06/05/2014

O animal mais mortífero do planeta? Mosquitos

Será que desenhando assim a espécie humana se toca no quanto é frágil perante a natureza? Mosquitinho poderoso..... Agora, nunca deixando de reparar que o Homem e o segundo maior transmissor de doenças. Aliás, tenho dados da OMS que diz que a espécia humana é disparada a maior transmissora de doenças infecto-contagiosas....

Imagem: Fundação Gates
Quando pensamos em animais capazes de ameaçar os seres humanos, a primeira imagem a surgir na cabeça são animais selvagens, certo? Lobos, ursos, tigres e outros animais de grande porte. Bill Gates, fundador da
Microsoft, e agora presidente da Fundação Gates (entidade destinada à filantropia e ao financiamento de pesquisas científicas) resolveu pesquisar o assunto e escreveu um post sobre o tema.

"Desde que assisti o filme Tubarão, em 1979, fiquei pensando sobre qual seria o animal mais perigoso para os humanos. Cobras? Tubarões? Humanos? Claro que precisamos definir o que entendemos por perigoso. Mas se o critério é mortes de humanos, a resposta não é nenhuma das citadas acima. Os vencedores são os mosquitos", escreveu Gates em seu blog pessoal.

Tubarões e lobos matam 10 pessoas por ano. Leões e elefantes, mais 100 cada. Já os simpáticos hipopótamos, matam 500 e os crocodilos matam mil pessoas por ano. A coisa fica mais séria quando falamos de parasitas: tênias matam 2 mil pessoas, lombrigas, 2500, esquistossomos outros 2500 e a doença de Chagas mais 10 mil pessoas. 10 mil pessoas também são mortas pela mosca do sono (tsé-tsé) e 25 mil pessoas morrem de raiva, transmitida pelos cães.

Por fim, o pódio dos animais mais perigosos, segundo o levantamento feito por Bill Gates, usando dados da Organização Mundial de Saúde. Cobras matam 50 mil pessoas todo ano no mundo. Humanos matam 475 mil pessoas (um dado vergonhoso, né?). E o campeão em matar humanos são os mosquitos: 725 mil pessoas - mais de 60% das mortes humanas causadas por outros animais.

Por quê isso acontece? Apesar do nome não ser muito atraente (é o diminutivo espanhol para mosca), eles carregam doenças mortais. Só a malária mata 600 mil pessoas todos os anos. Outras 200 milhões de pessoas ficam inativas todo ano por alguns dias por causa da malária. Mosquitos ameaçam metade da população mundial e causam perdas de bilhões de dólares anualmente, ressalta Gates.

Existem 2500 espécies diferentes de mosquito no planeta. Em determinadas épocas do ano, a população mundial de mosquitos só é menor do que o número de cupins e formigas. Em zonas de ocorrência de malária, populações inteiras migram para longe da costa, mais favorável aos mosquitos. Tubarões têm uma semana dedicada a eles na TV. Mosquitos matam 50 MIL vezes mais gente e não recebem tanta atenção. É hora de mudar isso, né?

FONTE: Yahoo

2 comentários:

  1. Pensei que fosse o ser humano.

    ResponderExcluir
  2. O HOMEM é o para mim o MONSTRO, raça DESUMANA, Bicho papão, DESTRUIDOR e TERROR da vida de todas as Criaturas, Oceanos & Natureza... Mata por PRAZER, TORTURA e se acha o DEUS absoluto! O planeta está SUCUMBINDO! Belo Monte, Pre-Sal e tantos outros absurdos! Por isso VOTAMOS certo, pelos animais!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪