30/12/2013

Cientista viveu durante um ano com perus fazendo-se passar por mãe para provar inteligência

Esta matéria tem, exatamente, um ano. Como não registrei na época e acho extremamente interessante, aqui está.... O vídeo é muito legal...
____________________

Existe um grande mito popular que os perus não são inteligentes, sendo bastante estúpidos.

Alguns dizem que quando chove os perus podem olhar para a chuva até morrerem afogados. O naturalista Joe Hutto viveu durante um ano ao lado dos perus para provar que a crença de que estas aves são “burras” é uma inverdade, bem como qualquer mito que insinue que os perus sejam desprovidos de inteligência.

Ele afirma que estas aves possuem uma grande compreensão da ecologia e possui um complexo vocabulário na hora da comunicação. Hutto é um etólogo, e mora na Flórida. Para começar o estudo, ele precisou encontrar uma maneira de ser visto pelos perus com a
mãe deles. A idéia surgiu quando um fazendeiro deixou em sua porta uma tigela cheia de ovos de perus.

O pesquisador colocou os ovos em uma incubadora e esperou o momento da eclosão. Quando começou aparecer os primeiros sinais de rachadura, ele teve de agir rapidamente, imprimindo várias fotos de seu rosto em close e colocando próximo aos ovos. Após o nascimento, os perus não o reconheceram como “importante”. O contato visual e o vínculo só ocorreu após um certo tempo. “Algo muito ambíguo aconteceu naquele momento”, declarou.

Uma vez que os perus recém-nascidos o identificaram como mãe, ele se sentiu com imensa responsabilidade. A partir deste momento ele não poderia deixá-los sozinhos, acompanhando-os 24h por dia. Ele precisava acompanhar os perus o tempo todo, até que a noite chegasse e eles pulassem para o poleiro. Ele ficava com as aves até que o ambiente ficasse completamente escuro, para poder sair sorrateiramente. Caso contrário, os perus iriam segui-lo e isso poderia prejudicar o sono.

Apesar de ser a “mãe”, ele comenta que não precisou ensinar praticamente nada aos perus. As aves já sabiam, por instinto, o que comer, quais insetos eram bons ou ruins e qual aranha venenosa poderia comer.

O pesquisador deu uma entrevista para a revista New Scientist  declarando que o começo da experiência era apenas uma curiosidade, mas tornou-se extremamente significativo para ele. “Achei que era impossível evitar um envolvimento muito pessoal, por tanto, um empirismo científico e desprendimento foi completamente perdido durante o processo”, comentou.

Ele aprendeu que os perus são extremamente criativos e inteligentes. Segundo ele, os perus perderam um pouco do instinto de sobrevivência devido à domesticação, mas os selvagens, criados livremente, conseguem sobreviver, usando suas habilidades.


5 comentários:

  1. Todos os animais são inteligentes, uns mais outros menos, assim como os homens. Se eles não tivessem a capacidade de raciocínio, nasceriam sem cérebro, assim mesmo diz a minha mãe que é uma amante de animais.

    ResponderExcluir
  2. O ser humano se acha inteligente, os animais tem certeza de que o são.
    Adorei essa pesquisa! Fico imaginando este cara andando o dia todo para cuidar das "crias". Trabalhinho bom esse, heim?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victória, o ser humano não se acha inteligente, na verdade, ele sabe que é o mais inteligente dos animais, mas como não bastasse se conformar com isso, ele também é, por má educação e desrespeito, um ser cruel, covarde, ganancioso e destruidor, e para piorar o seu curriculum, ele mata por fastio e prazer... Contudo, o considero o pior dos seres que habitam essa terra.
      Vitória, me desculpe pela resposta ao seu comentário, mas a minha intenção foi dar continuidade à sua oportuna crítica. Obrigado pela chance que me proporcionou.
      Feliz Ano Novo para todos!

      Excluir
    2. Feliz Ano Novo pra você também, Alexandre. Que seja esse um ano de muita paz, amor e justiça à todas as pessoas inteligentes de verdade e de bom coração. Que os Anjos olhem pelos animais e que haja justiça para todos aqueles que clamam por ela.
      E, sabe, quem é realmente inteligente respeita a natureza, respeita a criação, respeita esse mundo maravilhoso. Essas pessoas estão aqui para ensinar e agradeço a Deus pela existência delas, todos os dias.
      Tenha um ano maravilhoso!

      Excluir
  3. Um dia discuti com um imbecil, que é também militar, advogado e escritor, só porque ele se referiu aos animais como seres irracionais... De cara e na ponta da lingua, respondi: "Irracional é quem se diz racional e trata os animais como irracionais. Tenta pegar uma môsca com a mão, não conseguirá porque ela é inteligente o suficiente para fugir, e você nessa história é que é o irracional que tenta achando que vai pega-la...". Tadinho dele, deve continuar irracional até seus últimos dias...
    O naturalista Joe Hutto fez um bom trabalho, mas o que fez não é diferente do que fazemos com os nossos filhotinhos animais. Nós, eu e esposa, somos o papai e a mamãe (respectivamente) de duas gatas e uma cadela. E elas, racionais que são, certamente entendem que somos sim. Ora, se entendem!!!
    Então, que fique a lição: Irracionais não são, definitivamente, os animais...

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪