29/12/2014

Formigas ajudam a reduzir pragas urbanas ao comer quilos de lixo nas ruas

Por isso que só mato formiga acidentalmente..... se depender de mim, elas sempre seriam reconhecidas por sua função no ecossistema.... eu adoro os bichos que moram na minha casa independente da minha vontade..... hehehehe.... em especial, as lagartixas..... meu bicho preferido.....
---------------------------------------
Além de ter um papel fundamental nos ecossistemas, as formigas são uma espécie de heróis invisíveis, responsáveis por reduzir pragas urbanas ao comer o lixo que deixamos pelas ruas.

Investigadores americanos decidiram medir o tamanho da ajuda de alguns artrópodes, filo de animais invertebrados que têm patas articuladas, como aranhas, formigas e centopeias.

A estratégia foi engenhosa. Os cientistas disponibilizaram comida em canteiros centrais e em parques de Nova Iorque de duas maneiras: com e sem
grades à volta. Animais maiores, como ratos, não eram capazes de entrar.

Conclusão: artrópodes conseguem contribuir tanto quanto ou até mais que os roedores e outros animais maiores para a eliminação dos restos de comida.

O prémio de artrópode do ano vai para a formiga do género Tetramorium. Com a ajuda destas, a equipa dos artrópodes consegue ter um desempenho bem melhor, consumindo 35% mais restos de comida.

O desempenho chega a impressionar a médio prazo. Os artrópodes, capitaneados pelas formigas, conseguem remover 65 kg de restos de comida por ano e por quilómetro.

Um comentário:

  1. Pequeninas importantes e trabalhadeiras merecem todo nosso respeito e cuidado para não pisar nelas, se der tempo.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪