31/01/2013

Gatos matam bilhões de animais e ameaçam vida selvagem dos EUA

No outro dia publiquei aqui que um biólogo da Nova Zelândia estava sugerindo controle populacional dos gatos para que as aves tivessem direito a vida.  LEIA AQUI. Apoio/endosso a opinião dele e penso que toda proteção animal deveria ter consciência de que existe esta situação e que TODOS OS ANIMAIS tem direito a vida. Vejam esta matéria e a gravidade do problema ... temos que encarar, gente!!!!!

Segundo estudo, número de pássaros mortos por gatos era quatro vezes maior do que se pensava

"Os gatos estão entre as principais ameaças à vida selvagem nos Estados Unidos, matando bilhões
de animais todos os anos - um número muito maior do que estimativas anteriores. As conclusões são de um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Smithsonian de Biologia e Conservação e do Departamento de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos.

Os autores estimam que os gatos são responsáveis pela morte de entre 1,4 bilhão e 3,7 bilhões de pássaros e entre 6,9 bilhões a 20,7 bilhões de mamíferos todos os anos. Publicado no site Nature Communications, o estudo diz que gatos de rua estão entre as piores ameaças, mas gatos domésticos também representam perigo.

Instinto matador
Segundo os cientistas, mais animais estão morrendo nas patas de gatos nos Estados Unidos do que em acidentes em estradas, colisões com prédios (no caso de animais que voam) ou envenenamento. O instinto caçador de gatos domésticos tem sido bem documentado em muitas ilhas mundo afora, em que felinos foram responsabilizados pela extinção de 33 espécies.

Já o impacto dos gatos em áreas continentais tem sido pouco estudado. Por isso, os cientistas fizeram uma revisão dos estudos realizados até então sobre a ação predatória dos gatos.  A análise revelou que o número de mortes provocadas por esses animais era muito mais alto do que o que se sugeria anteriormente. Eles descobriram que o número de pássaros mortos por gatos era quatro vezes do que se acreditava até então. Pássaros nativos dos Estados Unidos estão entre os mais ameaçados, seguidos por animais como  camundongos, ratos-do-campo, esquilos e coelhos.

Esquilos e coelhos
"Nosso estudo sugere que eles (os gatos) estão no topo das ameaças à vida selvagem americana", diz Pete Marra, do Instituto Smithsonian.
De acordo com os cientistas, gatos sem dono – que incluem gatos de rua e os que vivem soltos na natureza ou em fazendas – matam três vezes mais do que os domésticos. Mas eles afirmaram que, ainda assim, seus donos poderiam fazer mais para coibir a ação de seus animais de estimação.
"Esperamos que essa grande mortalidade de animais selvagens incentive as pessoas a manterem seus gatos dentro de casa e sirva de alerta para as autoridades", disse Marra.

A ONG britânica RSPCA, que atua na defesa dos animais, disse que o uso de uma coleira com um sino já reduz em até um terço as chances de um gato conseguir caçar outro animal."

Fonte: BBC Brasil

4 comentários:

  1. Isso é importante e deveria realmente levar á concientização das pessoas á respeito do trato dos bichanos e sua responsabilidade sobre eles. Mas convenhamos, conhecendo o ser humano, será só mais uma justificativa para o extermínio de gatos.
    Portanto, essa como muitas notícias importantes, será tratada como desculpa pelos que odeiam gatos e outros animais. É triste, mas é verdade.

    ResponderExcluir
  2. O ser humano é burro mesmo! É só ter vontade e resolver o problema(governo), e se ater no controle populacional e abandono destes felinos, que soluciona grande parte do mal. E o que me dizem dos chineses que comem tudo que se movimenta, como fica o equilibrio ecológico, o homem não foi feito p comer inseto, ratos, cachorro, gato, larva,etc..etc..etc.. cada animal tem a sua função no ecossistema. Tb tem q ter uma solução.

    ResponderExcluir
  3. O ser dito humano mata bilhões de animais DIARIAMENTE, em vez de anualmente. E aí o que vamos fazer contra o instinto matador do ser humano? Exterminar os humanos nas áreas de maior risco, que tal?
    No fim das contas a notícia acima vai acirrar o ódio aos gatos, as crenças medievais e criar mais problemas para as ongs de proteção e simpatizantes da causa.

    ResponderExcluir
  4. O ser dito humano mata DIARIAMENTE bilhões de animais. E vamos fazer o quê com o instinto matador dos humanos? Sugiro exterminar o predador-mor do planeta, o tal ser humano. Se juntar os ratos e outras caças dos felinos em um mês, não chegamos nem perto da quantidade de ratos e coelhos mortos em um dia nos laboratórios humanos. Se contabilizar o total de pássaros caçados pelos felinos em um mês lá, não chegamos nem longe dos milhares de pássaros mortos no tráfico de aves silvestres só do Brasil (tomando por base as apreensões, fora os que seguem viagem), é só consultar a sos fauna pra se ter uma idéia.
    Ora, faça-me uma garapa com a importância dessa notícia. O predador-mor acusando a arraia miúda de ação predatória...
    Aliás ela tem sua importância: os protetores de lá devem ficar atentos ao aumento de abandono de gatos e atos afins.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪