07/08/2014

Seis motivos para oferecer um lar temporário para um cão ou gato

Bacaninha a matéria:
---------------------------
Quer ajudar animais abandonados sem precisar adotar ou ser voluntário em uma organização não governamental? Abra sua casa e ofereça um lar temporário para ajudar protetores e ONGs a salvar vidas.

Salve
Abrigar um animal pode não fazer diferença na imensa massa de cães e gatos necessitando de ajuda, mas faz toda a diferença naquela vida que você está ajudando a salvar. E só isto já deveria bastar. Oferecer um lar temporário permite que protetores e organizações não governamentais
ajudem a milhões de animais todos os anos no mundo, pois libera vaga em abrigos e casas de protetores, sempre superlotados. Assim, eles podem recolher outros bichos de situações de maus-tratos ou abandono, pois terão onde abrigá-los. A parte mais cara de ajudar a um peludo costuma ser o pagamento de hospedagens. E quando o peludo que você abrigou for adotado, você estará pronto para ajudar novamente, salvando mais vidas.

Experimentar
Tem gente que não pode ou não quer se comprometer com responsabilidades em longo prazo, algo que a adoção exige, já que teremos mais de uma década de convívio com o cão ou gato adotado. Ao oferecer um lar temporário, você ficará com o animal sob seus cuidados por um período de tempo apenas, até que seja adotado. A solução também é ótima para pessoas idosas, que têm medo de falecer e deixar seus bichinhos desamparados, pois todo animal em lar temporário é responsabilidade de um protetor ou ONG.

Conhecimento
Pense na experiência de oferecer um lar temporário como um curso intensivo sobre cães ou gatos. Ao ajudar oferecendo sua casa e cuidados, você conviverá com vários deles ao longo do tempo, verá como se comportam, notará suas diferenças de comportamento e aprenderá muito com eles, o que será útil para você ajudar a outras pessoas com os conhecimentos adquiridos e, mais ainda, para ajudar a você mesmo, se um dia decidir adotar um pet. Para quem tem filhos, é uma ótima pedida para ver se eles realmente ajudam nos cuidados com o peludo.

É grátis
Um protetor ou uma ONG realmente sérios e responsáveis cuidarão de todas as despesas do animal que você hospedará, a menos que você tenha condições financeiras e peça para ajudar, claro. Mas é responsabilidade deles fornecer tudo do que o peludo necessita, sejam comedouros, coleira, cama, casinha, vacinas, ração, medicamentos, ou o que mais ele puder precisar enquanto estiver hospedado no lar temporário. Assim, é uma ótima maneira de você se beneficiar do convívio com um bichinho, se não tem como sustentá-lo.

Filhotes
Você adora conviver com filhotinhos? Oferecer um lar temporário é uma ótima oportunidade de conviver com eles! Conforme forem sendo adotados, você simplesmente pode escolher ajudar a novos bebês. Se você tem crianças em casa, pode mostrar a elas como é cuidar de bebês e ensinar sobre a importância da castração para a saúde de cães e gatos e para minimizar o sofrimento do abandono das ninhadas indesejadas.

Reabilite
Alguns animais estão tão traumatizados que precisam conviver com humanos em um ambiente familiar equilibrado antes de serem adotados, pois não se deixam tocar, podem não conseguir interagir ou até mesmo demonstrar agressividade. Se você os reabilitar e ajudar a confiar novamente nas pessoas, suas chances de adoção aumentarão. Nem todo mundo consegue ajudar assim, mas ainda assim deseja adotar. Você pode ser o elo entre o peludo sofrido e o novo lar.

FONTE: ND

3 comentários:

  1. É tão difícil encontrar alguém com essa disposição! Gente que tem quintal espaçoso, mas não quer saber de colaborar de jeito nenhum. Mas, o que dizer? A casa é dela, é um direito que esta tem de não querer ajudar e ponto final. Alguns ainda cedem em troca de pagamento mensal, mas encontrar gente que faça por simples amor é difícil.

    ResponderExcluir
  2. É uma experiencia maravilhosa! Recomendo.

    ResponderExcluir
  3. Há anos publiquei uma matéria no nosso antigo blog, fazendo campanha de lares temporários para gatinhos. O retorno infelizmente foi baixíssimo, quase zero... Em 2012 republiquei a matéria em nossa página Pro-Cats no facebook, e apesar de alguns contatos, nada se concretizou. O principal motivo: o apego e o improvável desejo de doar o animal. Alguns animais ficam um bom tempo no lar temporário, principalmente os adultos. Filhotes são doados com mais facilidade e mais rapidez, a procura é muito maior. Mas os adultos tem pouca (quase nenhuma) procura. E dependendo da cor (se forem pretos, por exemplo), a chance de adoção é ainda menor... Mas adultos e mamães estão aí, pelas ruas, precisam e tb merecem ser socorridos, como os filhotes! São muitos pontos a serem analisados por aqueles que optam por oferecer lar temporário. É preciso ter consciência das limitações, é preciso ouvir a voz do coração E da razão. E ter em mente que não conseguimos salvar todos...
    O link da matéria publicada no facebook:
    https://www.facebook.com/notes/pro-cats/voc%C3%AA-pode-miaujudar-lar-tempor%C3%A1rio-o-que-vc-deve-ter-em-mente-para-ajudar-a-salv/511562198861202

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪