23/12/2014

Friboi é investigada por transportar animais da Bahia para abate em Goiás

Esta empresa dá um monte de furos e nada pega para ela..... por que será? este país está uma podridão só......
----------------------------------------
Os bovinos teriam sido transferidos para o frigorífico em Goiânia, para serem abatidos e levados para a Europa

A Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura investiga suspeita contra o frigorífico JBS, detentor da marca Friboi,  de suposta movimentação de bois entre estados sem cumprir exigências de certificação da União Europeia referentes à exportação de gado livre da febre aftosa.

Os bovinos teriam sido transferidos para o frigorífico da  Friboi em Goiânia, que está habilitado a fazer o abate de animais para ser levados para a Europa desde que eles tenham
comprovadamente origem em zonas aprovadas pelo bloco como livres da aftosa ou, quando vindos de outras áreas, passem por um período de confinamento de 90 dias para afastar o risco da doença.

Se for comprovada alguma irregularidade na operação, o Brasil pode sofrer sanções na exportação de carne bovina. O JBS foi acionado pela unidade fitossanitária do ministério instalada em Goiás, após a constatação de que 1.011 cabeças de gado foram compradas na Bahia e levadas para a Fazenda Eldorado, no interior do Goiás, sem a notificação obrigatória do transporte.

O acordo de exportação firmado com o bloco europeu, em 2005, prevê que bovinos de estados como a Bahia, que não é reconhecida como livre da aftosa, precisam passar por uma “noventena”. A fazenda de Goiás, estado certificado pela UE como livre da doença, serve de entreposto para o confinamento mínimo de 90 dias antes do abate. 

A Eldorado fica em Iaciara, cidade a cerca de 500 quilômetros de Goiânia, e pertence à J&F Floresta Agropecuária Ltda - subsidiária da holding controladora do JBS. A SDA investiga se a fazenda descumpriu a noventena enviando os bois para abate na capital goiana antes do prazo previsto no acordo. 

Tanto a fazenda e o JBS reconhecem que os animais foram transferidos da Bahia para Goiás sem a apresentação de Guias de Trânsito de Animal (GTAs) - o documento que registra a movimentação dos bovinos. O JBS afirmou, em nota, que “adquiriu e abateu um lote de 4.324 cabeças de gado da Fazenda Eldorado, mas esses animais vieram de fazendas habilitadas e não precisavam cumprir a ‘noventena’”.

Segundo a empresa, o cumprimento das regras sanitárias é atribuição da Eldorado. Anteontem, vistoria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Ministério Público do Trabalho (MPT) em Passo Fundo, na Região Norte do Rio Grande do Sul, interditou  três máquinas embaladoras de peitos de frangos na sala de cortes, três máquinas de limpeza de moela no setor de inspeção federal, quatro máquinas digestoras de penas na fábrica de farinha.

Também foram paralisados o setor de montagem de caixas de papelão e uma serra de carcaça por constatação de situação de grave e iminente risco à saúde e à integridade física dos trabalhadores.

FONTE: Correio24h

4 comentários:

  1. FRIBOI, a maior indústria da morte de inocentes animais! E a culpa disso tudo é você, carnívoro/carnívora, que compra, pois essa barbárie só terminará se você tomar consciência de sua cumplicidade em relação a dor, sofrimento e morte dos animais, seres também sencientes e comprovadamente conscientes assim como nós animais humanos! Portanto, comer carne é assassinato, e assassinato é crime: comer carne é canibalismo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de escrever meu comentário, li o seu e não precisei, você já disse tudo, colega.

      Excluir
  2. Por que será, não é? Ora, ora,ora, mas se não existe um dedo, ou melhor, a mão inteira do filhinha mau caráter, do também mau caráter pai, Luiz Inácio da Silva? A Friboi deve aos cofres públicos muito mais do que vale. Como, então, ainda está ai?

    ResponderExcluir
  3. Vai ver é por isso que queriam mudar os selos de autorização a semana passada. Queriam que só o governo Federal fizesse a fiscalização, porque o Estadual e o Municipal são mais rigorosos. Com isso prejudicariam os pequenos frigoríficos e tb tentaram mudar a parte relativa a tv rural, assim não precisariam pagar R$400.000,00 mensais para a tv.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪