29/10/2013

Pedalada alerta para a ameaça de extinção do sauim-de-coleira em Manaus

Este passeio ciclístico aconteceu semana passada, mas, é bom registrar iniciativas do gênero, não?
_____________________
A pedalada vai sair do Bosque da Ciência, no Aleixo, passar pela Avenida das Torres e chegar no Parque do Mindu, no Parque 10 de Novembro.

Manaus - Chamar a atenção de toda a sociedade em relação ao direito de ir e vir das pessoas e também dos animais, além da importância da manutenção das áreas verdes para o bem-estar de todos os habitantes da cidade. Este é o objetivo dos participantes de um passeio ciclístico organizado pelos grupos Pedala Manaus, Guaribike e PAN Sauim-de-Coleira para comemorar o dia do sauim-de-coleira, neste domingo (20), a partir das 8h.

De acordo com os organizadores do evento, a perda de florestas urbanas e do entorno da cidade tem afetado gravemente as populações de animais, especialmente o sauim-de-coleira.

As ruas, avenidas e estradas acabam se tornando barreiras para a movimentação dos animais, o que vem acarretando a morte por atropelamento de sauins e de várias outras espécies silvestres.

Sauins são também agredidos por cães e gatos domésticos, atingidos por pedras atiradas com baladeiras e até mesmo morrem eletrocutados em fios elétricos.

De nome Saguinus bicolor, ameaçada de extinção, essa espécie ocorre apenas na cidade e arredores de Manaus.

A pedalada vai sair do Bosque da Ciência, no Aleixo, passar pela Avenida das Torres e chegar no Parque do Mindu, no Parque 10 de Novembro, onde estão previstas uma série de atividades como distribuição de brindes, exposições fotográficas,  apresentações artísticas e demais ações que fazem parte da comemoração do Dia do Sauim e a semana do aniversário de Manaus.

FONTE: D24AM

2 comentários:

  1. O ser humano crê que o mundo lhe pertence e, tão somente, à ele. Assisti, dias atrás, um documentário sobre os cervos vermelhos (Bambi). Os alpes Austríacos, seu habitat, cada vez mais sofre invasões e os leva mais e mais para o alto, em direção ao cume. Alguns ruídos assusta-os e provoca deserção. Um filhote não consegue acompanha-los e se perde da mãe. Adolescentes com seus cães - e que não respeitam as trilhas - causam medo ao filhote que corre em disparada e é seguido pelos cães. Em determinado momento ele se depara com um riacho e, talvez por instinto, atravessa-o: é sua salvação. Reunido outra vez à sua mãe, esta não teve a mesma sorte. Alguns meses depois - quando o filhote já estava com sete meses - um casal de esquiadores assusta a mamãe cervo que começa a correr. A face da montanha, extremamente íngreme, não se coadunava com seus cascos e ela escorrega. Começa a rolar e rolar e rolar até que despenca: uma, duas três, quatro vezes. Cai, então, no leito de um riacho - talvez o mesmo que possibilitou a salvação do pequeno, meses atrás -, mas não está morta, ainda. Arrasta-se para fora, ferida e, provavelmente, com inúmeras fraturas. O frio e a neve fazem o resto. Quando a primavera chega e o degelo passa, seu corpo sem vida é encontrado e mais um filhote perdeu sua mãe. É muito triste perceber como o egoísmo do ser humano destrói, de inúmeras maneiras, a vida de outros seres, completamente indefesos.

    ResponderExcluir
  2. O ser humano só irar se arrepender, depois que extinguir até o último animal na Terra.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪