24/06/2015

Araras-canindé visitam moradores de prédio em Caldas Novas - GO

Morador 'toma café' na companhia de araras, em Caldas Novas  (Foto: Nilvan Oliveira/Vc no G1)


Gente estes bichos são lindos demais! Que privilégio destes moradores, não?
--------------------------------





Aves pousam em frente a apartamento para se alimentar em árvore, em GO.
Biólogo diz que elas são sociáveis, mas não podem ser atraídas e capturadas.

Pelo menos duas vezes na semana, o técnico em eletrônica Nilvan Oliveira, de 56 anos, tem companhias especiais para tomar o café da manhã no apartamento em que mora, no Setor Lago das Brisas, em Caldas Novas, região sul de Goiás. Da janela do 2º andar, ele contempla algumas araras-canindé que costumam pousar em uma árvore e se alimentam de seus
frutos. Ele enviou um vídeo via VC no G1, no qual é possível ver os animais bem de perto (assista acima).

"Moro aqui há dois anos e elas sempre aparecem, já viraram minhas amigas. Já cheguei a ver um grupo de oito araras se alimentando na árvore, que fica a uns 20 metros da minha janela", conta ao G1. 

Segundo Nilvan, as aves aparecem sempre no período da manhã. Após comerem os frutos, elas vão embora. "Elas vivem na natureza e por isso fico impressionado em vê-las na área urbana. Os carros passam buzinando, mas elas não estão nem aí", afirma.

Nota da Redação: Coordenador do Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o biólogo Luiz Alfredo Baptista disse ao G1 que as araras são aves extremamente sociáveis. Por isso, elas não se importam em se aproximar dos seres humanos.

Ele reforça que, desde que o morador não esteja atraindo esses animais com comida, é uma forma muito saudável de contemplar a natureza. No entanto, o especialista alerta que não é recomendável o contato direto, pois isso pode gerar problemas de saúde às araras.

Além disso, ele lembrou que, de maneira alguma, essas aves podem ser capturadas para o convívio doméstico. Essa prática é considerada crime ambiental, com pena que vai de 3 meses a 1 ano de reclusão, além de uma multa de R$ 5 mil.

FONTE: G1

Um comentário:

  1. Espero que ninguém tente capturá-las! Haviam maritacas que sempre vinham comer coquinhos em meu quintal, mas sumiram, provavelmente foram capturadas e aprisionadas por esse povinho idiota.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪