27/08/2012

SP: produtores doam pintinhos em protesto contra alta da ração

.
Noutro dia postamos aqui sobre os pintinhos enterrados vivos por falta de ração. Estes daí, resolveram doar.... Sinceramente, gente, não sei o que dizer....



"Cerca de 30 mil pintinhos, com um dia de vida, foram distribuídos para as pessoas que passaram pelo Largo do Pará, em Campinas (SP), nesta tarde de quinta-feira como forma de protesto pelo aumento dos preços da soja e do milho, que compõem a ração das aves. Segundo o presidente da Associação Paulista de Avicultura, Erico Pozzer,
o alto custo da alimentação das aves está inviabilizando os negócios de toda a rede produtora, que é formada por pela indústria que compra os pintinhos e pelos produtores, responsáveis por engordar as aves. O abate é realizado após 45 dias de engorda. Segundo Pozzer, o preço nas alturas tem deixado os produtores descontentes.

"A ração das aves é formada por soja e milho. A soja subiu 100% e o milho 50%. Já notamos uma quebradeira no setor", comentou. A insatisfação do produtor vem desde o começo do ano. De janeiro até agora, foram demitidos 3 mil trabalhadores. "A avicultura é um setor que gera muita mão de obra e emprega 50 mil pessoas. Só o Estado de São Paulo produz 13% do frango no Brasil. Mais da metade dos 10 mil produtores se concentram aqui na região de Campinas em um raio de 100 km entre Amparo até Sorocaba", disse.

O consumo de carne de frango é 47 kg por habitante e está bem acima da carne bovina. De acordo com Pozzer, a expectativa é que a queda da produção até este momento seja entre 10% a 12% e a falta pode provocar a alto do custo na prateleira. Ele lembra que há algum tempo havia excesso de carne de frango no mercado e os preços estavam lá embaixo. Pozzer disse que a Associação quer se reunir com os gestores do Ministério da Agricultura solicitando que interceda contra a subida do custo da ração animal para o produtor, o que pode inviabilizar toda a cadeia produtiva.

Pintinhos de um dia
As caixas plásticas com as delicadas aves foram transportadas em um caminhão-baú refrigerado. Expostos à sombra das árvores, começaram a piar e a chamar a atenção. A notícia de que haveria doação de aves foi divulgada pelos meios de comunicação e chegou até cidades vizinhas. O jardineiro Benedito dos Santos ficou até emocionado ao levar uma caixa cheia de pintinhos. "Eu moro em um sítio. Vou fazer um cercadinho para eles e vou deixá-los bem gordinhos", falou.

A autônoma Maria das Neves Oliveira levou 120 pintinhos para uma chácara em Itatiba, interior de São Paulo, que fica a cerca de 50 km de Campinas. "Eu vou cuidar bem deles, não tem problema", falou a mulher. A estudante Mayra Gimenes, 17 anos, apoiou um pintinho na prancha do skate e lamentou não poder ficar com ao menos meia dúzia deles. "O meu cachorro é muito grande e eu não sei, acho melhor não levar".

Fonte: TERRA (tem mais fotos)

2 comentários:

  1. EU QUERO COM TODAS AS MINHAS FORÇAS QUE TODOS ESSES MERDAS DE PRODUTORES MORRAM DE FOME, DE SEDE, ENVENENADOS, ATROFIADOS, SACANEADOS, SEM QUALQUER ASSISTÊNCIA. E AINDA VIVEM ÀS CUSTAS DE FINANCIAMENTOS DADOS COM O NOSSO DINHEIRO, QUE NUNCA PODEM PAGAR !!! E continuam recebendo, a cada ano, mais e mais dinheiro pra financiar essa "atividade" vil e suja!!! Cambada!!!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪