Gente, eu cantei a bola aqui no blog sobre esta Lei de Rotulagem... e, COM TODO RESPEITO, estou meia abobalhada como protetores e ativistas tão valorosos estão indignados porque o Governador do Estado de São Paulo vetou a tal Lei. Era OBOVIO que isto não poderia acontecer desta forma!!!!!
Ora, sejamos razoáveis ao entender que aquilo que pretendemos (por direito e justiça) não pode ser baseado em utopias. Esta Lei tem que ser em nível nacional, é obvio!!!!! Como um produtor, digamos, de biscoito vai fazer uma embalagem para São Paulo e outra para o resto do país? quem assumirá o custo? e vai que num transporte, entregam o produto errado? o fabricante será penalizado porque no seu produto não tem as indicações estabelecidas pela Lei? E para não ficar na ignorância, gente, quem define a rotulagem dos produtos é a ANVISA que é federal....
Gente, isto me parece coisa de político meio atrapalhado ou muito mal assessorado, digamos assim .... Aliás, isto pode ser muito mal interpretado diante da ignorância dos protetores de animais. Não me levem a mal, mas, até petição já inventaram para que o veto do governador seja derrubado... Isto desmoraliza muito as cabeças pensantes daqueles que querem o direito do animal reconhecido no país.... Pensem bem.... Cliquem na imagem para ler a matéria tirado do site do deputado autor do PL.
Concordo plenamente com voce, a Lei tem que ser nacional pois e muito caro produzir embalagens e o lobby contra e muito forte!
ResponderExcluirSe uma lei dessas é sancionada SP seria tornaria uma ilha não? produtos vindos de outros estados sem a adequação necessária não poderiam ser comercializados me nosso estado....
ResponderExcluirO governador Geraldo Alkmin está correto no veto. Rotulagem é esfera federal e não estadual. E vejam a complexidade do tema http://www.anvisa.gov.br/alimentos/legis/especifica/rotuali.htm. Isso só se falando em termos alimentícios. Também gostaria muito de ter essa informação em produtos que consumo mas eles vem de vários estados então tem que ser determinado em todo o território nacional.
Disse bem Sheila... cabeças PENSANTES... pelo que tenho visto, infelizmente, temos poucas por aí...
ResponderExcluirSheila, nem sei o que dizer.. mas vou dizer - sabe qual é o maior problema do nosso país? A tal da "ignorância" e infelizmente, e com políticos do nível deste deputadinho...País do futuro hehehe...
ResponderExcluirTodos os comentários aqui estão bem equilibrados e estou de acordo Sheila e demais - é marketing para o Deputado Feliciano angariar votos futuros para sua campanha - Na equipe deste Deputado não há comprometimento responsável com a causa animal. E o xuxu pode ser tudo, mas não é estúpido, portanto ele não iria aprovar uma lei inviável como essa, pois não cabe ao deputado "formular uma lei" pois a mesma já existe, em âmbito nacional - foi a lei que criou a ANVISA, com o objetivo de melhorar a qualidade da saúde do povo Brasileiro e tudo que a isso esteja ligado, passa pela ANVISA ou Ministério da Agricultura.. leia-se ANVISA - Criada pela Lei nº 9.782, de 26 de janeiro 1999, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é uma autarquia sob regime especial, que tem como área de atuação não um setor específico da economia, mas todos os setores relacionados a produtos e serviços que possam afetar a saúde da população brasileira. A Anvisa tem parcerias sem repasse financeiro com várias organizações reguladoras tais como:Fórum Nacional de Defesa do Consumidor; Câmara dos Deputados;Agencia Brasileira para o Desenvolvimento Industrial; Fiocruz; EMBRAPA; MInistério da Saúde;Faculdades Federais;Laboratório farmaceutico da Aeronáutica; Laboratório Farmaceutico da Marinha entre outros, ou seja, já está tudo aí, falta só o deputado e sua equipe colocarem a cabeça para funcionar e as mãos na "massa" para bolar projetos de parcerias estaduais ou federais que criem o resultado desejado. Porém, é mais fácil ficar conhecido por bolar projetos de lei mediocres do que como alguém que trabalha de verdade..
ExcluirO problema é que a propaganda do Feliciano é na sua maioria das vezes, SUJA. Agora é em cima desse veto do Alckmin numa matéria que não pode ser de âmbito Estadual. Já foi também quando o Capez vetou o PL contra aluguéis de cães no Estado de SP, pelo mesmo motivo: Lei de competência Federal. E ninguém melhor que o Capez, que como Promotor, tem vasto conhecimento Jurídico. De todos esse golpes publicitários, pra mim, o maior golpe desse marketing mentiroso que não tem o menor objetivo de esclarecer as pessoas e sim de promover o sr. Feliciano, foi passar para a população que agora Crueldade contra animais dá cadeia de 6 a 8 anos. Enquanto as pessoas vibram com ele achando que isso é verdade, os que estão realmente lutando pelos animais e tem noção Jurídica, estão desesperados pensando em estratégias para que os animais não percam nem o mínimo do que já lhes foi concedido. E desafio quem achar que o que estou falando é mentira, a mandar para o Deputado Feliciano, casos de crueldade e pedir para que ele faça valer o que já declarou em redes sociais (tenho print disso) e coloque quem maltratou animal atrás das grades. Nem precisa ser 6 anos, 2 aninhos, já bastam. Quero ver conseguir!!!
ExcluirFico aqui pensando se o governador sanciona a Lei. SP vira um "país" independente que precisará ser auto-suficiente em alimentos porque o que vem de fora, se não estiver adequado aos padrões paulistas, não entra. Consumir alimentos em SP será muito mais caro porque o que for vendido terá custo adicional de etiqueta. O caos alimentício se instaura, mas o Feliciano faz o marketing dele. Tudo em prol do marketing!!!
ResponderExcluirO Face está pipocando com posts sobre a petição. Coloquei na pag do administrador da comunidade Rede Bichos, um comentário falando exatamente sobre essa "pegadinha" política contra o Alckmin e que poderia se tornar motivo das pessoas nos detestarem, já que pressionamos tanto. A que me consta ele é inteligente, deveria ter sacado, mas ele não só não respondeu, como tornou a republicar o post. O Feliciano faz um trabalho bonito aqui na região de Campinas com a ONG dee, mas é político e do tipo eleitoreiro. Nos 2 últimos anos a prefeitura da minha cidade, que é governada pelo partido dele, fez campanha de castração e depois que o animal era castrado ele ligava para os donos pedindo voto. Muito safado, como todos eles.
ResponderExcluirESPERA UM POUCO...CALMA AÊ...SE A PROPOSTA DO FELICIANO NÃO ABRANGE APENAS O ESTADO DE SÃO PAULO, ENTÃO O EXMO GOVERNADOR DEVERIA DEVOLVER Á CÂMARA SOLICITANDO ADEQUAÇÃO DO PROJETO APENAS PARA SP....ORA, NÃO VENHA ME DIZER QUE ELE NÃO PODE PROMOVER A ROTULAGEM APROPRIADA NAS EMPRESAS COM FILIAIS EM NOSSO ESTADO...Sou sim Cabeça pensante! e sei que se ouver vontade política, Ele faz e pode incentivar outros estados...at. nicejacarei.com
ResponderExcluir