12/06/2015

Chimpanzés perdem membros nas armadilhas da floresta

Caramba, não sabia disto..... que horror!!!!!
Fonte: The Guardian
Colaboração: Helô Arruda
-----------------------------------------------

Max é um duplo amputado tendo perdido as duas pernas abaixo do joelho nas a armadilhas de arame. Ele é um chimpanzé do Parque Nacional Kibale em Uganda. Antes de fazer oito anos, Max  caiu nas armadilhas duas vezes, perdendo uma parte da perna de cada vez. 

Apesar destas deficiências, ele é um sobrevivente notável, forçado a engatinhar quando no chão, mas capaz de subir em árvores como
o melhor deles. Ainda assim, Max, agora com 15 anos, nunca vai dirigir seu bando ou levar uma vida de chimpanzé normal.

Armadilhas são "as minas terrestres da floresta," de acordo com Jessica Hartel, o diretor do Programa de Remoção de Kibale Snare. "Como as minas, armadilhas não discriminam, são virtualmente indetectáveis, e podem causar dano físico permanente irreversível em uma fração de segundos", explicou ela. "Como as minas, armadilhas são artefatos mortais implacáveis que causam dor, sofrimento e mutilação. Como as minas, armadilhas são detonadas automaticamente por meio de pressão dos animais entrando em ou através delas”

Estima-se que um terço dos chimpanzés de Uganda sofrem de ferimentos de armadilha. E os chimpanzés não são as únicas vítimas. Enquanto os caçadores geralmente armam fios de aço para apanhar antílopes no parque  eles inadvertidamente ferem e matam tudo, desde elefantes até leopardos. Na verdade, as armadilhas são um dos maiores - e menos discriminatórios - problemas para a vida selvagem nos países em desenvolvimento, mas também um dos menos divulgados.

Elas são o mais insidioso método de caça usados atualmente na África, pois a quebra das tradições de caça e a explosão das populações de caçadores,  têm contribuído para o colapso de populações de animais selvagens em muitas partes da África afetando a ecologia da floresta. Quando um caçador define uma armadilha para um antílope, o laço também serve para um leopardo ou gato dourado que também pode estar caçando o antílope.

Há 15.000 armadilhas ativas no Parque Nacional Kibale, de acordo com pesquisadores. Isso é quase vinte armadilhas para cada quilômetro quadrado. No entanto, desde 1997, um grupo de dedicados, guardas florestais especializados colocaram suas próprias vidas em risco para lutar contra essa enxurrada de armadilhas.

Kaana teve a mão presa em uma armadilha. Ela desapareceu de seu grupo por algum tempo e os ambientalistas temiam o pior. Mas alguns meses depois apareceu em outra comunidade chimpanzé a 10 km de distância; ela tinha tido um filhote!

Os chimpanzés são muito resistentes, eles sobrevivem facilmente com membros amputados e após lesões sérias . Eles rastejam ou arrastar-se no chão e nas árvores e vivem , mas isso não é fácil nem é a vida que eles devem viver.  Néctar perdeu uma mão com cinco anos e outra com oito anos. Sem poder andar ou se alimentar começou a definhar e acabou desaparecendo.

As armadilhas podem ser mortais para chimpanzés, elefantes, leopardos, e outros animais como uma arma de fogo, e elas existem em número muito maior.  Escondidas entre folhas e arbustos é uma das mais dramáticas formas de acabar com os animais selvagens. Em alguns lugares uma das maiores ameaças. Basta perguntar a Max!!

3 comentários:

  1. Até esses demonios não matar até o último animal não vão parar.

    ResponderExcluir
  2. Se existe "algo ou alguém" poderoso que possa me ouvir, então peço: "Por favor, que esse mundo lindo e perfeito não seja devastado por humanos idiotas. Separe o joio do trigo, permitindo que, aqueles que valem a pena continuem em sua evolução para o bem protegendo e preservando sempre seus animais e tudo aquilo que criaste. Dai uma chance a quem merece e coloque um fim àqueles que não merecem viver nesse paraíso que é a Terra. Se existes, ouça os bons, aqueles que te clamam por justiça. Assim seja".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço minhas as palavras de vcs. Concordo com cada linha.

      Essa raça (humana), não deu certo... tenha humildade de reconhecer e nos extermine!!

      Excluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪