12/12/2013

'Matança do porco é um ato brutal e culturalmente inaceitável', diz dirigente da Plataforma Viver

Portugal, é país de primeiro mundo... seu povo deveria estar anos de civilidade..... mas, não, fazem estas barbáries todas em dia de santo ou em homenagem a Virgem Maria..... que horror!!!! se os santos e a virgem fossem querer esta desgraça..... Tenho muita esperança que o Papa Francisco possa dar uma mexida neste tema... De coração, desejo muita força para nossos companheiros que tanto lutam contra estas malditas "tradições".... Estamos juntos!!!
__________________________

A «matança» do porco que ocorre na Madeira a partir de 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, é «um ato brutal culturalmente inaceitável» diz a Plataforma Viver - Cidadãos pelo Tratamento Ético dos Animais da Madeira e Porto Santo (PV).

«A Plataforma Viver não aceita que um animal tão inteligente e sensitivo como é o porco seja abatido de uma forma tão brutal, a sangue frio e em público», declara à agência Lusa o dirigente da PV, Miguel Santos.

Tido como um dos primeiros momentos do Natal madeirense, a «função» do porco, a «matação» ou «matança» começa quando o animal é, pela alvorada, compulsivamente retirado do «chiqueiro» e arrastado, por entre os seus estridentes grunhidos de pânico, para o local onde o «marchante», desferindo um frio golpe na jugular do suíno com a «faca da matança», retira a vida a um dos animais domesticados mais inteligentes perante a euforia de um público muitas vezes já «encharcado» de álcool.

10 comentários:

  1. Eu não consigo entender essas mentes
    Simone

    ResponderExcluir
  2. Se fosse só lá ,mas é no mundo todo malditas tradições,dias de santos ,blá,blá,blá, tudo é desculpar pra assassinar animais ,imaginem essa época quantos animais estão sofrendo ,natal ,ano novo,nossa não quero nem imaginar.

    ResponderExcluir
  3. Anos atrás, qualquer brasileiro que pisasse na Espanha, Portugal e outros países da Europa, era barrado, humilhado, rejeitado e escorraçado, afinal eles se consideram países de primeiro mundo e o euro estava valendo. Hoje, estão em crise e fogem com o rabo entre as pernas para o Brasil, e mesmo usufruindo de nossa terra, ainda se comportam de forma arrogante. O motivo: a falta de vergonha na cara do povo brasileiro que os trata como se fossem superiores a alguém ou alguma coisa. Uma gente que não se importa com a vida de um pobre animal inocente, não merece minha compaixão e nem meu apoio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victória penso como você... o brasileiro é desinformado e idiota, alguns só porque tem "algumas moedas a mais" ... "vou para Paris... para Londres... e etc, fui para a Europa... respirar um pouco de civilidade" e tratam esses europeus e o estrangeiro em geral, como se fossem ídolos..!!! Acredito que não sabem que ainda existem touradas na França e Portugal ... caças das mais diversas na Inglaterra... Bom a Espanha é um caso a parte... ESSES EUROPEUS NÃO SÃO CIVILIZADOS !!! VIVEM NA IDADE DA PEDRA... SÃO SELVAGENS... SÃO EMBRUTECIDOS... SÃO PSICOPATAS SÁDICOS QUE CHEGAM AO ORGASMO COM O SOFRIMENTO DOS ANIMAIS.... Para mim esse povo não é nada... são doentes... muito longe de serem civilizados, com a exceção dos protetores ativistas que lutam para mudar essa realidade. Evelina.

      Excluir
    2. Pois eu moro no Distrito Federal, numa região rural perto de Brasília, e com frequência ouço os meus vizinhos matarem os porcos que engordam em chiqueiros pequenos e muito sujos. A matança é de causar vômitos, porque os animais são abatidos com uma sucessão de golpes (mal dados) de paus, na cabeça e, ainda vivos, são esguelados da mesma forma que o fazem em Portugal, para que o sangue, ao escorrer com o animal ainda vivo, não venha a manchar a carne do bicho. A gritaria é de arrepiar, e a morte não é rápida, demora um tempo infinito, para quem não concorda com estes métodos, ou sequer concorda com o abate dos bichos para a alimentação humana. E isto é cultural, no meio rural brasileiro...
      Gy - Brasília, DF

      Excluir
  4. eu ainda consigo ficar pasma com esses loucos , como uma pessoa em sã consciência consegue agir assim com a maior naturalidade???
    meu Deus pobres bichos !!!

    ResponderExcluir
  5. Triste... triste... tudo é muito triste... só matança...matança...sofrimento... e mais sofrimento, onde esta a humanidade dos humanos ? Olha o sofrimento dos animais exportados vivos... denúncias e mais denúncias do quão é cruel o transporte até o embarque.... aí o desembarque... mais o transporte até o "destino" e a forma da matança... que depende do destino, país para onde foram exportados... dos "costumes" de cada país.... da total falta de legislação de bem estar animal, na maioria destes, como por ex. o matadouro municiopal de Beirute... a forma, o ritual em Gaza... imagine o gado transportado desde o interior de Belém...até chegar ... em Beirute... Qatar... Gaza... e etc ? Algum pecuarista ou político filho da puta pensa neste sofrimento ? QUE ÓDIO ! QUE NOJO DESTA CORJA MALDITA !
    Se não bastasse tudo isso essa desgraceira de igreja fica inventando de tudo para assassinar cruelmente seres inocentes e indefesos... MALDITOS SEJAM TODOS ! E TODOS QUE FINANCIAM A EXPLORAÇÃO DE ANIMAIS !

    ResponderExcluir
  6. GENTE INSENSÍVEL!
    Pelo menos dos grandes abatedouros presume-se que tem o "ABATE HUMANITÁRIO"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então.... será?
      Aqui no Brasil... da para acreditar que existe fiscalização para isso?
      De vez em quando surgem denúncias de abusos extremos.... aí a tal da Vigilância Sanitária aparece... mas só quando há a denúncia ... e olha lá ! Evelina.

      Excluir
  7. Abate humanitário? em que planeta vocês vivem?

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪