07/11/2013

Cães de grande porte são retirados de canil irregular e vão ser adotados Curitiba - PR

1 - Matéria da PARANÁ TV - 05/11/13
Cães resgatados de canil irregular vão ser adotados



2 - Matéria do Jornal Bem Paraná 
Eles foram encaminhados para adoção

Foto: Divulgação/SMCS
Vinte e nove cães das raças Rotweiller, Boxer e Pitbull foram retirados na manhã desta sexta-feira (01), pela Rede de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do canil irregular que havia sido flagrado em setembro, no bairro Boa Vista, após denúncias recebidas pela Prefeitura de Curitiba.

Os animais foram microchipados
no local e encaminhados para adoção. “Todos terão o devido acompanhamento veterinário de nossas equipes e têm castração agendada”, explica o diretor do departamento de pesquisa e conservação da Fauna, da Secretaria de Meio Ambiente, Alexander Biondo. Interessados na adoção dos cães devem entrar em contato com a Rede pelo telefone (41) 3350-9939.

Toda a ação contou com a parceria da Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (Spac). “Essa união de forças certamente traz melhores resultados para o nosso trabalho”, disse a presidente e voluntária da entidade, Soraya Simon. Ela informa que a Spac tem mais de 900 animais domésticos disponíveis para adoção.

Histórico
No dia 23 de setembro, uma ação de fiscalização flagrou 119 cães, de 11 raças, vivendo em situação precária de alojamento e sem acompanhamento de um responsável técnico, num local que funcionava com alvará de pet shop. Destes, 90 foram recentemente encaminhados para um lar temporário no município de São José dos Pinhais.

Em Curitiba, a criação comercial de animais é proibida pela lei 13914/11. Além disso, no local ficou configurado o mau trato aos animais, segundo prevê a lei 13908/11, pois muitos estavam doentes, as condições de higiene eram precárias e o espaço era insalubre.

Após o flagrante, o proprietário do estabelecimento foi encaminhado para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, para a lavratura de um termo circunstanciado pela prática de abuso e maus tratos aos animais. Além disso, a Rede de Proteção Animal lavrou duas multas no valor de R$ 100 mil cada por maus tratos e também pelo comércio ilegal de cães.

Outro caso
Na semana passada, outra denúncia deflagrou uma operação conjunta entre a Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba, Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba.

Na ocasião, foram encontrados e apreendidos 30 cães das raças Lhasa Apso, Shitzu, Yorkshire, Poodle e Pincher, que estavam vivendo em situação precária num estabelecimento irregular no bairro Cajuru. Todos foram encaminhados para lares temporários e serão colocados para adoção.

“A perfeita articulação entre a Rede, a Polícia Civil e as protetoras animais permitem a agilidade e o sucesso de ações como esta”, afirma Biondo. “Operações de fiscalização serão cada vez mais frequentes em Curitiba”.

FONTE: Bem Paraná

4 comentários:

  1. Tem muita gente tralha nesse mundo. Por que, meu Deus, os animais têm que passar por isso???? Não entendo, juro, não entendo...

    ResponderExcluir
  2. Morei 14 anos em Curitiba e neste período haviam firmas de aluguel de cães de grande porte para guarda em obras ou imóveis. Quando a prefeitura proibiu este comércio, vários cães foram assassinados ou largados na rua. Um deles é o meu querido Negão, que há 6 anos tem do bom e do melhor. Este local também deveria ser de aluguel clandestino de animais.

    ResponderExcluir
  3. Feliz em ver o povo do meu querido Paraná trabalhando para o bem destes animais.

    ResponderExcluir
  4. Os animais foram microchipados, mas foram castrados?

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪