16/09/2013

Brasil tem 10 milhões de cães abandonados

Eu só não sei como chegaram a este número... estranho...
______________________
O cachorro é o melhor amigo do homem, mas o homem é o que do animal?
Divulgação: Band Cidade
Alguns que tratam os animais como simples coisas, mas não podemos generalizar. Porém podemos dizer que os maus tratos ficam mais evidentes a cada dia. Como é o caso da cachorra Tchutchuca, que foi encontrada na rua em estado deplorável a beira da morte, mas recebeu cuidados e hoje alegra o quintal da casa de Thiago Oliveira Catana, membro de um grupo voluntário que cuida de animais abandonados e maltratados.

A Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil existam 10 milhões de gatos e 20 milhões de
cães. Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro, destes, 10% estão abandonados. No interior, em cidades menores, a situação não é muito diferente. Em muitos casos o numero chega a 1/4 da população humana.

Em Araçatuba são mais de 35 mil animais, destes, 2,6 mil estão abandonados. A cidade de Bauru tem quase 50 mil gatos e cães, o Centro de Zoonoses não soube informar o número de abandonados. Marília conta com mais de 60 mil e a estimativa é que três mil cachorros vivam na rua. Presidente Prudente tem 52 mil animais, com 2,6 mil abandonados. Em São José do Rio Preto são 90 mil.

O Brasil não tem leis efetivas para defender os animais principalmente de maus tratos, o que já existem em outros países. Enquanto o exemplo não é seguido, cabe a pessoas como a diarista Jania Aparecido Pinto, que tentar minimizar o abandono, mesmo que seja de maneira improvisada. Ela tem paixão por gatos e cuida de 26. Ela consegue alimentar e dar assistência médica com a ajuda de um grupo de voluntários.

Enquanto uns fazem de tudo para ajudar, outros caminham no sentido inverso. Em Tibiriçá, região de Bauru, um canil que abrigava mais de 70 cães de grande porte é alvo de investigação policial. A Delegacia do Meio Ambiente encontrou animais debilitados e condições precárias de higiene. Mais de 10 animais acabaram morrendo devido às complicações de saúde. A mobilização de voluntários tem salvado a vida dos demais.

O poder público de modo geral carece de políticas para resolver o problema. Em Presidente Prudente, o Centro de Zoonoses da cidade reconhece a situação e pretende iniciar em breve um trabalho de identificação dos animais através de chips eletrônicos. Com isso, a expectativa é reduzir consideravelmente o numero de animais abandonados.

Combater o problema é fundamental. Mais importante ainda é não deixar que ele aconteça. Sabemos que todos precisam ter direito a vida e nós humanos com certeza somos minoria perante aos demais habitantes da Terra. Por isso devemos respeito.

Talvez o homem seja o único ser que invada o território do outro. Que agrida sem ser ameaçado. Que abandona sem ter motivo. Que maltrata sem justificativa e que tem a capacidade de racionalidade, mas não usa.

11 comentários:

  1. Certamente, fizeram uma pesquisa com os cães, né não??? kkkkk Só rindo. Como é fácil enganar todo mundo! Inventam estatísticas conforme os interesses, porque eu nunca fui "pesquisada" pra nada. Estranho. E os prefeitos fazem de conta que não é com eles. Aliás, não é só nesse assunto que procedem assim. Só agem se acham que vai dar voto, senão, não fazem nada. É dose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na ciência estatística não existe só pesquisa de pessoa em pessoa, "Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro".
      E mesmo nas pesquisas de pessoa em pessoa é pegado uma amostra da população e não a população inteira, caso contrário seria impossível qualquer tipo de pesquisa estatística no mundo inteiro.
      Vc já respondeu algum questionário de pesquisa política? De marketing? De índice de aceitação do governo? Não né? No entanto essas pesquisas existem e são publicadas sempre.
      Não é pq a Sheila comentou que não sabe como chegaram a este número que significa que afirmação seja falsa.
      Por acaso vc acha que este número é irreal, acha que é menos? Eu fiquei estarrecida com o número, mas não acho irreal.
      Segue um link para vc saber um pouco mais sobre estatística.
      http://www.uff.br/cdme/pesqest/pesqest-html/pesqest01.html
      Estatística é uma ciência, não estou dizendo que ela nunca é manipulada, mas no caso de cães não vejo interesse por trás dessa informação para crer que ela seja falsa, pq quanto maior o número pior é, para qualquer setor
      Ultimamente sinto um clima de agressividade aqui nesse blog, e não entendo pq, se todos usassem essa mesma energia para salvar animais acho que seria muito melhor

      Excluir
  2. se o IBGE quer implantar o sistema para cadastrar e contar gatos & cães, a principio, no país já no próximo Censo, como é que os "ispertus" já conseguiram a proeza antes? Huuuuummm... coisinha matusquela, né? no mínimo é para contradizer as estatísticas do IBGE, que vai cadastrar muito mais do que prefeitchuras desejam. achando que o povo é idiota igual a eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E por acaso vc acha que neste cadastramento serão cadastrados cães de rua?
      Se uma pesquisa disser que em tal ano não terá mais animais para o tamanho do consumo da população, vc acha que eles entrevistaram quem? Os bois? As galinhas?
      NÃO É SÓ DE ENTREVISTA QUE SE FAZ PESQUISA ESTATÍSTICA!!!!
      Fico ferrada com gente que nem se quer sabe quais formas de pesquisa estatística existem e se metem a criticar o que desconhecem. Ou se pelo menos fizesse a crítica em tom de desconfiança sem ser agressivo e irônico até entenderia, acho que o "isperto" aqui é vc

      Excluir
    2. eu não critiquei voce, muito menos pesquisas estatísticas. releia e releia com criticidade, afinco e boa vontade e perceberá que meu relato exatamente conjuga com o que apontou no meu comentário e no acima.tome um chá de cidreira. escrevemos aqui opinioes, mesmo que elas se divirjam de tantas outras. quando a gente solicita modos, educação e respeito aos outros, temos que fazer antes, sacou?!

      Excluir
  3. Tenho fé que um dia nao teremos nenhum abandonado.

    ResponderExcluir
  4. Existe alguma cidade civilizada com pessoas integras e inteligentes que não abandonam e nem maltratam animais? Porque se houver, então não é cidade, é o Paraíso!

    ResponderExcluir
  5. Na minha cidade, (próxima de BH )está uma vergonha o descaso com os animais...
    Simone Vasconcelos

    ResponderExcluir
  6. A aprovação daquele projeto de lei número 1376/2003, do falecido Deputado Affonso Camargo, seria de suma importância para diminuir esse problema de animais abandonados.
    Link do PL:
    http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao;jsessionid=3513F6569F2E5224D45B0C55CFBC056A.node2?idProposicao=122642&ord=0#lnkSecaoTramitacao

    Silvan

    ResponderExcluir
  7. Enquanto esse povinho de nosso pais(zinho) de merda não se conscientizar do qwuanto a castração e importante e nao achar que os animais sao simples objetos, vamos continuar com essas estatisticas .

    Todo isso é a prova de um povo que nao tem um pingo de cultura.

    Cambada de boçais

    ResponderExcluir
  8. Sacrifica , sirva de alimento em zzológicos.Castrar vão continuar vivos nas ruas, todos os animais selvagens ou urbanos tem de ser controlado rigidamente.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪