17/01/2014

Produção de carne está a devastar ambiente

Gente, a matéria está escrita com o português de Portugal, ok? É mais um alerta sobre a devastação praticada pelo tal "serumano" no planeta em que vivemos.... ô nojo!!!!!!
__________________

São necessários 15.500 litros de água para produzir um quilo de carne bovina. Com a mesma quantidade é possível produzir 12 kg de trigo ou 118 kg de cenouras

Foto Ilustrativa - Google
A produção intensiva de carne tem um impacto devastador sobre o meio ambiente, alertou esta quinta-feira uma organização ambientalista, em Bruxelas, ao apresentar o seu atlas sobre o consumo de carne no mundo. 

«A produção intensiva de carne não significa apenas fazer sofrer os animais. Destrói o ambiente e consome uma grande quantidade de matérias-primas que importamos do sul para alimentar os animais», denunciou em comunicado Barbara Unmussig, presidente da Fundação
Heinrich Boll, uma organização não-governamental (ONG) próxima dos Verdes alemães, associada à publicação deste atlas.

De acordo com a Friends of The Earth (Amigos da Terra), são necessários 15.500 litros de água para produzir um quilo de carne bovina. Com a mesma quantidade de água, é possível produzir 12 quilos de trigo ou 118 quilos de cenouras. 

«De cada vez que nós comemos, fazemos uma escolha política com um impacto sobre a vida das pessoas no mundo, sobre o ambiente, sobre a biodiversidade e sobre o clima», sublinhou Adrian Bebb, responsável da ONG, numa conferência de imprensa em Bruxelas. 

O consumo de carne, já demasiado elevada, na opinião da Friends of The Earth, não para de crescer nos países com economias emergentes, como é o caso da China. 

Atualmente, mais de 40% da produção anual de trigo, centeio, aveia e milho é usada para alimentação animal. Um terço dos 14 milhões de hectares de terras cultivadas do mundo é usado para alimentar o gado.

A produção, cada vez mais gigantesca, de carne beneficia principalmente grandes empresas de alimentos, como a brasileira JBS ou as norte-americanas TysonFoods e Cargill, em detrimento dos pequenos agricultores, que estão a desaparecer, segundo a associação ambientalista.

No seu atlas, a organização aponta também o uso de antibióticos e hormonas em animais destinados à alimentação humana, a utilização de organismos geneticamente modificados (OGM) para alimentar os animais ou a perda de biodiversidade, enquanto aumentam espécies estandardizadas e mais lucrativas.

Para a Friends of The Earth, as soluções existem: além de uma mudança nos hábitos alimentares, a associação apela à Comissão Europeia para que seja ambiciosa na sua comunicação sobre alimentação sustentável, prevista para a primavera.

FONTE: TVi24 Pt

5 comentários:

  1. Por isso graças a Deus há quase 5 anos ja mudei meu péssimo habito alimentar e parei de comer qualquer tipo de cadáver... Curioso, outro dia vi uma matéria sobre a China dizendo que havia aumentado o numero de vegetarianos naquele país, não entendo mais nada agora :/

    Simone

    ResponderExcluir
  2. Isso é verdade e já tem muito tempo que todos sabe, só não ligam.
    Claudete

    ResponderExcluir
  3. Essa informação deveria ser divulgada na TV, nas escolas, no jornal do metro... Ao invés disso, as notícias são sobre novela, futebol, sexo, comercial da Friboi...

    ResponderExcluir
  4. To fora desse ritual macabro, Ja deixei de comer carne ha muitoooooooooooooooooooooooo tempo

    ResponderExcluir
  5. Enquanto tivermos políticas públicas que fomentam essa atividade e paralelamente efetuam políticas para aumentar o consumo e etc... isso só vai agravar....

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪