02/01/2013

Morte de urso polar no zoológico de Buenos Aires provoca protestos





Publicado no Youtube em 28/12/2012
"Estivemos em Buenos Aires agora em Novembro/2012 e fizemos este vídeo do Urso Polar do Zoo de Palermo. Era um dia quente e o pobre Urso ficava andando para frente e para trás, pois a grade que o levaria para um local na sombra estava fechada. Todos se divertiam muito com a cena. Na hora achei estranho, como um Urso Polar poderia viver em um ambiente tão quente e tive a sensação que os animais estavam mal cuidados. Hoje, 28/12/2012, fiquei sabendo que o Urso morreu e uma das causas foi o calor. Uma pena!"

Vejam a matéria sobre a morte do urso:
"O urso polar Winner, como era chamado, não resistiu ao calor. Fogos de artifício também podem ter influenciado. A morte do urso desencadeou críticas e protestos contra o cativeiro de animais e reacendeu a permanência do zoológico.
Bomdia Brasil - Rede globo - 28/12/12 "

10 comentários:

  1. Pois é Sheila, tenho até receio de acabar me transformando numa paladina contra zoológicos, mas há como ser diferente?

    O que faz um animal de um bioma polar trancafiado num cubículo quente e em desarmonia com sua condição física?

    O que há de pedagógico, de cultural e de educativo nisso? Ninguém aprende nada assistindo barbaridade, tormento e loucura.

    Fora que zoológicos não fazem trabalho algum em Educação Ambiental, já que, E.A não compactua com cativeiro e as condições que são apresentadas nesses espaços.

    Nada é aprendido em zoológicos porque os animais vivem num ambiente artificial, cruel e em desarmonia absoluta com suas qualidades de espécie. Nada, nada justifica supor que algum visitante verá ali um animal e que tal crueldade, tal disparate sirva de subsídios educacionais.

    Aceito que zoológicos são um dos locais mais cruéis em relação a tratamento aos animais. É uma crueldade física e emocional, tortura diária e intensa; que torna a vida de todos ali uma mortificação passada hora a hora, que só é completada com o falecimento libertário deles.

    Um espaço para voyeuristas e sádicos darem cabo de suas neuroses. Ficam ali expostos do nada e para o nada, apenas confinados a cubículos de exibição.

    Espero que sociedade argentina inicie, de agora em diante, uma nova percepção de aprendizado de fauna e cerre os portões de entrada desses locais.

    Tenho a certeza máxima que os responsáveis administrativos e profissionais de Biologia e Veterinária estavam abrigados do calor e, no final do dia, rumaram todos a seu "bioma" caseiro.

    Sinceramente? Feliz desse urso polar que finalmente faleceu e saiu dessa condição cruel e bruta. Veja bem a que ponto se chega: desejar que um animal sucumba para que esse tenha dignidade.

    Tristeza!

    ResponderExcluir
  2. Estou com a colega Paula RB.É outra coisa,que se estivéssemos na pele desses animais iríamos entender bem o absurdo e a falta total de sensibilidade que temos...Para um capricho nosso,da raça humana,pq. achamos divertido e "engraçadinho",obrigamos animais que poderiam estar livres e felizes em seu habitat natural,pois assim,que foram criados,são obrigados a se submeterem a viverem a sua vida inteira,ou grande parte dela,dentro de cubículos,em comparação ao seu habitat natural,e ainda nem bem tratados são,em alguns lugares,levando uma vida de sofrimento e tortura,emocional e física.
    Até quando vamos continuar a tratar,os animais,como objetos de consumo e prazer?...Falta muita campanha de conscientização,quem sabe,assim,muita atrocidade deixe de ser cometida...

    ResponderExcluir

  3. Zoológicos não deveriam existir de forma, jeito, aspecto e maneira alguma!!! São primitivos e injustificáveis.

    E não adianta vir com o papo de "banco genético", porque não me convence. Tal justificativa só serve aos interesses de alguns que obviamente se beneficiam comercialmente dos aniamais, além de não garantir a preservação de nenhuma espécie, até porque bicho nascido em zoológico não expressa todas as características/comportamento selvagens em sua plenitude, as quais, com o tempo, acabarão por se perder, pela própria seleção natural.

    Animais em cativeiro são infelizes e neuróticos.
    Sentenciar um animal ao cativeiro, para que crianças e adultos possam simplesmente se "divertir" com eles, é cruel, humilhante e medieval.

    Zoológicos são penitenciárias de animais, que nada fizeram para merecer tão cruel castigo.


    Todos os zoológicos deveriam acabar. Sim, todos!

    ResponderExcluir
  4. O tal "cerumanu" é a maior peste do planeta terra

    Odeioooooooooooooooooooooooooooo zoologico!!!

    ResponderExcluir
  5. Quando conheci o zoo de Buenos Aires o achei horroroso! O correto seria que esses animais vivessem na natureza, que infelizmente tb está em risco! Mas...como estamos há uma distância monstruosa do mundo ideal, o mínimo que deveriam fazer é adequar esses espaços às necessidades dos bichos. Penso que o ideal seria não ter zoológico, mas então deveriam existir mais santuários.

    ResponderExcluir
  6. Todo zoológico é um inferno. E são os principais "clientes" do tráfico de animais silvestres em todo o mundo. Combatendo-os estamos combatendo o tráfico, pois ninguém rouba se não tiver pra quem vender. E são criminosos "oficiais" esses zoológicos, que compram os coitados dos animais sem nem saber a procedência. E não querem nem saber mesmo. E quando os "donos" dos zoológicos são órgãos públicos, como aqui no RS, o zoológico de Sapucaia do Sul, que é "cuidado" por uma fundação estadual? Um horror!!! Ah! Não se enganem, as explicações são muitas, as desculpas também pra se ter um zoológico, a principal é de que as "crianças precisam conhecer os animais". Eu sempre digo: quero conhecer o Coliseu, não posso ir a Roma. Devo mandar buscar o Coliseu, pedra por pedra, pra mostrar a todas as pessoas que não podem ir a Roma??? O Coliseu viraria uma "mostra itinerante" porque todo mundo PRECISA conhecer o Coliseu antes de morrer? Fotos e vídeos não bastam??? Ora, senhoras e senhores, quanta ignorância!!! Mas com os animais pode ser feito, afinal, são seres inferiores, né??? Temos muitas lutas a empreender. Mas desorganizados como somos, não vamos conseguir nada, ou vai demorar muuuuuito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apoiadíssimo, Terezinha.

      É que, infelizmente, as pessoas que frequentam zoológicos tem nível sociocultural muito baixo e não adianta argumentar sobre ir a museus e ver animais ou ler e aprender sobre a fauna. A maioria desse público acha, aceita que museus e afins são espaços eruditos demais e não conseguiriam entender sobre.
      Eles querem e necessitam ver os animais in locu (e querem que eles interajam, daí ter ciência de garrafas, latas, sacos de biscoitos, pedras e tudo mais nas jaulas e dentro dos animais).

      Quando afirmo que o melhor up-grade para uma sociedade esta na Escola e na Educação são por esses fatos infelizes.

      Excluir
    2. Sra.Teresinha Winter, sabia que existem mais leões em zoologicos do que em em seu habitat? Que os ultimos rinocerontes brancos vivem hj em dia somente nos zoologicos e que não foram caçados para serem vendidos para zoologicos mas sim por causa de seus chifres! POderia citar muitos animais que só existem ainda hj em dia por causa dos zoologicos, zoologico preserva e mantem exemplares de especies que ou seu habitat natural não existem mais ou foram caçados a exaustão pelo homem e nem sempre caçados para zoologicos as vezes caçados só por esporte! Obrigado!

      Excluir
  7. Estive em Buenos Aires e não visitei o zoo. Nunca visito esses lugares.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪