16/03/2011

CASO PINPOO, CÃO SUMIDO NO AEROPORTO DE PORTO ALEGRE

PARA ESCLARECER:

- segundo entendimentos jurídicos, nesta situação toda não há crime. Porém, haveria necessidade do envolvimento da polícia para apuração dos fatos posto que, tais investigações, comprovariam que não houve dolo. Por exemplo: se alguém tivesse gostado do cãozinho e o tivesse roubado? é crime. Entenderam? Portanto, p´ra mim seria imprescindível a apuração policial, mas, quem sou eu, né?

- vamos lembrar sempre que não há diferença entre um cão e uma mala perante a lei. Animal é "coisa" e a legislação que o atende é a mesma dada a um bem coisificado, entenderam? não adianta ninguém espernear, é assim. "Carga viva" não quer dizer absolutamente nada. É carga só.

- a Dra. Camila, delegada do Posto da 24ª DP de POA, que foi muito gentil e se mostrou interessada, não gostou da publicação da conversa que
tive com ela, embora eu tenha pedido, por três vezes e ela o dado, autorização para faze-lo. Considerou que eu feri a intimidade, mas, na verdade eu apenas conversei com uma funcionária pública em pleno exercício de suas funções. Para evitar qualquer mal entendimento, tirei do ar. Aliás, ela informou, através de e-mail, que estudou o caso e concluiu: que não há crime já que não houve dolo; que não houve intenção de causar sofrimento ao animal; que não há testemunhas e que a vítima ainda não se manifestou perante a delegacia.

- bem, Dra. Camila está corretíssima quando me chama atenção sobre minha intromissão e eu vou, apenas, ocupar o lugar de uma interessada em ajudar. É tudo. O que vou continuar a fazer, é a reivindicação inicial à ANAC e às empresas de aviação que reformulem as condições de transporte de animais. Que eles tenham compartimento especial dentro das aeronaves, que haja um treinamento adequado dos seus funcionários para tais serviços e que, principalmente, haja uma grande multa em casos de negligência como este da GOL.

- publico o e-mail que a D. Nair nos mandou hoje, lamentando o sumiço do Pinpoo e insistindo que ela consulte um advogado e procure a delegada que se mostrou interessada para uma apuração do que houve com o cão dela. Se houve morte do cão e a GOL não quer assumir? Só mesmo uma delegacia para apurar... concordam nossos leitores entendidos em legislação?



"----- Original Message -----
From: Nair Flores
To: falabicho@falabicho.org.br
Sent: Wednesday, March 16, 2011 12:45 PM
Subject: mais um alarme falso sobre o meu Pinpoo

Scheila,
minha vida está um filme de terror...Na clínica veterinária a gollog me deixou 2 termos: um se eu chegasse a conclusão que não era meu pinpoo. Assinando eles viriam buscá-lo e eu nã teria mais direito de chegar perto do cão. O outro que mesmo na dúvida, se eu retirasse o cão, a empresa não teria mais nenhuma responsabilidade com o caso, citando artigos e e códigos de lei que não entendi. Como depois de lavado e medicado, ele ficou normal, continuou não me reconhecendo e seu pelo ficou um amarelinho quase branco e meu pinpoo tem um pelo grosso só na parte dorsal, que vai da cabeça ao rabo de cor mais escura, esse não tinha o pelo é todo macio, são coisas que não se transformam em 2 semanas. mais uma frustração. Dali me dirigi ao meu médico para ver como estava meu pé, para meu desespero, o pé além de inchado, estava totalmente preto, o que me levou a ir até a minha casa para pegar uma bota que substitui o gesso. voltando tarde da noite. Não encontrei teu telefone por isso estou te enviando esse email. Vamos partir do zero e encontrar meu pinpoo. Obrigada por tudo. Bjs Nair"

38 comentários:

  1. Adriana Poli16/03/2011, 15:36

    Não entendo pq a Dna Nair não foi a delegacia. Com tanta divulgação, será que ninguem viu o Pinpoo?? Bom, acima de td é válida a discussão sobre as leis, sobre as condições de transportes de animais. Esse drama da Dna Nair, deve pelo menos provocar mudanças positivas no que diz respeito ao trato de animais domesticos. Eles não são coisa não. Pra mim, a Gol é a responsável sim. Se não houve intenção, houve negligência.. isso não conta????

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, não consigo entender, até agora a Dna. Nair não fez nem um B.O.?????????????????????????????? Por que o tio dela, o mesmo que levou o cão ao aeroporto, e que é advogado, não toma a frente do caso????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  3. Como eu havia comentado antes minha amiga Sheila, se eu fosse a dona do Pimpoo já teria ido a uma delegacia par parte para que fosse apurada a verdade, mas com a mentalidade própria do "cerumano": não vai dar em nada... é que as coisas não acontecem mesmo.
    Quando a falta de animo e o medo forem deixados de lado, os maus tratos sumirão da face da terra.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. E o que vai acontecer com o coitadinho do cachorro que não é o Pinpoo mas que também merece ter um lar? Será que vai para a rua de novo, gente?

    ResponderExcluir
  5. Scheila, e esse outro cachorrinho, não reconhecido pela D.Nair (nem seus veterinários ? Será que o viram?)
    Se não é o Pinpoo, o que a Gol fará com ele ? Pelo que li, dois termos teriam sido apresentados, não assinando, o que farão com este outro cachorrinho ?

    ResponderExcluir
  6. Estranha a conclusão da delegada quando ela diz que "não houve a intenção de causar sofrimento ao animal" ... será que os imbecis que o soltaram(ou quando o cão se soltou, como insistem em afirmar) imaginaram que ele estava somente dando um passeio? Podem não ter feito propositalmente mas eles eram responsáveis pelo animal até a chegada ao destino e, se houve um "acidente", o mínimo seria socorrer o acidentado, neste caso, tentar resgatar o animal que estava sob a tutela do empresa. Não houve tal fato - portanto,houve a intenção de de sofrimento sim..

    ResponderExcluir
  7. CONTINUO DIZENDO QUE DEVERIAM OBRIGAR O AEROPORTO A CEDER AS IMAGENS DE PISTA JÁ QUE HÁ TESTEMUNHAS QUE VISUALIZARAM O CÃO CORRENDO PELO AEROPORTO.
    EU ACHO SUPER INADEQUADO O MODO COMO ESSES ANIMAIS SÃO TRANSPORTADOS, SE SÃO DE ESTIMAÇÃO, PQ NÃO PODEM VOAR JUNTO A SEUS DONOS EM CAIXAS MESMO, OCUPANDO UMA POLTRONA, SIMMM PQ, SERIA MUITO MAIS CÔMODO AOS DONOS QUE SEUS ANIMAIS VIAJASSEM COM ELES, DESEMBARCASSEM COM ELES, ASSIM, SEUS PRÓPRIOS DONOS QUE SERIAM RESPONSÁVEIS PELOS SEUS ANIMAIS EM TRÂNSITO. QUAL DONO NÃO PAGARIA UMA PASSAGEM NORMAL PARA SEU QUERIDO IR AO SEU LADO? EU PAGARIA SORRINDOOOO!!!! GRAÇAS A DEUS NUNCA PRECISEI, MAS PAGARIA. ACHO UM ABSURDO O ANIMAL PASSAR POR TODO ESSE STRESS. QUE HORROR VIU. SE O ANIMAL SUMIU, PRA MIM ISSO É UM CRIME SIM, UM CRIME HORRIVEL CONTRA ESSA FAMÍLIA QUE ESTÁ EM DESESPERO. E O ACIDENTE COM O PÉ DA DNA NAIR??? QUEM PAGA A CONTA TB??????????????
    BJS
    REGINA SARACENI

    ResponderExcluir
  8. Estranho é que ninguém viu nada no aeroporto, era pra ter visto..como é a Gol sabia do sumiço dele quando a D Nair ainda estava no vôo?Ela foi avisada durante o vôo, não foi? Alguma coisa deve ter acontecido e eles estão omitindo, porque não entendo como a companhia descobriu a falta da "carga" do Pinpo durante o vôo...Agora,, e esse cãozinho que apareceu, o que será dele?

    ResponderExcluir
  9. Que história esquisita!
    Sem BO,cão parecido mas sem dono.....onde a Gol arrumou esse caozinho?

    ResponderExcluir
  10. É revoltante essa ameaça da Gol de que ou ela não reconhece e nunca mais poderá vê-lo, ou, se retirá-lo, ainda que em dúvida, a empresa se exime de responsabilidade em relação ao caso.
    É vergonhoso e frustrante. Isso mostra que o episódio não alterou em nada o desprezo da empresa pelos animais.

    ResponderExcluir
  11. Queridos,

    Não consigo nem imaginar o desespero da D. Nair. Só devo lembrar o seguinte o Dono da Gol linhas aéreas é um sujeito que responde processo por ASSASSINATO. Ou seja, é um ser dito humano, que não respeita a VIDA, nem de seres humanos, quiçá esperar deste ser, que ela entenda o que representa a vida de uma animal, que com certeza carrega consigo muito mais vestígios de humanidade.
    D. Nair transmito a Senhora o meu mais profundo pesar, nossos "filhos" são as nossas almas. Um beijo muito grande no seu coração e muita força para atravessar este filme de terror.
    Débora Rego

    ResponderExcluir
  12. karina medaglia16/03/2011, 18:01

    como não houve dolo? me corrijam se eu estiver errada, dolo é qdo não se tem a intenção mas mesmo assim acontece,por ex. homicidio doloso é qdo apessoa não tem intenção de matar mas mata assim mesmo, a gol não tinha intenção de sumir com o cachorro mas sumiu e dai? fica por iso mesmo? a dona nair tinha que ir até lá conversar e pedir o relatorio da delegada ja que este é o parecer dela, e se fosse uma mala de dinheiro como ja disseram, ai seria crime o sumiço?

    ResponderExcluir
  13. Esquisito mesmo... muitos "porquês" sem respostas... Enfim, mais uma vez, teremos uma indigesta PIZZA como resultado de um triste episódio. Não precisa ser vidente, para saber que tudo acabaria assim. Desejo apenas que o Pimpoo não sofra (ou tenha sofrido), onde quer que ele esteja. ANA LUCIA

    ResponderExcluir
  14. A polícia fica jogando ping-pong, e, nesse caso a vítima deve se manifestar perante quem exatamente? Perante o Papa? Essa ainda é a polícia da ditadura, não está aí pra servir o cidadão, somente pra proteger figurão. Não passam de segurança particular paga com dinheiro do nosso bolso.

    ResponderExcluir
  15. Essa D. Nair me parece meio biruta ... eu hein!

    ResponderExcluir
  16. karina medaglia16/03/2011, 19:00

    corrijindo meu comentario, não houve dolo como afirma a delegada mesmo pq dolo é a intenção de cometer o crime e isto a gol não tinha, mas houve culpa ou seja por negligencia, ou sei la´o que, então se tem culpa tem que ter punição
    ainda insisto que a promtoria deveria entrar neste caso, os funcinarios pensariam duas vezes antes de mentir na frente do promotor, e o promotor teria autoridade pra obrigar a policia civil a investigar o caso
    o promotor tbém teria autoridade pra pedir as imagens gravadas pelas cameras do aeroporto, isto provara que houve negligencia e incompetencia da gol e demais empresas envolvidas que não fizeram nada pra resgatar o animal em segurança!
    estou cada vez mais indignada!

    ResponderExcluir
  17. Karina,

    Dolo é quando se TEM a intenção de praticar o fato.
    Se fala em culpa ou crime culposo quando mesmo SEM ter intenção de praticar o fato, o agente por questões de imperícia, negligência ou imprudência o faz.

    Olívia.

    ResponderExcluir
  18. Yvel Mara Aneli16/03/2011, 19:37

    Alem de lutar pela melhora no transporte não seria melhor lutar pela "descoisificação" dos animais no transporte,alias aquelas leis usadas para evitar a venda de animais/transporte de animais silvestres inadequadamente-sem a autorização do IBAMA não poderia talvez ser usada?Temos que DESCOISIFICAR os animais!

    ResponderExcluir
  19. SR OU SRA ANONIMO, COMO PODE AFIRMAR QUE D. NAIR É MEIO BIRUTA......ELA AMA O SEU CÃOZINHO
    E REALMENTE DEVE ESTAR SENTINDO A
    FALTA DELE, ALÉM DA PREOCUPAÇÃO PELO BEM ESTAR DO MESMO.
    TALVEZ SE O ANONIMO, PERDER ALGUEM
    QUE AME, TAMBÉM PODERÁ SER CHAMADO DE BIRUTA. E ENTENDERÁ O QUE
    D. NAIR ESTÁ PASSANDO. MARILENE ALVES

    ResponderExcluir
  20. D. Nair ainda não registrou B.O.? Não estou entendendo nada desta história. Caso bastante intrigante. Começo a achar que este cão está morto e a tal cia. quer mais é se livrar da responsabilidade. Porque ninguém da família dela a ajuda? Vejo que ela se encontra pressionada. Valha-me Deus...

    ResponderExcluir
  21. anselmo padula16/03/2011, 20:53

    Dá pra entender? A delegada autoriza publicar, depois nao gosta que publicou.

    Por que a mulher nao fez um B.O. ainda? É preciso ter as imagens de todo o aeroporto. Se fosse uma criança a repercussao seria outra. O CAO SUMIU DIA 2DE MARÇO!
    Parece que os protetores estao mais preocupados que ela. Em situaçao de stress momentâneo é normal vc confundir seu cao com um parecido. Eu, e creio que muitos já passaram por isso, mas passado o stress é claro que vc sabe se é ou nao seu cao. Estranho ela estar em dúvida até agora.

    ResponderExcluir
  22. Sheila independentemente do Pimpoo ser encontrado, esse novo cachorrinho parecido com o nosso amiguinho deveria ser adotado pela sra. dona do Pimpoo. Vamos fazer uma campanha para ela adotar esse pobrezinho que trouxe tanta esperança para ela. Eu tenho 4,mais 1 no escritório, senão adotaria. Eunyce

    ResponderExcluir
  23. Andréa Neves16/03/2011, 21:20

    Realmente gostaria de saber o que está faltando para a Dona Nair registrar a queixa em uma DP, e quanto a Drª Camila, entendo perfeitamente, apesar de ter autorizado a publicação da entrevista, deve ter acessado o blog depois aí ouviu o monte de asneiras que disse e se revoltou, deve ser muito chato mostrar para um monte de gente ao mesmo tempo que não se sabe nada de nada, é uma pena Drª Camila que o seu melhor seja isso... Espera um pouquinho mais! Decepcionando a postura das OTORIDADES!!!

    ResponderExcluir
  24. A Dna Nair fez o B.O., a polícia é que não quer nem saber. Quanto à ela poder adotar esse cão, não pode. Se fizer isso vai ser obrigada a assinar um termo reconhecendo o cão como o Pinpoo, inocentando e isentando a Gol do caso e perdendo a chance de ter ajuda na busca (mesmo que mínima) do verdadeiro. Ou seja, não é tão simples assim.. A Gol deve ter um exército de advogados fazendo pressão sobre esse caso, o que mostra que estão apavorados, caso contrário jamais viriam com um documento absurdo desses. Eles sabem o quanto têm a perder. Ela poderia adotar esse cão através de outra pessoa, mas se os advogados descobrem, vão argumentar que ela quis driblar a assinatura do documento. Ela precisa urgentemente constituir um advogado antes que a Gol passe a responsabilizá-la pelo caso (eu não duvidaria). E, ELA AINDA PRECISA DA NOSSA AJUDA.

    ResponderExcluir
  25. MEU PENSAMENTO É ÚNICO: 1º SE FOSSE UM DE MEUS BICHOS EU RECONHECERIA SEM PELO,PINTADO DE OUTRA COR..DE QUALQUER MANEIRA EU SABERIA SE É OU NÃO..
    2ºSE FOSSE "EU" FARIA OUTRO ACORDO, MESMO NÃO SENDO ADOTARIA O CAOZINHO DA CLÍNICA, MAS NÃO ISENTARIA A GOL DE CONTINUAR A PROCURA DO VERDADEIRO.
    3ºNÃO SABIA QUE A D.NAIR AINDA NÃO FOI A DELEGACIA PESSOALMENTE, QUE SERIA O ÍNICIO DE TUDO,

    BEM AMIGA, NESSE CASO PAREÇE QUE VOCÊ ..EU..E OS QUE PARTICIPAM DESSA MISSÃO, ESTÃO MAIS PREOCUPADOS QUE A PROPRIA DONA.
    CLARO QUE NÃO É O CASO DE FORMA ALGUMA DE ISENTAR A GOL DO QUE FEZ..

    QUANTO A DRA.CAMILA, ESCUTEI MAIS DE UMA VEZ SUA ENTREVISTA, E VOCÊ PERGUNTOU MAIS DE UMA VEZ SE PODERIA POSTAR COMO UMA SATISFAÇÃO AOS QUE ESTÃO ACOMPANHANDO O CASO.. SE ELA SE SENTIU INTIMAMENTE FERIDA..É POR PERCEBER QUE NÃO SOUBE RESPONDER NADA SOBRE UM CASO QUE TODOS ESTÃO COMENTANDO, E NESSE CASO ELA COMO REPRESENTANTE DO TAL POSTO POLICIAL, MESMO A POUCOS DIAS, JÁ DEVERIA TER SE INTEIRADO DE ALGUM DETALHE..
    DE FORMA ALGUMA VOCÊ A "FERIU", VOÇE FOI MUITO RESPEITOSA COMO SEMPRE, E NÃO ESTÁ SE INTROMETENDO, ESTÁ FAZENDO SUA PARTE ASSIM COMO TODOS QUE ESTAMOS ENVIANDO EMAILS, COBRANDO SOLUÇÃO.

    TO JUNTO!! JÁ TE DISSE..

    VAMOS CONTINUAR A DEFENDER OS BICHOS, O BEM ESTAR DELES, SEUS DIREITOS E TUDO MAIS.."DOA A QUEM DOER"

    "QUEM NÃO TEM COMPETÊNCIA NÃO SE ESTABELEÇE" PODES CRER..

    UM GRANDE ABRAÇO

    ResponderExcluir
  26. Como assim a Gol se reserva o direito de ficar com o cão? Para fazer o que com ele? Jogar na rua de novo? Ele merece ser adotado, como qualquer outro. Onde está o cão agora? Acho que essa história precisa de esclarecimentos urgentes.

    ResponderExcluir
  27. Andréa Neves16/03/2011, 22:33

    Se a dona Nair já fez o BO, então a coisa tá pior ainda, coitada da Drª Camila tem toda razão de estar chateadinha, a pobrezinha não foi informada de nada! Ela deve ser a moça que serve cafezinho lá na DP, não é? Ah! Não, me desculpem ela é a delegada responsável... Será que esse B.O. está junto com o Pinpoo? Ninguém sabe informar nada, deve ser porque não é crime, né? Façam-me o favor, se somem com um filho meu eu nem sei o que faço, a mídia tem que fazer mais pressão e mostrar a cara desse gente que acha que o que aconteceu é absolutamente normal... Vamos lá, mexam-se, façam alguma coisa, esse bichinho tem que aparecer... Pelo amor de Deus!!!

    ResponderExcluir
  28. A Dra Camila é apenas um reflexo da política nesse país. Ninguém nunca sabia de nada, a começar pelo(a) Presidente(a). Se eles dão o exemplo...

    ResponderExcluir
  29. Aqui no Sul as "Policias"agem assim mesmo...em casos envolvendo animais...Masss não dá pra ficar parado!!D.Nair tem que ir à luta...Procurar o Ministério Público,sei lá... fazer mais estardalhaço,pôr a boca no trombone, exigir que as autoridades exerçam suas respectivas funções.Infelizmente é só assim que conseguiremos exercer nosso direito de cidadania...Se fosse um dos meus cães,eu faria vigilia no aeroporto.infernizaria a vida da Gol até o fim dos meus dias...Eu acredito que a CIA AÉREA sabe exatamente o que aconteceu c/o cachorro!!Eles são PODRES...SORTE ao PINPOO

    ResponderExcluir
  30. Claudia Flores17/03/2011, 00:45

    Sheila!!!Nosso Pinpoo voltou para casa!!!Um sgt estava cuidando dele,e fez amizade até ele entrar na guarita.Ele esta bem,e amanhã vai no veterinário!!Bjs a todos e muito obrigada por toda a força e apoio d vcs e todo Brasil!!!
    Claudia Flores

    ResponderExcluir
  31. Glaera o Pinpoo já foi encontrado, graças a Deus, pelo visto ele havia fugido mesmo, está na zero hora de hoje!
    http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3242974.xml
    bjsss a tds!

    ResponderExcluir
  32. Amigas,
    esta estória está tirando foco, aparentemente, de coisa mais interessante. Explico: sempre me impressiona esse patati em torno do crime, mas não é crime que incomoda empresa. É ação civil.(O velho doer no bolso).
    Não entnedo de criminal, mas vamos ver a civil, que é independente?
    As comentaristas estão certas, é culposo, em primeiro lugar.
    Segundo: obrigação de resultado, em se tratando de transportes: o cãozinho deveria chegar são e salvo. Responsabilidade civil objetiva, ou seja, independente de culpa ou dolo, que nem deveria ser discutido, neste caso. Estranho a delegada não ter levantado este ponto, fixando-se apenas no penal. Pro direito civil, não conta apenas o "preço" material do Pinpo,mas o valor moral, afetivo. É caso claro para juizado especial cível,até mesmo justiça comum. Faz o BO, mas entra com a ação. No JEC nem precisaria de advogado/a acompanhando. Não entendo como as pessoas se conformam com "cala bocas" tão mesquinhos, por inocência, ignorância de seus direitos. Abraços

    ResponderExcluir
  33. O que eu não entendo é que se dizem que o Pinpoo escapou da caixa de transporte....pq a Gol ou os responsáveis no aeroporto não o pegaram, já q ele estava em área restrita do aeroporto...era só colocá-lo em lugar seguro pra esperar que alguém da família viesse buscá-lo!!!Pq isso não aconteceu...que área restita é essa que um cão pode ter acesso à rua e sumir!!!!

    ResponderExcluir
  34. GENTEEEEEE!!!!!!! E o outro Pimpoo???? O que estavam na dúvida e descobriram não ser ele? Cláudia, D. Nair não querem adotá-lo??? Ele está com certeza precisando de um LAR!!!!

    ResponderExcluir
  35. Geeente o PIMPOO foi encontrado,acabei de ler a noticia !!!Graças a Deus ,essa história terminou feliz!

    ResponderExcluir
  36. Cristina Calixto17/03/2011, 10:51

    Pessoal,

    Não cabe aqui julgar ou não a Dona Nair, porque ela já é de idade, está com o pé quebrado, e só sabe o que é idoso é que entende o quanto tudo passa a ser custoso e lento. Ela teve f´que encontraria seu cão como aconteceu. Talvez não tenha procurado a Delegacia pra fazer um B.O. porque teria de ocupar outras pessoas para isso.
    Por outro lado, acho uma sacanagem da GOL, que age, como sempre, tentando mostrar que é muito mais poderosa e forte e cheia de recursos do que um simples cliente. É revoltante.
    Portanto, sugiro que a Dona Nair adote o outro cachorrinho, além do dela, consiga uma condenação da GOL em que ela deva apoiar financeiramente algumas ONGs de proteção e defesa animal que possuam abrigo, além de arcar com todas as despesas de ambos os animais durante todo o tempo estimado de suas vidas, mesmo numa eventualidade em que ela sozinha não tenha condições de cuidar de ambos os cães ou lhes venha a faltar por motivo de morte ou doença grave. Aos funcionários envolvidos, deveriam passar de uma semana a um mês prestando serviço voluntário em uma ONG de proteção e defesa animal. Quer condenção mais exemplar do que essa?

    ResponderExcluir
  37. Viajo com cachorro e sei que impossivel para o cao,
    abrir a caixa de viagem, mesmo porque, a CIA lacra
    com um plastico de seguranca dos dois lados, e so
    com tesoura para abrir, mesmo que ekes fosse um
    pitbull, nao conseguiria abri- la.
    A Gol, esta mentindo, alguem, naquele Aeroporto, por
    razoes, impossiveis de se saber, abriu a caixa e deixou
    Pimpoo sair.
    Realmente, espero que D Nair, entre com processo
    contra a Gol, nao someone pela perda do cao, mas principalmente, pelo descaso e arrogancia da Gol, representada, pelos funcionarios e autoridades.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪