É galera, a situação de humanos, pega aqui, pega acolá......
_______________________________
As associações zoófilas são cada vez mais solicitadas por donos que "chegam a chorar" por não terem dinheiro para alimentar os animais e que assumem não terem comida para eles próprios, denunciou a Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais.
_______________________________
As associações zoófilas são cada vez mais solicitadas por donos que "chegam a chorar" por não terem dinheiro para alimentar os animais e que assumem não terem comida para eles próprios, denunciou a Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais.
A Presidente da Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais (LPDA), Maria do Céu Sampaio, disse à agência Lusa que a situação tem vindo a agravar-se nos últimos dois anos, mas que está a atingir "proporções nunca vistas".
O desemprego, a perda de casa por incumprimento com o banco e a emigração forçada são algumas das razões que contribuem para cada vez mais pessoas não conseguirem manter os seus animais.
Maria do Céu Sampaio enumerou ainda o aumento do IVA na comida para
animais e nos cuidados veterinários como fator que contribuiu para o afastamento de cada vez mais pessoas destes cuidados fundamentais para os animais.
animais e nos cuidados veterinários como fator que contribuiu para o afastamento de cada vez mais pessoas destes cuidados fundamentais para os animais.
A situação levou a LPDA a criar uma solução para os casos mais graves e de comprovada insuficiência económica que consiste na oferta de comida para os animais de donos que não podem assegurar estas despesas.
"Temos uma campanha que funciona em casos de muita e comprovada gravidade e que consiste no encaminhamento de dádivas de empresas de comida para animais para os mais necessitados", disse. Maria do Céu Sampaio reconhece que esta é "uma gota de água" e que "não chega a todo o país".
A "falta de apoios" também tem dificultado a ação destas associações, que têm assistido, com "preocupação", a uma cada vez mais frequente oferta de donativos a particulares.
"Algumas pessoas fazem o possível e o impossível para ajudar os animais e sabemos que aplicam nesta ajuda os donativos que recebem. Mas há outras que ninguém sabe o que fazem", denunciou.
Por esta razão, a presidente da Liga defende que quem queira ajudar se filie em associações, de modo a que o rasto dos donativos possa ser seguido.
Uma dessas associações, a União Zoófila (UZ), estima que todos os anos sejam abandonados 10 mil animais domésticos em Portugal.
"Há 500 mil animais à espera de dono em Portugal. Há 40 associações com abrigo em Portugal - sobrelotadas", adianta a UZ, que funciona em Lisboa, onde acolhe 500 cães e 200 gatos que foram abandonados e vivem "à espera de donos responsáveis".
Contra o abandono e os maus tratos a cães e gatos a UZ apresenta sábado uma campanha com o tema "Este Verão, não deixe para trás quem nunca o abandonaria".
O lançamento desta campanha acontece numa altura em que "muitas famílias partem para férias deixando os seus animais para trás". Para marcar a iniciativa, os voluntários da UZ vão participar numa ação de rua que aborda a temática do abandono e dos maus tratos.
Fonte: Jornal de Notícias - Os Bichos
http://www.jn.pt/blogs/osbichos/archive/2013/07/05/donos-quot-chegam-a-chorar-quot-nas-associa-231-245-es-por-n-227-o-terem-comida-para-os-animais.aspx
EM QUALQUER LUGAR DESTE PLANETA TEM BICHO SOFRENDO,QUE CRUELDADE TEREM NASCIDO...
ResponderExcluirANDREA
É realmente triste. Tenho mais de dez cães e como ganho salário mínimo, o jeito foi conciliar dois empregos de meio período para pagar as contas de água, luz, telefone e a ração deles. Quando alguém vem abandonar um animal em meu portão e digo que não tenho mais condições financeiras para cuidar de mais nenhum, a resposta é um sorrisinho de desdém e a maldita frase:" Quem alimenta dezesseis, alimenta dezessete"!
ResponderExcluirSó que não é só ração e limpeza de quintais! Tem as vacinas que me comem o décimo terceiro salário, problemas de saúde que não marcam dia e nem horário pra aparecer e apertar ainda mais o orçamento. Sem dizer que me falta oportunidades pra passear, viajar ou me dedicar mais tempo para acariciá-los e dar beijocas nos focinhos trufados.
Como podemos ajudar? Como chegamos nós brasileiros até a eles? para onde destinar doações, qual associação? lembrando bem que é doação dupla, tripla ou nem sei qual o exponencial já temos aqui também muito sproblemas como no Pará, Bueno Brandão e país afora....mas quem gosta de animal como gostamos sempre esprememos mais ou pouquinho, apertamos o cinto e mandamos pelo menos 10,00. Nos informe Sheila por favor!
ResponderExcluirEu fico estarrecida com essas notícias !!!
ResponderExcluirMe deprime ver como no mundo existe quem pratique essa atrocidade !!!
Abandonar, maltratar, matar !!!
Estou começando a acreditar que tem que ser olho por olho, dente por dente !!!
Fico pasma com tamanha crueldade !!!
ResponderExcluirEnquanto não tivermos leis decentes para punir esses crápulas que abandonam, maltratam e matam, nossos peludinhos é que continuarão a sofrer.