a proteção daquilo que – por lei – deveria ser intocável.

    A começar pela Constituição Federal, que diz que o meio ambiente saudável, íntegro e gerador de serviços para a população é um direito de todos e deve ser garantido pelo Estado. Outras tantas leis, decretos e regulamentos completam o que os especialistas chamam de marco legal de proteção da natureza. Entre essas leis está a que criou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, o Snuc.



    Outro ponto preocupante embutido na proposta é que a zona de amortecimento “não poderá situar-se dentro de zona urbana sob pena de implicar em indenização ao proprietário”. Apesar de reduzir a proteção à natureza, o projeto 1299 recebeu parecer favorável do relator, deputado Josué Bengtson (PTB-PA), na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS).



    dade-do-pais-artigo-de-jaime-gesisky/.

    ResponderExcluir
  2. Sei lá! eu como sou exigente, pra mim a CPI, já q se trata de animais, tem q ser pra todos os assuntos, tipo q : Caças,maus-tratos,abandonos,zoológicos,circos,laboratórios,rodeios,entretenimentos,castração,pecuária,granjas,vendas de animais em estabelecimentos,enfim!Se é pra fazer! Q faça em todos os assuntos q são relacionados ao bem-estar dos animais, e tb ao Meio-Ambiente,sacrifícios em rituais.Bem! enfim! q esta,essa CPI, possa ser já um passo pra evolução em bem-estar dos animais e do Meio-Ambiente.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪