Vocês acreditam que aqui onde moro tem muito destas ararinhas e, um dia, passando na minha rua, enquanto eu olhava deslumbrada a revoada de uns 50 exemplares, um camarada falou assim: preciso arranjar um jeito de botar veneno para acabar com esta "merda" destes bichos....
Fiquei tão louca (o cara era meio velho) que comecei a chutar chutar e dar bolsadas no mequetrefe..... Ele ficou tão assustado que saiu correndo do meu ataque de fúria..... Afinal, encontrar um "serumano" e não fazer nada seria imperdoável p´ra mim..... Mandei ele envenenar a mãe desgraçada que botou ele no mundo.....
Olha um casal desta turminha na árvore aqui em casa... ah, detalhe, não sei bem que espécie é que aparece por aqui.... todo dia fazem revoadas enormes.... tenho filmadas algumas....
----------------------------------------------
Instituto ambiental investiga se houve envenenamento, vírus ou praga.
G1 avistou animais mortos na Avenida Efigênio Sales, em Manaus.
A Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (DEMA) iniciou, nesta sexta-feira (28), às investigações para apurar a morte de cerca de 200 pássaros da espécie brotogeres versicolurus, encontrados, nesta quinta-feira (27), na Avenida Efigênio Sales, situada na Zona Centro-Sul de Manaus. O caso também é investigado pelo
Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), que analisa se houve envenenamento, vírus ou praga.
De acordo com a assessoria da Polícia Civil, a delegada Izolda Couto, que acompanhará o caso, solicitará imagens de circuitos de segurança de estabelecimentos próximos, além do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) para identificar se houve ação humana no caso. Testemunhas também devem ser chamadas para prestarem depoimento.
Os periquitos foram encontrados mortos, na manhã desta quinta-feira (27), na Avenida Efigênio Sales. Por volta das 10h30 de quinta, o G1 encontrou os animais caídos na pista, no sentido bairro/centro, e no meio-fio da avenida.
Uma testemunha, que não quis ser identificada, relatou ter visto, na noite da quarta-feira (26), um homem mexendo em árvores e no chão próximo ao local onde os animais estavam. Ela afirmou acreditar que ocorreu envenenamento.
O Ipaam informou que investiga a causa da morte dos pássaros. Técnicos da Gerência de Fauna recolheram 40 aves mortas para a realização de testes toxicológicos que devem apontar se houve envenenamento, vírus ou praga. A assessoria do Instituto informou ainda que um dos pássaros chegou a ser coletado ainda vivo. O animal também passaria por exames, no entanto, ele morreu poucas horas depois.
Telas de proteção
Os animais mortos foram encontrados nas proximidades do Condomínio Residencial Ephygênio Salles, onde, em janeiro de 2012, telas de proteções foram instaladas nas copas de palmeiras para evitar a morte das plantas.
Na época, o chefe da fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Wellington Alzier, havia informado que a tela de proteção impedia que aves, que todos os dias pousam no local, destruíssem as copas das palmeiras.
A ação causou polêmica entre representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) de proteção dos animais. Na ocasião, a Semmas informou ainda que, após um mês, seria realizada a retirada das telas para verificar se as aves retornariam ao local ou se já estariam utilizando outras áreas como dormitório. Após dois anos, as telas permanecem nas palmeiras.
FONTE: G1
---------------------------------------------------------------------------------
Protesto pede justiça após morte de centenas de pássaros em avenida de Manaus
A mobilização começou nas redes sociais e conseguiu reunir centenas de pessoas
Manaus - Uma manifestação reuniu centenas de pessoas na Avenida Efigênio Salles, onde foram encontrados mais de 200 pássaros mortos na última quinta-feira (27). Os manifestantes levaram cartazes e pediram por justiça, para que o caso seja esclarecido.
De acordo com a organizadora do evento, a professora de idiomas Talita Carvalho, de 29 anos, a mobilização começou na noite desta sexta-feira (28), através das redes sociais, onde mais de 2 mil pessoas confirmaram a participação no protesto.
Talita afirmou que participa de várias ONGs de proteção animal e que é necessário que as investigações sobre a morte dos pássaros seja feita com seriedade e que a Justiça cumpra o seu papel.
“Há 3 anos já fizemos uma manifestação devido às telas que colocaram nas palmeiras, onde os pássaros costumam ficar no início da noite, mas não houve resposta alguma. Esse caso foi grave e não pode ficar esquecido”, afirmou ela.
A bióloga Raimunda Ferreira, de 40 anos, disse que o local onde as aves costumam ficar é originalmente uma Área de Proteção. “O caso repercutiu de forma muito rápida. É revoltante. Depois que soubemos, queremos uma punição. Poderíamos estar em casa, mas isso não pode passar em branco”, afirmou a bióloga que veio em um grupo de 10 pessoas.
O presidente da União de Política Animal (UPA), Diego Alencar, também esteve no protesto. Segundo ele, cuidar da fauna é responsabilidade de todos. “Nenhuma autoridade ainda se manifestou sobre o ocorrido. Essa situação precisa servir de exemplo para que as coisas mudem. Algumas vezes até acham um culpado, mas não há uma lei severa para punir. Todas as respostas que foram dadas por conta da morte dos pássaros são vagas”, desabafou.
Investigações
A causa da morte dos pássaros ainda não tem previsão para ser divulgada. Segundo o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), o órgão viabiliza o laboratório que fará os testes toxicológicos para descobrir se foi um caso de envenenamento.
O instituto recolheu para o procedimento, 40 aves mortas da espécie de periquitos brotogeres versicolurus e, segundo os técnicos da gerência de fauna do Ipaam, cerca de duzentas aves morreram no local. Entre as suspeitas levantadas pelo órgão está a ocorrência de envenenamento, vírus ou praga e todas serão avaliadas.
FONTE: D24am
Isso para mim é novidade: pássaros destroem árvores??? Onde moro existem muitas árvore, de várias espécies e eles jamais destruíram qualquer delas.
ResponderExcluirTambém recebo muitos deste visitantes aqui em casa.
ResponderExcluir