Fonte: The Guardian
Colaboração: Helô Arruda
-------------------------------
A descoberta desafia a suposição prévia de que o favorecimento consistente de um lado sobre o outro é uma característica única para os seres humanos e alguns primatas.
A ecologista Janeane Ingram observou que os marsupiais têm uma preferência forte por um dos lados, nos cangurus observados verificou-se preferência pelo canhoto 95% do tempo. O estudo foi realizado na Tasmânia entre 2012 e 2013.
Apenas os cangurus observados fazendo o mesmo movimento manual (como
preparação), pelo menos, 15 vezes foram incluídos. Os pesquisadores usaram um software especial de foto-reconhecimento para manter o controle dos cangurus. Milhares de fotos foram tiradas.
Em 38 cangurus cinzas observados, todos consistentemente usaram toda a sua pata esquerda quando da preparação, trazendo objetos à boca, inclinando-se sobre uma pata ao pastar ou ao avançar uma pata enquanto se move para a frente.
O wallaby de pescoço encarnado também mostraram uma forte preferência para a pata esquerda, com uma exceção interessante, sempre usaram sua pata direita para o trabalho de força, como puxar um galho para baixo, mas sempre trazem as folhas para a boca usando sua pata esquerda.
Os estudos sobre a lateralidade de espécies animais é um campo relativamente novo e tem abrangido rãs de salto, orcas e marsupiais de quatro patas.
Uma preferência forte e consistente tal como visto com os seres humanos, em que 90% da população têm um viés em direção a sua mão direita e 10% têm tendência para a sua esquerda, é relativamente incomum.
A descoberta marca o primeiro animal de duas pernas diferente de seres humanos ou grandes macacos - ambos os quais tendem a ser destros - que exibiu uma preferência tão forte para um lado.
Significativamente, um estudo sobre os canguru de quatro patas no Taronga Zoo e outros zoológicos alemães não encontraram nenhuma preferência pelas patas esquerda ou direita. Isso fortaleceu a ligação entre a questão postural e a lateralidade. A descoberta contribui para a compreensão da relação entre hemisférios cerebrais e controle da lateralidade dos marsupiais.
Não sei dizer com relação aos animais em geral, mas sempre foi algo que observei em norte americanos: o fato de grande parte deles ser canhoto.
ResponderExcluir