20/09/2011

UM PEDIDO DE REFLEXÃO SOBRE O CASO DO CÃO SANTIAGO

Galera, estou publicando a mensagem que o Fábio, o dono do cãozinho Santiago, nos enviou pelo blog. Apesar de publicar todos os comentários dos leitores, queria lembrar, amigos, que não estamos brigando com a cinofilia neste momento, mas, contra a negligência da GOL.

Ou seja, alguém pagou pelo transporte de 3 animais e um dos animais morreu por falta de atenção. Ponto. Se o dono do cão é ou foi criador, não deveria nos interessar. O que importa é que o Santiago morreu e o preço a ser pago pela negligência, deve ser alto. Para mim o cão Santiago é um animal por quem devemos pedir justiça. Se a empresa GOLLOG oferece este serviço e ilude que os cães ficarão bem, tem que pagar por esta ilusão.

Precisamos entender que ninguém é igual a ninguém e nem todos tem as informações que temos. Somos um percentual que nem entraria numa estatística de população bem informada sobre direito/exploração animal. O fato de "eu não faria isto ou aquilo" não deveria vir primeiro do que o fato de que um cão morreu por negligencia de uma empresa que cobra alto por serviços de transporte, entendem?

As razões apresentadas pelos leitores são compreensíveis (e eu assino todas elas), mas, não devem tirar o foco da questão. Se isto aconteceu com um dito criador (ele nega, tomando por critérios do que é ser vendedor de animais), poderá acontecer com qualquer outro bicho de pessoa desinformada sobre os "desastres" da GOL. Precisamos juntar esforços para a punir a GOL por ter deixado morrer um animal, por deixar fugir outros animais, etc etc.etc

Confesso ficar meia decepcionada por achar que a morte do cão Santiago não merece nossa indignação porque era de um "criador". Não deveríamos julgar o sentimento das pessoas achando que o caso da Nair ou do Maicom é maior ou menor do que do Fábio só porque ele foi handler, conhece o mundo de exposição de cães e vive de tosa de animais....

Peço uma reflexão maior de todos nós e, de joelhos, peço perdão por estar pedindo tal reflexão. Podem me esculhambar que eu publico, tá? kakakaka... Leiam a mensagem do Fábio.


"Sou Fábio, dono do Santiago. Gostaria de avisar que nós vamos processar a Gol, não podíamos dizer no domingo porque o advogado estava juntando as papeladas, mas isso vai ocorrer sim! Não tenho como obrigá-los a acreditar no amor em que eu sentia pelo Santiago, mas estamos sofrendo, pois ele fazia parte da minha família. Pedi que eles fossem transportados comigo, minha mulher e nossa filha, mas eles não deixaram. Quando falei na entrevista que o Santiago já deveria estar passando mal, me referi antes de ele embarcar, não quando estava comigo. Ele ficou 8 horas com a Gol, e eu quis dizer que de repente ele já estava passando mal antes de entrar no avião, mas eu infelizmente não tinha como saber. Nada vai trazer o Santiago de volta, mas acredito que uma empresa como a Gol só aprende quando dói no bolso dela. Já juntamos todas as provas que temos (fotos, vídeos e laudos) que comprovam a negligência da Gol e estamos dando entrada no processo. Mais uma vez agradeço pelo espaço e espero que as empresas aéreas vejam os animais com mais carinho porque eles não sabem se defender."
_________________

DESTAQUE DO NOSSO LEITOR (matéria de 2005 - fato ocorrido em 2003)
Gol é condenada a indenizar dono de cachorro morto durante vôo
________________

POSTAGENS DE REFERÊNCIA:

- "FALA BICHO" ENTREVISTA FÁBIO DOS SANTOS, DONO DO CÃO SANTIAGO
- MAIS UMA VÍTIMA DA GOL?

_________________
NOTA DA EDITORIA:
não publicaremos nenhum comentário desrespeitoso ao Sr. Fábio que foi gentil em dar uma entrevista para todos nós.
.

29 comentários:

  1. é claro que NÃO interessa se o dono do cão é criador ou nao. O que interessa é que essa "empresinha" se propõe há tempos a executar um serviço para o qual já se mostrou completamente incapaz. O pobre Santiago nao tem culpa de nada, agora está morto por causa da NEGLIGÊNCIA da Gol e esta deve ser sim, punida! Ainda bem que os donos já estão entrando com o processo. E que ganhem, e tirem um bom dinheiro dessa empresa.

    ResponderExcluir
  2. Ana Roggia - Porto Alegre20/09/2011, 14:09

    Concordo integralmente com a tua opinião, Sheila.
    Só gostaria de acrescentar que além dos gatos Esquilo e Maicon, em Porto Alegre, foi extraviado o gato Toddy em 13/01/2011 e até agora não foi encontrado. Somente não teve a mesma repercussão do que o cãozinho Pinpoo.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo... O passo certo para que se comprometam a dar valor as vidas alheias, sejam elas humanas ou animais, pois assim, com muita repercussão, o serviço deles fica debilitado pela incredibilidade.
    Sei bem o que significa perder um "amigo", só não posso imaginar o quanto dói perder um animal da família numa condição grotesca como essa relatada.
    Desejo sorte e muita sabedoria ao enfrentar grupos ricos, influentes e manipuladores, se é que me entendem...
    Não esqueçam de nos informar quanto ao andamento do processo, para que possamos vibrar a cada passo na direção da vitória cabal.

    ResponderExcluir
  4. Sheila,
    não estou sabendo detalhes do caso do Santiago, mas já entendi o enredo. Aconteceu algo muito parecido comigo, mas felizmente meu cãozinho sobreviveu.
    Quando fui buscar meu cachorrinho, na época com 2 meses, no setor de cargas do Galeão, fui esperando abrir a portinha da caixa de transporte e ser recebida com lambeijos e rabinho abanando, ou quem sabe um cãozinho com medo. Meu cão estava completamente em estado de choque. A casinha estava quente igual uma sauna, ou seja, ele foi mal acondicionado pela cia. aérea, que se não me engano também foi a Gol! Será que é tão difícil assim, essas cias aéreas cuidarem de um pequeno cão??!!
    O criador de meu cão errou também: deu vermifugo e vacina no dia da viagem. A viagem foi muito longa. Saiu de Porto Alegre no fim do dia e só chegou ao RJ na manhã do dia seguinte, você acredita??!!!
    Se algum dia eu comprar outro cão, vou eu mesma buscar de avião, carro, jegue, o que for, mas não dá pra confiar nessas cias aéreas...

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com a Sheila, pois o que está em discussão não é o mérito do Fábio criar ou não cães, porém o fato de um cão ter morrido por falta de cuidado da empresa aérea. Quando mudei de Porto Alegre para Fortaleza, trouxe meus 5 cães pela Gol, pois infelizmente me parece que é a única empresa que transporta animais. No momento em que contratamos o serviço somos obrigados a assinar um documento nos responsabilizando caso o animal saia da caixa de transporte e dê algum prejuízo a terceiros. Porém ao perguntar qual era a responsabilidade da empresa em relação aos meus cães, se eles chegariam bem, tendo em vista que teria conexão, me disseram que não se responsabilizavam. Enfim, paga-se muito caro, pois a minha cachorra maior teve um custo de R$2.300,00, e não se tem garantia nenhuma de que o cão chegará vivo ao destino. Isto é um absurdo que deveria ser visto inclusive pela lei do consumidor. Não tem dinheiro que pague a vida de um ser de nossas famílias, entretanto a Gol tem que entender que animais são vidas e não mercadorias.

    ResponderExcluir
  6. Sheila, mais uma vez estamos em sintonia. foi exatamente o que escrevi no Atitude Animal e tenho tentado fazer com que as pessoas compreendam nas redes sociais. Não sou amigo do Fábio, nem pretendo ser, mas o mais importante nesse momento é a questão do cão que morreu e dos muitos que ainda possam vir a morrer, caso nada seja feito.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. oi pessoal, bom eu tenho lido e acompanhado o caso pelos noticiarios online e pelo blog. Concordo que devem sim processar a gol pela morte do Santiago... se isso acontecesse com 1 dos meus gatos eu ficaria louca.... independente se o dono do cão é ou não criador ou vende filhotes não vem ao caso, mesmo pq isso seria um problema só dele... me chateia ver q as pessoas só sabem julgar os erros, mas NINGUEM é capaz de ajudar com uma palavra amiga ou de apoio.... qdo meu labrador morreu por maldade alheia chorei mto por um bom tempo... um ser irracível deu veneno para todos os cães da rua pq a esposa foi visitar alguma amiga e o cachorro dessa amiga pulou nela para agradar e a mesma caiu e perdeu o bebê, mas a ignorancia foi tanta q sem saber quem era o cão ele matou a todos da rua.... eu fiquei com a dor e a perda.... e ele pagou pelo q??? então processem sim a gol, pois no seu caso foi o DESCASO e INCOMPETENCIA q fizeram seu cão morrer... fiquem com Deus e espero que tenham ganho de causa
    Danielle

    ResponderExcluir
  8. fabiola ottati20/09/2011, 14:38

    concordo plenamente com a fala da Sheila e mando meu apoio ao Fábio tambem, estão todos agindo da maneira certa!

    ResponderExcluir
  9. Sheila, concordo com tudo o que você escreveu em gênero, número e grau. Meu foco é na morte de Santiago, e por isso evito de falar o nome do dono e sua profissão - agora refletindo na resposta deles, quem sabe se por exatamente o cão ser desse pessoal, SERÁ AGORA QUE VAMOS CONSEGUIR DAR UM BASTA NESSE MALTRATO AÉREO.

    ResponderExcluir
  10. Tem de processar sim e reivindicar os direitos, mesmo não trazendo o cão amado de volta...Eles dizem que onde o animal viaja é confortável e tem ventilação, mentira, é muito quente, o animal passa mal, sei disso pois já levamos um q tiramos da rua, castramos, cuidamos e amiga levou pro CE, o bichinho chegou muito mal e super quente...Isso ocorre em todas viações, precisam nos dar o direito de viajar o cão ao lado, mesmo que pague uma passagem do bco ao lado...Se a pessoa o esta levando é porque tem amor, e queremos respeito aos nossos sentimentos...

    ResponderExcluir
  11. Sabe oq é mais engraçado??? Os comentários que a gnt escreve contra a opinião da dona do blog que não são aceitos por ela... estranho, né?! Se vc não que as pessoas tenham opiniões contrárias as suas, querida, não tenha um blog! Isso é pré requisito para quem quer ser ouvida: aprenda a ouvir!
    FÁBIO OPORTUNISTA! Quer ganhar dinheiro sem fazer esforço!

    ResponderExcluir
  12. sheila moura20/09/2011, 15:26

    Espontânea
    por favor, escreva para meu e-mail para conversarmos a respeito do seu caso - obrigado - falabicho@falabicho.org.br

    ResponderExcluir
  13. sheila moura20/09/2011, 15:32

    Anõnimo - Eu não publico as coisas que vc. me manda porque nossos leitores não merecem ler as imbecilidades que vc. me manda. Hoje, publiquei duas... só para vc. ficar feliz e ir fazer alguma coisa útil... mas, já vou tirar já já.... aproveite um pouquinho o prazer de se ver em nosso blog.... ô criatura pequena, baixa, cruel, desnivelada... vai arrumar o que fazer!!!!

    ResponderExcluir
  14. Andréa Neves20/09/2011, 15:50

    NÃO SOU A FAVOR DE CRIADORES, MAS NESSE CASO O QUE IMPORTA É A VIDA DO ANIMAL, AGORA CÁ ENTRE NÓS, COM A MUDANÇA DE HORÁRIO DO VÔO, SABENDO QUE O BICHINHO JÁ ESTAVA ENGAIOLADO DESDE ÁS 5 DA MANHÃ, FALA SÉRIO, EU CANCELAVA TUDOOOOOOOOOOOOOOOOOO, MAS TIRARIA OS MEUS CACHORRINHOS DE LÁ, ATÉ POR CONTA DA ANATOMIA DELES QUE NÃO É PERFEITA, ELES NÃO SUPORTAM O CALOR E RESPIRAM MAL...
    MAS COMO A GOL ATRASOU TUDO E NÃO RESPEITA OS ANIMAIS, TAMBÉM TEM QUE PAGAR E MUITO CARO PELO DESCASO...

    ResponderExcluir
  15. Andréa Neves20/09/2011, 16:44

    OLHA SÓ! SE O TAL DO FABIO É CRIADOR OU NÃO, NINGUÉM AQUI É A PALMATÓRIA DO MUNDO, E ISSO SINCERAMENTE É O QUE MENOS IMPORTA, ESTAMOS AQUI PARA DIVULGAR E PEDIR PUNIÇÃO PARA A GOL QUE DIA APÓS DIA COMETE MAIS ATROCIDADES CONTRA OS ANIMAIS, EU NÃO TÔ NEM AÍ PARA A CARA DO FABIO, NÃO QUERO CONHECÊ-LO, MUITO MENOS ACESSAR SEU FACEBOOK, ATÉ PQ, GRAÇAS A DEUS EU NÃO TENHO ESSE TRECO, ENTÃO POR FAVOR, VAMOS UTILIZAR O ESPAÇO COM INTELIGÊNCIA E USAR NOSSA LÍNGUA E FARPAS PARA QUEM DE DIREITO, OU SEJA A GOL, A DONA DO BLOG, MINHA AMIGA PESSOAL, SHEILA MOURA, APENAS ESTÁ PRESTANDO UM IMENSO FAVOR A TODOS NÓS AMANTES DE ANIMAIS E NÃO MERECE SER AGREDIDA VERBALMENTE...

    ResponderExcluir
  16. NÃO INTERESSA SE O SAFADO É CRIADOR OU NÃO. O QUE INTERESSA É QUE MAIS UM ANIMAL MORREU POR INCOMPETÊNCIA DA GOL!!! FUGAS, MORTES, O QUE É ISSO???? ONDE ESTÁ A RESPONSABILIDADE DESSA EMPRESA?????

    e SHEILA DEIXA O ANÔNIMO FALAR AS BESTEIRAS DELA (APOSTO QUE É MULHER), POIS SE FOR BESTEIRA MESMO OS LEITORES A COLOCAM NO SEU DEVIDO LUGAR.

    ResponderExcluir
  17. Sheilinha querida, não te incomodes com comentários de pessoas que querem só criticar e nada acrescentar.
    Folgo ao saber que o Fábio vai sim tomar a atitude mais correta que é processar esta "empresa". Bom mesmo que todos façam doer no bolso destes irresponsáveis. A morte cruel de Santiago não tem preço, mas que seja a última - assim espero. Nao vou é claro criticar o Fábio - ele sabe o que faz e espero que o amor pelos animais seja o foco deste menino.
    Justiça é que desejo.

    ResponderExcluir
  18. Estou com vocês Fábio! Já enviei um e-mail de repúdio a GOL sobre o caso de seu cãozinho. Eles ainda não me responderam nada, e tavez nem respondam, mas disse além de outras coisas, que esse assunto do Santiago já estava rodando por todas as redes sociais, e que isso não ficaria bem para uma companhia aérea.

    ResponderExcluir
  19. Também acho que aqui o assunto não é de quem cria, adota ou compra, mas sim de um animal que morreu por negligência da companhia aérea, e sabemos de várias histórias dessas que tiveram um final bem infeliz. Também sou contra criar animais para vender, mas não posso julgar o dono de Santiago um oportunista, pois não o conheço, e nem me cabe isto.

    ResponderExcluir
  20. Achei muito bom esse esclarecimento, quando li alguns comentários reparei essa questão. Acho que há todo o tipo de vendedor, criador, bem como de dono, essa posição não torna ninguém melhor ou pior, na verdade isso depende do caráter de cada um.
    Realmente havia ficado triste ao ouvir o Fábio na entrevista falando na dúvida sobre mover uma ação contra a Gol, mas ainda bem que seu relato não condizia com a a realidade.
    Espero sim que a Gol seja punida. Como consumidora, farei a única coisa que está ao meu alcance, caso um dia eu necessite, não transportarei meus cães pela Gol.

    ResponderExcluir
  21. Ah! Apesar de nada remediar a dor e a saudade devido à perda do Santiago, espero que o Fábio vença essa luta, pois essa empresa bagunçada e desrespeitosa tem que ser punida.

    ResponderExcluir
  22. Ola gente, confesso a voces que viagem de aviao apenas com caco na cabine. no brasil apenas a tam e azul fazem o transporte na cabine.
    outra coisa alguem tem o contato do dono do cachorrinho santiago?
    aqui na bahia teve um caso igual a esse em 2003. um cao morreu durante uma viagem de salvador a sao paulo
    o dono um advogado ganhou 20 mil reais de indenizaçao em 2005.
    vejam link: http://correiodobrasil.com.br/gol-e-condenada-a-indenizar-dono-de-cachorro-morto-durante-voo/78695/

    ResponderExcluir
  23. Eu acho que deve processar sim.A GOL tem obrigação de cuidar de seus clientes.O cãozinho pagou a passagem (seu dono,claro) e merece respeito como qquer outro cliente.

    ResponderExcluir
  24. Sheila,

    Concordo em gênero, número e grau com você. Poderia ser qualquer animal, não importa se é de criador ou não, é um animal, é uma vida. A Gol oferece um serviço, pelo qual cobra muito bem cobrado, e deve assumir toda a responsabilidade por ele, e devolver o animal nas mesmas em que o recebeu. Não existe nada que a exima dessa responsabilidade. Ou a empresa tem condições de prestar um serviço, ou não tem e enfia a viola no saco e diz claramente que não tem condições de transportar animais com segurança e conforto. É isso.

    Abraço,
    Nanci

    ResponderExcluir
  25. Me retive em falar sobre a entrevista do dono do santiago. Estava muito abalada com a morte desse animal. Fui informada logo após o ocorrido, por pessoas que estiveram junto com eles. Achei muito estranho o fato dele não processar a gol, mas agora eu entendo. Quanto ao amor dele por seu animalzinho, nunca coloquei em dúvida, ele e sua familia devem estar sofrendo muito. Acho que o ministério público devia acompanhar esses casos que acontecem na gol. Chega de animais sumindo e morrendo.

    ResponderExcluir
  26. Fico impressionada com a reação de indiferença segura que a Gol sempre aparenta ter. Ela sabe que nada vai acontecer pra ela... Por que?

    Celia

    ResponderExcluir
  27. Estou com você e não abro. Senti muito pela morte do Santiago, e pelas tantas outras que nem temos conhecimento. Se todos usassem seus direito de cidadãos muita coisa não aconteceria. Processo a Gol junto com Fábio de coração.

    ResponderExcluir
  28. Cristina Calixto24/09/2011, 02:50

    O fato do Sr. Fábio ser criador não me diz respeito. O que interessa é o fato do animal ter morrido. E, cá pra nós, se ele fosse o tipo de criador que cansamos de ver por aí, por que diabos se importaria com o fato e ter o trabalho de processar a GOL?

    O fato´que deve nos mover é a falta de respeito dessa empresinha de merda que se compromete a não fazer determinada coisa com um monte de testemunhas, e torna a fazer.

    Também não acredito que ela vá sentir no bolso, porque é uma empresa de grande porte, cujos aviões são ridiculamente desconfortáveis, com assentos extremamente apertados e sufocantes, e só pensam em faturar mais. Sorte do passageiro que ainda não liberaram as viagens em pé, porque eles seriam os primeiros a superlotarem as aeronaves.

    o fato é que uma vida se foi, seja ela de criador ou não. Não vou julgar se o Sr. Fabio é criador ou não. O fato é que ele se importa e espero sinceramente que ele tenha um super advogado, bem malvado mesmo, para arrancar até as cuecas dos donos da GOL. Apenas penas exemplares fazem com que as coisas mudem. Chega da Justiça passar a mão na cabeça desses empresários megalomaníacos e viciados em ganhar a qualquer custo.

    Torço sinceramente por uma indenização justa e milionária. Sei que não devolverá a vida do pobre cãozinho, mas que faça a empresa finalmente se comportar conforme o preço pago por seus serviços e pelo qual muitos clientes esperam.

    ResponderExcluir
  29. SHEILA SUAS CONSIDERAÇÕES SÃO POERFEITAS EM MINHA OPINIÃO IRRETOCÁVEIS...ASSINO EM BAIXO...ABRÇS TANIA

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪