-----------------------------------------------
A maioria dos flamingos é conhecida pelo colorido rosa brilhante.
Esse mês um flamingo em particular causou excitação entre os estudiosos por causa de sua plumagem negra.
Ele apareceu no Centro Ambiental Akritiri, no Chipre, e os especialistas acreditam que ele seja único.
Um caso semelhante foi divulgado em 2013 em Israel e, como os flamingos são migratórios, possivelmente é o mesmo pássaro.
A beleza negra acontece por conta de uma condição genética chamada melanismo que cria um excesso de pigmentação escura e torna negra a plumagem.
Para algumas criaturas o melanismo é um benefício pois ao se tornarem negros podem se camuflar na escuridão. Mas flamingos adultos não tem predadores naturais por isso nesse caso é apenas uma questão de ser diferente do resto da família.
"Um indivíduo melanístico é muito raro de se encontrar. Basicamente é o oposto do caso de um albino pois neste caso existe uma produção de melanina maior do que o normal" disse Pantelis Charilaou chefe do departamento ambiental da Base Britânica em Chipre.
Os flamingos na verdade nascem com as penas cinzentas mas com o tempo elas se tornam rosadas devido à alimentação baseada em camarões e algas. Os camarões contêm canthaxatina que age como um corante natural e colore as penas de rosa brilhante.
Fonte: Mirror Online
Magnífico !!! A Mãe Natureza sempre surpreendendo e encantando !!!
ResponderExcluirEssa é a natureza: sem preconceitos, sem cotas, sem a estupidez humana para atrapalhar.
ResponderExcluirA natureza sempre me deslumbrando - ao contrário dos "homens".
ResponderExcluir