-----------------------------------------------
Cachorros amontoados em sala do Centro de Zoonoses, que impediu entrada da reportagem |
A morte de 19.089 animais (16.822 cachorros e 2.267 gatos) no Centro de Controle de Zoonoses de Rio Preto, entre 2006 e 2014, causou comoção entre os leitores. A reportagem sobre o tema foi publicada domingo e motivou acaloradas discussões, debates sobre responsabilidades e teses que
SPapontam soluções para o problema. Até o final da tarde de ontem, 400 pessoas se manifestaram nas redes sociais do Diário. Só na página do jornal no Facebook, houve 75 mil visualizações da notícia, cujas informações foram escondidas durante três meses pela Prefeitura. A reportagem foi compartilhada por 405 internautas e curtida por 740.
Embora a quantidade de eutanásias esteja em queda, as estatísticas revelam que ainda existem dois problemas graves: há pessoas que abandonam animais na rua por motivos como doença, velhice e deficiências físicas e também faltam políticas públicas consistentes e infraestrutura, o que poderia ter evitado parte dessas mortes. A internauta Vivi Costa defende que Rio Preto promova ampla campanha para incentivar a posse responsável de animais. "Precisa ter um sistema de denúncia de maus-tratos eficiente. Nunca gostei do Zoonoses. Temos de cobrar mais ainda da Prefeitura um novo centro, que seja adequado."
Já Susana Beatriz diz que não falta verba pública para resolver a questão. "Se a Prefeitura pegasse o dinheiro que gasta para sacrificar os animais indefesos no Zoonoses e fizesse campanhas para castração de graça, acabaria essa desumanidade." Para Jean Mourão, falta consciência para quem abandona bichos de estimação. "Se as pessoas cuidassem, esse numero (de mortes) seria menor. Eu tirei três cachorros da rua. Cuido como se fossem meus filhos."
"Ninguém quer adotar, muito menos um vira-lata. Pessoas pagam absurdos por cachorros de raça. Tem gente que solta o animal e não pensa. Espero que cada um que faz isso pague, porque é um pecado muito grande. O problema é o ser humano", afirma Edilaine Guimarães. A Prefeitura de Rio Preto trata a questão como uma verdadeira caixa-preta. O Diário havia solicitado as informações havia três meses, com base na Lei de Acesso à Informação. Mesmo assim, o município recusava-se a fornecê-las. Os dados só foram repassados após intervenção do Ministério Público, que instaurou um inquérito civil público para apurar suposta improbidade administrativa pelo descumprimento da lei.
A secretária municipal de Saúde, Teresinha Pachá, declarou que a pasta começou a reorganizar o centro de zoonoses em 2009. "Só ocorrem eutanásias hoje em caso de doença, com laudo de veterinário e uso de anestesia." Ela, no entanto, não autorizou a entrada da reportagem na repartição durante a execução da reportagem na semana passada.
Teresinha afirmou que quer disparar neste mês a licitação para construir o novo Centro de Zoonoses de Rio Preto, no bairro Sete Sul. O espaço terá 745 metros quadrados. Enquanto a obra não sai do papel, pequenas melhorias foram feitas no atual centro de zoonoses. Nada, porém, capaz de resolver o problema de forma definitiva.
Fonte: Diário da Região
Os maiores culpados são os que abandonam,todos nós sabemos que cczs não são nenhum hotel paras os animais,eles matam mesmo.
ResponderExcluirÑ confio na Zoonozes sempre achei que eles só levam para sacrificar.Nunca aconcelho levarem ou chamarem o pessoal da Zoonozes.Melhor seria a Prefeitura ter um local com vet e castração e após as doações desses cães.Vejam a vasilha de agua virada devem estar sem ração,o chão sujo....onde estão os funcionarios que são pagos para isso?Prefeituras....façam locais sem luxo mas com o necessario para os animais.....eutanasia ñ é o caminho.Estamos todos aguardando e observando o que fazem com os cães......dinheiro entra.......eles comem como nós bebem agua e precisam de alguns cuidados tambem como nós as vezes precisamos.....são filhos do mesmo Deus que nos criou à todos........o tempo é agora,amanhã pode ser tarde....♥
ResponderExcluirNão há políticas públicas consistentes e infraestrutura porque falta vergonha na cara destes corruptos safados. Além do mais, se a população ficar de braços cruzados, nada de bom acontece.
ResponderExcluirSÓ SE PODE CONSCIENTIZAR QUEM TEM CONSCIÊNCIA !!! Qdo. começam a falar em "educação", "conscientizar", etc. já vejo que nada vai sair dali. É muita falação e pouca ação. Como tem gente ingênua neste mundo!!! Ou não quer mesmo fazer nada. Querem ficar só existindo, sem botar a mão na massa. E prefeitos e vereadores são os piores políticos do país!!!
ResponderExcluir