Vocês lembram daquele camarada que é vereador de Salvador e que costuma roubar os projetos e nomes registrados de ONG´s? Lembra AQUI. Pois é, ele tem a cara de pau de dizer que a criação do Castramóvel é coisa dele. Na verdade, todos sabem disto, o projeto foi de outra vereadora, a Ana Rita, que de tão enojada do comportamento deste seu coleguinha na Câmara, mudou de partido. O partido é o PV que dá guarida a um elemento que responde na justiça a várias denuncias de protetores de Salvador. É muito nojento isto, gente!!!! pior que tem gente que entra na conversa dele....
Começa a funcionar nesta segunda-feira (24), no bairro do Nordeste de Amaralina, em Salvador, o serviço de castração móvel para animais de rua, o Castramóvel. Implantado pela Prefeitura, o ônibus é adaptado para fazer cirurgias de esterilização de cães e gatos, com o objetivo de fazer o controle
populacional desses animais e, consequentemente, combater o abandono, os maus-tratos e as zoonoses.
Nos últimos dois meses, os moradores do bairro se cadastraram no posto de saúde local para castrar seus animais. Nesta segunda e terça-feira, será feito um trabalho de triagem, com avaliação clínica e pesagem. Os animais que estiverem em condições adequadas de saúde serão esterilizados na quarta e quinta-feira. Na sexta, a mesma equipe continua fazendo as castrações no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), localizado no bairro do Trobogy.
Cerca de 200 animais já foram cadastrados no bairro para o início de operação do equipamento. A expectativa é realizar de 20 a 30 cirurgias de esterilização de cães e gatos por dia. Um trailer acompanha o ônibus e serve como abrigo para que os animais recém-operados se recuperem dos efeitos da anestesia.
Autora do projeto que indicou à Prefeitura a implantação do Castramóvel, a vereadora Ana Rita Tavares (PROS) diz que outro Castramóvel já está em licitação, pois apenas um equipamento não será suficiente.
— Foi uma luta muito grande para concretizar o primeiro ônibus. Ele estava abandonado na garagem da Prefeitura até que indiquei a reforma. Mas precisamos de outro para ter um efeito considerável no controle populacional.
Castrar é um ato de amor e proteção, pois tem efeito direto no combate ao abandono, à violência e na prevenção de doenças.
O Castramóvel deve permanecer no Nordeste de Amaralina por cerca de trinta dias. Depois, segue para outro bairro a ser escolhido e divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Os critérios de escolha envolvem a estrutura mínima de água e energia do distrito sanitário e o histórico de muitos animais abandonados e se reproduzindo nas ruas.
Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde tem capacidade para realizar 770 castrações mensais de cães e gatos, sendo 290 numa clínica conveniada e 480 no Centro de Controle de Zoonoses.
Fonte: R7
Fonte: R7
Temos que lutar , através das redes sociais e abaixos assinados, para implantar esse sistema em todas as cidades , só assim conseguiremos reduzir muito a reprodução de animais, e cuidar melhor dos que já existem. Com a reprodução desenfreada de animais, não há ong que consiga dar conta. Devemos conscientizar os donos para não deixarem seus animais reproduzirem e os castrarem, mesmo os de raça, pois cada um de raça comprado ou adotado, tira a vez de um abandonado ou nascido nas ruas de ganhar um lar !
ResponderExcluirPor favor manda para o bairro do conjunto piraja 1, pois tem muitos bichanos precisando aqui. Obrigado
ResponderExcluir