30/08/2014

Técnicos irão à Espanha trocar experiências sobre transporte de animais

Tenho minhas dúvidas..... andei pesquisando transporte de animais na Espanha e não vi nada que colocasse este país como modelo a ser seguido. P´ra mim aí tem treta, gente..... Qem tiver um tempinho p´ra cair dentro e ir fundo, me avisa.... Trabalho conjunto é mais rápido.
______________________________

Intercâmbio servirá de exemplo para que um sistema de controle de cargas vivas seja implantado no Brasil

No dia 31 de agosto, representantes do Grupo de Trabalho de Transporte de Cargas Vivas do Ministério da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) irão à Espanha para trocar experiências sobre o controle de transporte de cargas vivas, com foco no bem-estar animal. 

O grupo de trabalho vai visitar diversas cidades espanholas para verificar como são feitos o controle de transporte de animais nas feiras agropecuárias, o protocolo de ação dos veterinários oficias em conjunto com a polícia rodoviária local, a verificação dos veículos – condições de transporte e manutenção - e dos motoristas responsáveis por esse tipo de serviço. Além disso, também será analisado como são os pontos de controle. 

Segundo o Ministério da Agricultura, a experiência internacional servirá de exemplo para que um sistema para controle de cargas vivas seja implantado no Brasil.

Atualmente, não existem regulamentações sobre o assunto, mas já há uma proposta para ser encaminhada para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Conforme a proposta da legislação, os motoristas responsáveis por esse tipo de transporte passarão por capacitação com tempo hábil à adequação das normas.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Caio Rocha, a regulamentação é de extrema importância para que os animais não sofram durante as viagens.

“As novas regras vão evitar a superlotação dos veículos, abates de emergência, acidentes no percurso envolvendo veículos de cargas vivas, entre outros fatores, contribuindo para o bem-estar dos animais”, disse Rocha.

FONTE: Brasil-Gov

3 comentários:

  1. Caso o desgoverno deste infeliz País tivesse, realmente, a intenção de melhorar o bem estar de animais de transporte não seria necessária essa viagem, mas apenas bom senso - coisa que, sejamos francos, esse desgoverno jamais teve. A "pesquisa" deve ter, em verdade, caráter turístico, pois o que esses boçais melhor sabem fazer é dilapidar nosso patrimônio em viagens, hospedagens e desvios para paraísos fiscais. L.I.X.O!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o que a Marcia escreveu. Eu varias vezes tentei alertar sobre como os aniamis sao transportados ate o frigorifico. Aqui em Santa Catarina os bois sao evados de Sao Miguel do Oeste ate Rio do Sul, Pouso Redondo e Sao Joao do Itaperiu, este ultimo o proprio frigorifico tem os caminhoes que sao fechados com zinco ou aluminio por todos os lados e so é aberto em cima. Entao os bois ficam com as cabeças levantadas para pegar ar. Imaginem andar por 500Km desta maneira. Os frigorificos tem perda de cerca de 500g por animal por causa dos hematomas que surgem no transprte. Alguns falam em R$154,00 por animal. Vou tirar dotos destes caminhoes boiadeiros e vou enviar a voces. E a Espanha se preocupar com bem estar animal? Nao é la que sao feitas as touradas com touros da raça miura? Tecnicos+§

    ResponderExcluir
  3. Os animais poderiam ser transportados em barcos por rios ou pelo mar, sairia mais barato.
    É claro que aí, tem treta!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪