Não deixem de ver o elefantinho espirrando... é muito bonitinho...........
Fonte: National Geographic
Colaboração: Helô Arruda
--------------------------------Espirrar pode ser um grande acontecimento; o espirro de um bebê panda teve 217 milhões de visualizações no YouTube. E os elefantes, como espirram?
As trombas dos elefantes são órgãos multi-tarefas incríveis, servem para cheirar, tocar, mover
objetos, respirar e também espirrar. Como podemos imaginar o espirro é muito alto e geralmente acompanhado de um spray significativo. Às vezes é até adorável!
As tosses e espirros dos mamíferos partem da garganta e das vias nasais, nos elefantes eles passam por toda a extensão da tromba. Ambos são eventos “explosivos” que requerem a expulsão do ar dos pulmões e que existem para limpar a fonte de irritação.
Todos nós já tivemos a desconfortável sensação de aspirar alguma coisa por nossas vias aéreas. Os mamíferos são os únicos animais que processam os alimentos na boca por mastigação. Em outros tipos de animais, como répteis, o alimento é engolido inteiro ou pela mastigação tendo a respiração suspensa durante o processo.
Mas os animais terrestres não são os únicos que espirram. Iguanas marinhas ejetam sal através de suas glândulas nasais com um espirro. E baleias e golfinhos antes de respirar têm que esguichar e jogar a água fora através de um orifício, cumprindo a mesma função de um espirro. Alguns peixes tossem ou espirram para limpar as partículas de água que estão obstruindo as brânquias.
Insetos provavelmente não são parte do clube. Os invertebrados podem empurrar o ar em torno de seu sistema respiratório, mas não se sabe se eles se envolvem no que nós chamaríamos um espirro.
Se elefante usasse lencinho de papel... Será que elefante fica resfriado?
ResponderExcluirAté ele se assustou com o "acontecimento", tadinho.
ResponderExcluir