Eu seria uma grande cobaia... nojo de "serumano" é comigo mesmo!!! nossos leitores estão cansados de saber.... hehehe...
________
________
"Série de livros e estudos debate as vantagens evolucionárias do sentimento e como ele pode ser usado em políticas de saúde
The New York Times | 04/02/2012 08:00
O nojo é a Cinderela das emoções. Enquanto o medo, a tristeza e a raiva, suas irmãs más e espalhafatosas, arrebatam a atenção dos psicólogos, o coitado do nojo tem sido escondido num canto, largado nas cinzas.
Mas isso não vai mais acontecer. O nojo tem agora seu lugar ao sol, pois pesquisadores estão descobrindo que ele faz mais que causar aquela sensação de enjoo. Ele protege os seres humanos de doenças e de parasitas, e afeta quase todo aspecto das relações humanas, do romance à política.
Numa série de novos livros e num fluxo consistente de trabalhos científicos, pesquisadores têm explorado a evolução do nojo e seu papel em atitudes frente a alimentação, sexualidade e outras pessoas.
Paul Rozin, psicólogo que é professor emérito da Universidade da Pensilvânia e pioneiro da pesquisa moderna sobre nojo, começou a estudá-lo com alguns colaboradores nos anos 1980, quando o nojo não era uma temática importante.
"Ele era sempre a outra emoção", diz Rozin. "Agora é um tema quente."
O que não quer dizer que agora vai usar sapatinhos de cristal -- o que talvez seja melhor, pensando nos caminhos a serem percorridos. De todo modo, seu alcance leva o nojo para além dos domínios do podre e dos excrementos.
Falando na semana passada de uma conferência sobre nojo na Alemanha, Valerie Curtis, que se descreve como "nojóloga" da Escola de Higiene Pública e Medicina Tropical de Londres, descreveu sua emoção favorita como "incrivelmente importante".
Ela segue: "O nojo está na nossa vida cotidiana. Ele determina nossos hábitos de higiene. Ele determina o quanto nos aproximamos das pessoas. Ele determina quem vamos beijar, com quem vamos nos acasalar, perto de quem vamos nos sentar. Ele determina as pessoas que nós evitamos, e isso é algo que fazemos muito".
O processo começa cedo, explica Curtis: "As crianças no parquinho acusam outras crianças de terem pereba. Isso funciona, e as pessoas se sentem envergonhadas quando são objeto de nojo".
Alguns estudos apontaram que pessoas politicamente conservadoras tendem a ter mais nojo que os liberais. E está claro que o que as pessoas consideram nojento elas também tomam como imoral."
Fonte: Ultimo Segundo
.
Sou vegetariana há muitos anos, não gosto de comer bichinhos mortos. Mas até hoje não consigo entender porque eu tenho coragem de matar baratas, pulgas e carrapatos ( fator nojeira em ação???). Renata Mara de BH
ResponderExcluirPlantas sao seres com vida, vc esta errada ao pensar que pode existir sem tirar a existencia de outros enfim logicamente se quer causar um menor impacto em eliminar a vida dos seres vivos vc devia pensar em o que vale mais alimentar-se de mais de um ser ou uma pessoa pessoa somente se alimentar de varios seres ? .. vegarianos sao farsa e o seu motivo de ser vegetariana esta equivocado.
Excluirnao tem coragem de comer bichos mortos.. interessante! e vivos?? kkkk
ResponderExcluirTenho nojo de pessoas. E odeio qualquer tipo de contato.
ResponderExcluirPlantas tambem tem vida e é mais facil tira uma vida para se alimentar ou alimentar varias pessoas (j que é nescessario para nao morrer) do que uma só tira varias vidas para o mesmo fim.
ResponderExcluirPlantas tambem tem vida e é mais facil tira uma vida para se alimentar ou alimentar varias pessoas (j que é nescessario para nao morrer) do que uma só tira varias vidas para o mesmo fim.
ResponderExcluirTenho nojo de uma pessoa que é sustentado pela mulher, não dar carinho aos filhos,trai a mulher pela internet, maltrata ela verbal e ela ainda chora por ele.
ResponderExcluirEu fico enojada dessa citação, e convivo com eles o que Fasso? Me ajude.