Tem horas que acho que o humano teria o direito de interferir na gênese de uma vida animal por tê-lo retirado de sua vida natural. Mas, logo em seguida me vem a idéia de estar colocando mais um conceito utilitário da vida animal, ou seja, estou provando que animais vivem sem carne. Será que soltos na natureza iriam preferir um tomate a um preázinho? Não sei o que faria se tivesse que matar um boi para dar comida às minhas cachorras... não sei mesmo.... Mas, não sei com que direito estamos tentando modificar a essência dos animais.... acho que pode até ser considerado um abuso já que o homem está responsável pela alimentação do cão na cidade.... Cães e gatos de área rural, caçam o tempo todo, não invadem plantação para comer legumes e nem sobem em árvores para arrancar frutos... ah, sei lá....ainda não fechei com isto não....
Domingo Espetacular - Rede Record - 20/05/12
.
Ficou confuso seu texto, não entendi
ResponderExcluirPra mim este é o pior ponto da questão, na minha opinião animal nunca deveria ter sido domesticado, os humanos fud3r@m com tudo quando fizeram isso, e ai como fica? Nós podemos optar por nos tornar-mos vegetarianos/veganos mas como um vegano vai alimentar seu bicho com carne? Ai acabamos tendo que que "intervir" no curso natural das coisas...mas o erro tá lá no passado...nunca deveríamos ter feito os animais como nossos objetos...
Meu gato adorava alface e outras folhas que eu trouxesse da feira, mas nunca abriu mão da ração com carne na composição. Aliás, tínhamos que tomar muito cuidado com os nossos pratos, porque a nossa gatinha roubou uma coxa de frango do prato do meu marido e tentou roubar um pedaço de peixe do meu prato. Comemos pouca carne, mas não conseguimos ser vegetarianos, sentimos muita falta. Já cheguei a fazer 1 dia de dieta sem nenhuma carne, só com arroz e feijão como fontes de proteína, com bastantes legumes e verduras para acompanhar, mas no dia seguinte, quando cozinhei carne, tanto o meu marido quanto eu, comemos como se tivéssemos passado o dia anterior em jejum... Tentei também usar só leite e derivados (fora do almoço e jantar, porque atrapalha a absorção de ferro), mas sentimos falta de carne. Já provamos proteína texturizada de soja, em forma de almôndegas feitas pela minha mãe, deliciosas, mas a carne ainda fez falta, pelo sabor diferenciado. Já passamos 1 semana só comendo peixes diferentes, mas enjoamos. Só não enjoamos da "semana do frango". Não vamos a churrascarias, porque nos sentimos enjoados se comermos carne demais - não estamos acostumados. Faremos outras tentativas. Mas acho anti-natural forçar os animais de estimação a serem vegetarianos. Beijos!
ResponderExcluirNão sou vegetariana,meu consumo de carne é de uma ,duas vezes ao mes,mas forçar meus cães a serem vegetarianos eu acho demais,são carnivoros de natureza.
ResponderExcluirSei lá gente. Eu particularmente acho que é tudo uma questão de costume. Meus cães nunca gostaram de comer carne crua, uma vez que sempre dei carne cozida ou assada para eles. Quando alguém oferece carne crua eles simplesmente cheiravam e não comem. Eles gostam de bananas e caqui dentre outras frutas doces. É hábito. Eles me veem comendo alguma fruta ou legume e pedem. Então experimentam e se gostam, passam a comer. Quando morava na roça, nossos cães só comiam carne quando meu pai matava porco. Em outros dias, eles comiam arroz, feijão, aipim, leite, pão com requeijão. Tudo colhido ali da roça. Nunca os vi caçando, nem mesmo passarinhos. Os gatos sim, estes de vez em quando flagrávamos eles mirando em algum passarinho e prontamente dispersávamos a ave. E eles comiam um pratão de arroz, aipim, feijão e eram bem gordinhos. A única vacina que conhecíamos na época era a da raiva que eles tomavam uma vez ao ano. E viviam mais de 15 anos sem precisarem ir ao veterinário. Um dia comentei com uma veterinária que era ligada a medicação homeopática, que os cães da roça nunca tomavam estas doses de vacinas para tantas doenças. Então ela me disse: "É, mas naquela época eles não comiam ração". Isto me fez pensar....
ResponderExcluirOs animais parecem estar bem saudáveis!...
ResponderExcluirSempre tive animais e não dava ração. Eles viviam muito mais do que os de hoje. Comentei o fato com o atual veterinário deles e ele concordou que atualmente se vê muito mais casos de câncer, tumores, dermatites e dermatoses, tireoidismo, dentre tantas outras doenças estranhas, que não se viam antigamente nos animais domésticos. Ele também acredita que tudo isso tenha acontecido após o advento da popularização das rações.
ResponderExcluirEu gostaria imensamente de ter mais tempo para cozinhar para os meus animais, como fazia antes, mas com mãe doente e completamente dependente e eu estando em tratamento, fora outros adventos, fica muito difícil conciliar tudo e achar tempo pra cozinhar para eles.
Sempre tive animais e não dava ração. Eles viviam muito mais do que os de hoje. Comentei o fato com o atual veterinário deles e ele concordou que atualmente se vê muito mais casos de câncer, tumores, dermatites e dermatoses, tireoidismo, dentre tantas outras doenças estranhas, que não se viam antigamente nos animais domésticos. Ele também acredita que tudo isso tenha acontecido após o advento da popularização das rações.
ResponderExcluirEu gostaria imensamente de ter mais tempo para cozinhar para os meus animais, como fazia antes, mas com mãe doente e completamente dependente e eu estando em tratamento, fora outros adventos, fica muito difícil conciliar tudo e achar tempo pra cozinhar para eles.
Forçar o animal a ser vegetariano é demais, por isso vejo com alegria a possibilidade da carne de laboratório. Mas, saibam que há animais que preferem vegetais. Eu não acreditava até quem meu gatinho Mijão me provou que sim. Notei que ele se achegava a mim na hora das refeições. E eu não como carne. Queria comer o que eu estava comendo. Um dia, fiz uma experiencia. Coloquei cará num pratinho e carne moída em outro. Ele foi direto no cará. Fiz várias experiencias e ele sempre preferiu vegetais ou legumes. E carne crua? Nem pensar. Tem ainda o caso daquela leoa vegetariana por opção, tendo uma ovelha como sua melhor amiga. Sim, os animais também evoluem.
ResponderExcluirRação é artificial e deve ter muita coisa prejudicial na composição. Mas, os veterinários gostam de dizer que "só se deve dar ração", como se isso sempre tivesse existido.
ResponderExcluirAcredito ser possível tornar um cão ou gato vegetariano, mas tem que ver como.
Sou pela justiça e pela democracia,e não é nada justo nem democrático a matança de animais para alimentar outros animais, humanos ou não. Comer carne é costume, vício, tudo que nosso corpo necessita vem da terra.
ResponderExcluir