03/06/2015

Carrapatos estão ajudando a acabar com os alces da Nova Inglaterra

Gente, tenho horror a carrapatos e pulgas.... sei que são bichos, mas, quando descontrolado, a coisa fica feia....... Vejam esta matéria assustadora e entendam o que acontece...
Colaboração: Helô Arruda
-----------------------------------
Quase dizimados pela caça na Nova Inglaterra em 1800, as populações de alces se recuperaram no final de 1970 graças à súbita explosão de uma nova fonte de alimentos, os pinheiros do tipo abetos (abies). Em 1990 cerca de 7.500 alces vivam no estado de  New Hampshire mas em 2013 essa população caiu para 4.500.  O estado do Maine tem um rebanho maior também em declínio. Entender as causas do aumento do número de mortes de alces tornou-se uma prioridade para os cientistas da região.


Uma razão provável é a mudança climática, dizem os biólogos, que está originando invernos mais curtos e mais quentes fazendo a festa dos carrapatos de inverno. As minúsculas criaturas que infestam
os alces alcançam números surpreendentes: Um alce pode abrigar 75 mil carrapatos, e isso está ajudando a aumentar o preocupante número de mortes de alces, especialmente entre os bezerros.

Claro que não se pode achar que existe uma única causa para isso. Embora o carrapato de inverno seja o principal culpado, os alces são altamente suscetíveis a vários tipos de parasitas, e é provável que muitos fatores estejam em jogo.

Os governos estaduais da Nova Inglaterra temem que esse desaparecimento pode prejudicar a indústria do turismo na região. A observação da vida selvagem, incluindo visualização de alce, contribuiu com quase US $ 800 milhões para a economia do Maine em 2011, o último dado disponível, um aumento de 82 por cento desde 2001, de acordo com um relatório do Dept. de Pesca e Animais Silvestres dos EUA  e do Census Bureau.

Em New Hampshire, os caçadores gastaram US $ 61 milhões, enquanto os observadores da vida selvagem gastaram US $ 281 milhões. "As pessoas vêm para o Maine para comer lagosta mas querem ver alce."



Primavera é a época do renascimento, mas para os alces da Nova Inglaterra, abril tornou-se "o mês da morte", quando os bezerros, magros e desnutridos do inverno, exaustos de alimentar milhares de carrapatos por cinco meses, são mais propensos a cair mortos.

O ciclo de vida do carrapato começa em novembro, quando as larvas sobem nas plantas, esperando, a dois metros de altura, os alces pararem para se esfregar. Os carrapatos em festa escalam os corpos quentes dos alces onde ficam alojados até início da primavera, quando saem de seu hospedeiro.

No passado, nessa época, os carrapatos morreriam ao cair sobre o resto de neve que derretia mas agora, com invernos mais curtos e quentes, eles ficam mais propensos a pousar no solo aumentando suas chances de florescer. O aumento das temperaturas na região vem sendo constante e propiciando o aumento da infestação. Há dois anos os pesquisadores marcam os alces e seus bezerros, em 2014 o surto de carrapato de inverno matou mais de metade dos bezerros marcados.

Este ano não é melhor. Até agora, todos, exceto um dos alces mortos estudado em New Hampshire e Maine foram infestados com carrapatos. Muitos também sofriam de anemia devido à perda de sangue.



A vítima mais recente é conhecida como 152, o bezerro do sexo feminino perto de East Moxie. Quando ela morreu, seu colar GPS enviou um sinal para que pesquisadores pudessem rastrear e dissecar seus restos mortais. Além de carrapatos do tamanho de framboesas a carcaça tinha aumento dos linfáticos, pulmões esponjosos, fígado manchado e onde deveriam encontrar gordura branca saudável existia um muco vermelho. Os carrapatos famintos tomaram tanto sangue que sua medula, músculos e coração buscavam proteínas no próprio corpo.... O alce estava se auto consumindo.

O alce 152 também tinha parasitas intestinais e vermes pulmonares e apesar de tudo indicar que os carrapatos são o maior problema pela baixa de imunidade provocada, alterações climáticas, disponibilidade de habitat, pobreza nutricional e colheitas não regulamentadas também podem ser indicados como causas da diminuição da população de alces. Essas alterações estão incentivando o crescimento de outras espécies na região, os cervos brancos e veados

A bandeira do estado do Maine tem o alce estampado. Na pequena cidade de Gorham, New Hampshire, o turista pode comprar sabão em forma de alce, fazer um passeio para ver alces, ou ouvir uma estação de rádio chamada 92ALCE. Mesmo assim, na primavera, pode ser um desafio encontra-lo ao vivo. De vez em quando podemos passar uma placa na estrada: "Freie para os alces, isso pode salvar sua vida." Na penumbra alguma coisa se move... Um alce fêmea adulta se move por trás das árvores, desaparecendo como um fantasma....

Um comentário:

  1. Tá certo que o carrapato tem até mais utilidade que certos seres humanos, mas: eu odeio pulgas e carrapatos! Já perdi uma amiguinha de rua, uma cadela comunitária por causa da doença do carrapato, por isso, desço Talfon Top pra todo lado, pois não quero que aquelas pragas entrem no meu quintal e nem suguem outros cães comunitários, de jeito nenhum!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪