Fonte: Daily Mail
Colaboração: Helô Arruda
----------------------------------------------
Macacos são avaliados com altos níveis de inteligência e agora um parente de babuíno parece ter usado esse atributo para domesticar lobos selvagens.
Especialistas descobriram que babuínos-geladas que vivem nas pradarias da África oriental convivem com lobos etíopes, que vagam entre eles, apesar da capacidade dos caninos de comer facilmente os membros do bando.
Eles acreditam que a estranha relação, se baseia na capacidade dos lobos para pegar mais roedores
quando os macacos estão presentes, e isso repete a forma como os cães começaram a ser domesticados pelo homem.
O comportamento amigável exibido nas terras altas do norte da Etiópia intrigou o primatologista Vivek Venkataraman. Os estudos mostram que quando duas espécies trabalham em conjunto para aumentar o sucesso do forregeamento e deter predadores muito raramente são relatados casos de ataque entre elas. Os lobos às vezes caçavam cordeiros e cabras, que são aproximadamente do mesmo tamanho que os jovens geladas, mas não atacavam os macacos, que pareciam igualmente confortáveis na companhia dos caninos.
Dr Venkataraman disse à New Scientist: "Você pode ter um lobo e um gelada dentro de um ou dois metros praticamente ignorando um ao outro por até duas horas de cada vez."
O estudo acrescentou: "As associações tolerantes e às vezes prolongadas contrastavam com os comportamentos defensivos exibidos por geladas em direção a outros predadores potenciais." Os lobos pareciam ter cuidado para não agir de uma maneira ameaçadora entre os macacos, adaptando seu comportamento.
Lobos da Etiópia parecem habituar rebanhos de gelada a sua presença através de um comportamento não ameaçador, renunciando assim as oportunidades de caçar geladas juvenis vulneráveis, a fim de se alimentar de forma mais eficaz de roedores. A equipe descobriu que os lobos conseguiam conquistar uma refeição de 67 por cento do tempo dentro de um rebanho gelada, mas apenas 25 por cento do tempo fora dela.
Especialistas não tem certeza por que os lobos parecem caçar com mais sucesso entre os macacos, mas sugerem que os primatas podem desentocar roedores de tocas, ou distraí-los para tornar mais fácil para os lobos o ataque sem ser detectado. Qualquer que seja a razão para o aumento da taxa de sucesso, é suficiente para colocar os lobos longe de arruinar seu relacionamento com os geladas pela ingestão de alguns de seus membros.
---------------------Leiam a matéria da Revista Época sobre o assunto
Uma aliança entre macacos e lobos lembra a forma como os humanos domesticaram cães.
Na Etiópia, lobos e macacos passaram a conviver pacificamente. Os macacos ajudam os lobos a comer – como os primeiros humanos ajudavam seus futuros cães
O único animal que estraga qualquer relação é o ser humano.
ResponderExcluir