30/11/2010

CRIME CONTRA A FAUNA É COMETIDO EM REDE NACIONAL

Já falei aqui que assisto o raio do Programa "A Fazenda" da TV Record para ver os animais. Ontem, não consegui digerir o que vi, ou seja, o cometimento de um Crime Ambiental em rede nacional. Veja o vídeo abaixo. Ah, porque é uma aranha? merece menos consideração de algum outro animal? Estou pasma e preciso da reação de todos na prisão desta criminosa. As aranhas são muito importantes na cadeia alimentar, pois, controla os insetos. Além de tudo, o pobre animal não oferecia perigo algum.



Entrei em contato com a Delegacia Federal do RJ e de SP para fazer a denuncia. Se acharem que vale a pena endossar, os e-mails são:
delemaph.srrj@dpf.gov.br
delemaph.srsp@dpf.gov.br
cc: falabicho@falabicho.org.br
Poderão, como sugestão, escreverem:

Srs. Delegados Federais Titulares das DELEMAPH do RJ e SP
Endosso a denuncia de crime ambiental feita pela Sociedade Educacional "Fala Bicho" através do seu "Blog o Grito do Bicho" em 30/11/10 contra integrante de um reality show produzido pela Rede Record, chamado A Fazenda. Link da denúncia: http://ogritodobicho.blogspot.com/2010/11/crime-contra-fauna-e-cometido-em-rede.html
Atenciosamente
NOME
ESTADO
PAÍS
_____________
Vejam o texto do meu e-mail àqueles Delegados:
Senhores Delegados da Polícia Federal do RJ e SP - DELEMAPH
Solicito a prisão imediata de participante de um "reality show" que cometeu crime ambiental em rede nacional de televisão. O crime se deu na data de ontem e está disponível no link do nosso blog e da emissora de TV. Trata-se da morte de um animal silvestre protegido pelas leis do nosso país e aconteceu no Programa "A Fazenda" da Rede Record de Televisão. Estou chocada com as imagens que lhes deixo para a devida avaliação.
Sheila Moura
Presidente-fundadora da Sociedade Educacional "Fala Bicho"
www.falabicho.org.br

link da Rede Record

33 comentários:

  1. Pelo amor de deus, e eu achando que era algo sério. Faz parte da cultura humana matar insetos para proteção, por mais que aparentem ser inofensivos.

    Eu não vou deixar uma aranha marrom vagando pela minha casa correndo o risco dela picar meus gatos, é pisão mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Eu também ficaria com medo, Deus me livre alguém levar uma mordida! O lugar correto é na natureza, e nào dentro de casa.

    ResponderExcluir
  3. Não era aranha marrom!
    Dava pra ver que era bem maior.A idéia dos rapazes era a melhor,coloca-la num vidro e soltar no jardim.
    Ignorância mesmo é meter o pé!

    ResponderExcluir
  4. É incrível a falta de cultura e conhecimento em nosso país... Comecemos com o fato de que uma aranha NÃO É UM INSETO, como disse o Anônimo do primeiro comentário. Depois passemos pelo fato de que aranhas não mordem, como disse o Anônimo do segundo comentário.

    Agora vamos aos fatos: os dois rapazes estavam procurando um vidro para colocarem a aranha dentro e a devolverem ao seu lugar de origem (no caso a versão mais próxima): lá fora, longe da casa. Então, essa moça loira, aparentemente querendo aparecer, resolveu matar a aranha sem razão alguma.

    Fazendo uma analogia à vida humanda, é como você ser metralhado ao entrar em uma porta errada no supermercado perto de casa. Ou ainda alguém matar a sua mãe e dizer "ah, mas a Terra tem mais de 6 bilhões de seres humanos, 1 não vai fazer falta..."

    Se você acha que isso está certo, você tem sérios problemas, consulte um médico.

    ResponderExcluir
  5. Haha...pô, aranha tem que matar mesmo.

    Eu mato váááárias. mato aranhas, baratas, pernilongos, qualquer inseto ou aracnídeo eu mato mesmo.

    Pode me processar ;-)

    Insetos são criaturas que merecem morrer.

    ResponderExcluir
  6. Que absurdo pisotear animais...
    Se tem medo procure alguém que o retire e o reponha em outro lugar seguro, ninguém precisa matar nada só porque tem medo.
    Caso assim fosse eu já estaria na cadeia faz muito tempo!!!
    Lígia

    ResponderExcluir
  7. Só pq é uma aranha merece morrer? a moça quis se aparecer pros outros se achando a maioral isso sim!!! Os meninos estavam procurando algo pra por ela no jardim e ela matou a bichinha só pra se aparecer, pra que isso? Eu respeito todo tipo de vida, TODOOO!!! E aranhas são inofensivas, e somos nós que estamos invadindo o território delas, devemos respeitar toda forma de vida e assim vivermos em perfeita harmonia!!!
    Dúvido que a aranha ia dar um pulo naquela mulher e picar ela, mas a mulher levantou de onde estava para matar a pobre...
    Sem mais...

    ResponderExcluir
  8. ABSUUUURRDDOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!
    MATAR UM ANIMALZINHO INDEFESO,SENDO QUE OS RAPAZES ESTAVAM TENTANDO LEVÁ-LO P/ O SEU HABITAT NATURAL. IDIOTA MESMO É METER O PÉ, SEM PENA OU DÓ.
    DEPOIS ACONTECEM TRAGÉDIAS NO MUNDO, MAS NINGUÉM PENSA NO MAL QUE ALGUNS HUMANOS FAZEM AOS INDEFESOS ANIMAIS.

    ResponderExcluir
  9. Fiquei impressionada e muito feliz com a atitude de Sheila Moura -eu não cheguei a ver essa cena, mas fiquei impressionada com outro reality show "Hipertensão" da rede globo que colocava ratos, sapos e cobras e os pequenos invertebrados em situações de extrema tensão. Na época questionei se o uso desses animais havia passado por algum comitê de ética, os quais têm como função avaliar as condições de bem-estar dos animais. Fiquei muito feliz com a atitude, pois reflete que nossa sociedade está mudando, e também que a atitude ética ainda tem uma escala muito pessoal, no próprio vídeo pode-se ver que os rapazes tinham uma consciência de que não precisava matar o animal, apenas tirá-lo do local resolveria. Já as meninas, ridicularizaram a atitude eticamente e ambientalmente correta. O trabalho com bem-estar animal é bastante desafiador e muito complicado desenvolver a autoconsciência das pessoas a respeito dos sentimentos, emoções e consciência dos animais e que têm o mesmo direito à vida que os humanos. Esse trabalho é difícil com animais como cães, gatos, cavalos, porcos, galinhas... imagina com invertebrados e ainda mais com aranhas, as quais biologicamente e culturalmente desencadeiam pânico e medo nas pessoas. Também estou disseminando a ideia no meu blog: http://etologia-no-dia-a-dia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. é "anônimo", você não ter a mínima noção de como realmente são os bichos né? Às aranhas não saem picando à toa, enquanto você pode colocar ela fora de casa e não correr mais perigo, você prefere matar? sendo que nem todas as aranhas são venenosas, e normalmente quem tem mais veneno são as menores. sim, tenho certeza que você não sabe disso, porque pra falar "é pisão mesmo", tem que ser muito ignorante! toma vergonha na cara e vai estudar! você acharia legal que uma pessoa que nao sabe nada sobre toxoplasmose, resolvesse matar seu gato, pensando que ele transmitiria? é a mesma coisa que você está afirmando. outra coisa, o q q tu acha de eu te matar também, porque você tem 5% de chance de se tornar assassino? vai catar coquinho, retardado.

    ResponderExcluir
  11. sheila moura01/12/2010, 20:35

    Marta Fisher
    encreva para meu e-mail falabicho@falabicho.org.br.
    Quero divulgar seu excelente blog.
    abraço sheila moura

    ResponderExcluir
  12. O mundo está cheio de gente ignorante,infelizmente nós temos que conviver com gente desse nível de burrice!Já cansei de ver cenas como essas e acharem normal...mas não adianta ficar falando,essa gente não entende,são seres que não evoluiram com o passar dos anos,essas são sem solução!Quem paga por essa burrice toda são seres indefesos...estou cansada de tanta crueldade,maldade,o fim do mundo está próximo mesmo...

    ResponderExcluir
  13. É, mais letal que tudo é a ignorância, ainda mais a ignorância arrogante. Eu tambem não me disporia a viver com aranhas no mesmo ambiente, é elas lá e eu aqui, mas feita a separação fica tudo bem. Se já consigo até tolerar a estupidez de alguns humanos, não é tão difícil aceitar que a aranha também tenha seu direito à vida assegurado. Aliás, esse cara aí que "mata mesmo": dá aí uma pesquisada para descobrir o que mata mais, picada de aranha ou as intoxicações por venenos criados pelo homem... acho que talvez tuas ideias fiquem mais arejadas depois disso.

    ResponderExcluir
  14. é muito triste ver que as pessoas não levam a sério o fato matar. Não entendo como pode um ser vivo matar outro com tanta facilidade. Eu que trabalho com invertebrados, vejo que a percepção deles é aguçada, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa. Gostei muito da atitude de abrir para a discussão sobre o sofrimento de invertebrados também.

    ResponderExcluir
  15. Eu acho super errado matar um animal q não esta causando mal nenhum a vc!
    coitada da aranha la quietinha e vai la a loirinha e mata a coitada, qq ela queria em uma fazenda claro q tem aranhas e nao se pode matar todas.
    achei certa a atitude dos homens de querer pegar a aranha e colocar pra fora sou super a favor de salvar os bichinhos ^^

    ResponderExcluir
  16. parabéns pela atitude, Sheila! já enviei meu e-mail e repassei o link para minha lista de contatos pedindo que todos enviem e-mails apoiando a sua denúncia. precisamos de mais pessoas com iniciativa, como você, nesse mundo! beijos, Naná

    ResponderExcluir
  17. Bastava colocar a aranha pra fora. Matar pra que ? O ser humano ainda continua resolvendo seus problemas na base do mata e esfola. Não é a toa que ainda continuamos a matar a nossa própria espécie.

    ResponderExcluir
  18. Bom, sou leitora assídua do blog, portanto preciso me manisfestar. Acho um pouco de radicalismo pedir prisão da moça; Acho que devemos mesmo ser radicais com morte de animais com um sistema nervoso menos rústico (que sintam dor). Bom, eu não concordo com a atitude dela, acho que tinha gente disposta a soltar no habitat dela, não precisava mesmo ter feito aquilo, mas me preocupa que pensem que todo protetor de animais é radical e pede prisão de alguém pelo fato de seguir um… instinto de sobrevivência. Tem aranhas que são parecidas com aquela (tarântula, armadeira) e uma picada é letal. Os médicos falaram para minha tia uma vez: na dúvida, mata, ou ela te mata; Repito: não concordo com o que ela fez por estar numa fazendaaaa (na minha casa eu mataria pois tenho muito cachorro), mas acho que é momento de pedir para a emissora conscientizar o público e acho que a emissora quem errou em não interferir quando viu que os participantes estavam em dúvida. Eu não mato aquelas papa-mosquito sabe? Que parece um pernilongão. Mato marrons (aqui em Curitiba é praga e faz vítimas) e se eu visse uma daquelas da Fazenda na minha casa, eu mataria, mas JAMAIS estando numa fazenda de verdade e com pessoas corajosas dispostas à soltá-la na natureza. Temos que ter bom senso pois ela fez o que a maioria faria, bom momento para se falar sobre o assunto, sem que as pessoas peguem raiva de nós, protetores. =)

    ResponderExcluir
  19. cristina calixto02/12/2010, 12:51

    Apoio todos os comentários que condenaram o absurdo que a aquela criatura, que se diz celebridade (só se for na família dela, com os vizinhos, etc.) e ainda se diz pantaneira. É por isso que ela depende de um reality show para ganhar notoriedade e talvez pagar suas contas. Coitada. Nem celebridade e nem famosa! Talvez ela fique momentaneamente conhecida pela besteira que fez. Quem sabe? Conforme surgiu, também desaparece.

    ResponderExcluir
  20. Acho o programa no todo terrível par aos animais. Fazendas não devem ser estimuladas, e sim o vegetarianismo em respeito aos animais. E ANIMAIS NÃO DEVEM SER EXPLORADOS PARA ENTRETENIMENTO. Um cisne morreu, um porco filhote foi pisoteado e uma VACA CHOROU! Assistir o programa para ver os animais?! NÃO É NADA LEGAL ASSISTIR ANIMAIS NESSA SITUAÇÃO.

    .

    E sim, esmagar um animal deliberadamente, enquanto outros já estavam providenciando em deixá-la no quintal é doentio! E cirme ambiental federal sim! Mais é questão de informação, educação, conhecimento, empatia, caráter... muitas coisas.
    Muitos ainda tem um longo caminho a eprcorrer.

    ResponderExcluir
  21. Aranha é um dos animalzinhos q mais tenho medo, e somente algumas delas, pois tenho aqui na minha casa muitas delas, das pequetitas e maiorzinhas q ponho até nomes, qdo dão cria fico apaixonada, são muitos bebês, infelizmente poucos resistem a outros predadores q têm dentro de casa.

    se alguma grandona e peluda entrasse aqui, pediria q meu irmão a colocasse pra fora, são bonitonas essas grandes, mas matar é muita selvageria e ignorância sem tamanho, então vamos começar a matar gente pq o planeta tá super lotado e como é humano que destroça a Terra então.....

    As aranhas são aracnídeos, possuem 8 patas, insetos possuem 6 patas, até onde eu sei... .esses animais possuem importância grandiosa no ecossistema, aliás os animais todos, pois o maior predador animal da terra somos nós, os que destroem exarcebadamente a natureza e seus recursos naturais.

    Fico pescoçando a hr feliz, momentos em q podemos ver os animais. Eu e meu mano estávamos torcendo por essa menina, agora ela mostrou o seu especismo cruel e tomara q seja processada, DEVE.

    Vou votar nos meninos q aliás eu os achava uns chatos e tal, mas só pela bela ação de que iriam fazer colocando o aracnídeo dentro do vidro p/ desová-lo na grama, votarei neles, odeio gente q maltrata bichos, odeio pra valer, pra mim, uma ação q protege animal é tão bem vinda q posso mudar de idéia rapidinho se tratando de famosos e pseudo artistas...

    Mas q é um prato cheio pra briga da Rede "BOBO" de tv e Record... A Record é q mais veicula coisas sobre proteção animal e até nosso querido ''Queimadinho''...alguém da produção poderia dar um toque àquela desalmada da Janaína.

    Só pra lembrar e é claro q vc está ciente disso...A Globo é a emissora que mais abusa dos animais. Nas suas novelas exibindo casacos e acessórios de peles e couros,maltratando e matando vários animais, BBB já teve tb e No Limite tb.

    Daniela Susuki se não me engano o nome é esse, parece q foi fazer curso no Canadá como se mata as focas, alguém de confiança me falou, fiquei pasma, essa "guria" é cria nojenta da Globo além de ser chata pra dedel!!

    Adoro assistir a fazenda, por causa daqueles animais q tanto amo e lembra minha infância no Rio Grande do Sul.

    Rô Guimarães.

    ResponderExcluir
  22. Não se trata de ser inseto, aracnídeos ou outras espécies, trata-se de cometer crime ambiental e ponto final.
    É um animal da fauna silvestre brasileira, endêmico, e deve ser respeitado pelo princípio básico que há leis vigentes no país para quem comete crimes dessa natureza.

    Lei é lei e crime é crime. Pudera uma emissora que deseja ficar num bom padrão não ter tido a consciência, a prudência em avisar aos participantes sobre essas condutas. Aquilo é um show e podem ser avisados em off sobre tais ocorrências...

    O que não pode fazer é sair mostrando aos telespectadores que matar animais é possível em havendo razão e justificativa.

    Não adianta fazer reportagens com defesa animal de um lado se não orienta todos a se portarem dentro das leis, a obedecerem as Leis do país. Parece uma relação dúbia com a causa animal.

    ResponderExcluir
  23. Valeu Sheila! Compartilho a sua visão de que o que rege a natureza é o instinto de sobrevivência, e matar um animal inofensivo e indefeso é crime. Valeu, te agradeço por estar fazendo isso. Quanto a esse programa A Fazenda (que eu nunca assisti), não se trata de uso comercial dos animais?

    ResponderExcluir
  24. Independente das opiniões pessoais a questão já nem é se deve ou não matar a aranha.
    Aranhas são animais silvestres, protegidas por lei. Ou seja, independente de A ou B acharem que deve salvar ou deve pisar mesmo, o fato é que matar qualquer animal silvestre (inclusive aranhas) sem motivo justificavel (proteger a própria vida ou controlar infestação urbana) é crime e, independente da ignorãncia ou orgulho sádico de dizer que "mata mesmo" , o praticante do ato deve sim responder legalmente. Deverá responder e ser condenado de um a seis anos de detenção como preve a lei. Ainda como preve a lei, devera aguardar julgamento em detenção, pois o crime é inafiançavel.

    ResponderExcluir
  25. Penso que a pessoa não pode ficar em cima do muro, ou respeita os animais (aranha não é mineral), ou não respeita. Salvo em caso de estado de necessidade para defender a própria integridade física, não há qualquer justificativa para destruir a vida de quem quer que seja. Mas é muito estranho mesmo que algumas pessoas simpatizem tanto com gatos e cachorros e tão pouco com os demais animais.

    ResponderExcluir
  26. As pessoas perderam o respeito com seus semelhates, como vamos quererm que nos seres humanos respeitemos a natureza? O dinheiro é o mais importante para todos, imediado, agora, a vida ficou futil, sem sentido. Acabou os grandes seres humanos que pensavam, que usavam sua inteligencia pra coisas boas, o mal é muito mais facil. Você destroi em 1 segundo o que alguem consturiu a vida toda. Todos os animais tem direitos aqui no planeta, direito a vida, quem somos nós pra escrever o destino dele? pro nosso bem estar? quem somos nós? Somos a praga desse mundo que simplesmnete vai acabar pela nossa ganancia, pelo nosso egoismo. Pra muitos matar uma aranha nao é nada, mas é ai que começa e estamos caminhando sozinhos para o abismo e o pior de tudo, nós temos tudo nas maos, tudo, poderiamos viver harmoniosamente com todos os seres vivos, a solução dos problemsas esta na nossa cara a gente nao quer enchergar. Infelizmente vamos aprender tarde de mais e talvez sem volta!
    Essa é a minha opiniao, se vc gostou fico feliz, se vc nao gostou garde pra vc, sua opiniao nao me interessa!!!!

    ResponderExcluir
  27. As pessoas perderam o respeito com seus semelhates, como vamos quererm que nos seres humanos respeitemos a natureza? O dinheiro é o mais importante para todos, imediado, agora, a vida ficou futil, sem sentido. Acabou os grandes seres humanos que pensavam, que usavam sua inteligencia pra coisas boas, o mal é muito mais facil. Você destroi em 1 segundo o que alguem consturiu a vida toda. Todos os animais tem direitos aqui no planeta, direito a vida, quem somos nós pra escrever o destino dele? pro nosso bem estar? quem somos nós? Somos a praga desse mundo que simplesmnete vai acabar pela nossa ganancia, pelo nosso egoismo. Pra muitos matar uma aranha nao é nada, mas é ai que começa e estamos caminhando sozinhos para o abismo e o pior de tudo, nós temos tudo nas maos, tudo, poderiamos viver harmoniosamente com todos os seres vivos, a solução dos problemsas esta na nossa cara a gente nao quer enchergar. Infelizmente vamos aprender tarde de mais e talvez sem volta!
    Essa é a minha opiniao, se vc gostou fico feliz, se vc nao gostou garde pra vc, sua opiniao nao me interessa!!!!

    ResponderExcluir
  28. SR. ANÔNIMO, DEIXE DE SER ANÔNIMO, SE SUA OPINIÃO É IMPORTANTE OU NÃO, NÃO SE ESCONDA. NÃO TEM PORQUE MATAR QUALQUER BICHO E MUITO MENOS COM SEU SADISMO "ADOROOO". NÃO ERA MAIS FÁCIL COLOCAR LÁ FORA NO HABITAT DELA? ESSA COISA DE REALITY É TÃO CHATA... AINDA BEM QUE DESTA VEZ (DEPOIS DE TANTA PRESSÃO) NÃO COLOCARAM AQUELE GOLDEN...

    ResponderExcluir
  29. Aos desocupados de plantão,

    Existem problemas de natureza maior do que uma aranha esmagada.
    Links:

    Trafico de animais silvestres

    http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/12/01/trafico-de-animais-silvestres-o-terceiro-maior-negocio-ilegal-do-mundo-923157528.asp

    A caça do Javali

    http://www.oeco.com.br/maria-tereza-jorge-padua/24612-a-caca-ao-javali-e-outras-pragas?awesm=fbshare.me_AYEJX

    Espero que se sensibilizem com os reais problema da fauna brasileira.
    Obrigada
    Mary

    ResponderExcluir
  30. PQP!!!

    Será de duas uma... Só quer aparecer ou não têm coisas importantes pra fazer!!

    É brincadeira!!!!

    ResponderExcluir
  31. Mais uma vez escrevo neste blog. Desculpem o termo que vou usar, mas é ridícula essa postagem. É querer se expor, e expor a causa, ao extremo ridículo perante as autoridades enviar e-mails como esses pedindo a prisão daquela mulher. Depois não sabem porque esta bela causa não vai pra frente. Não sabem porque não é levada a sério. No mínimo tinha que ser presa junto, ou vai dizer que nunca matou um mosquito, mosca, pernilongo, barata, rato de esgoto, etc. Vai dizer que não? Então nunca usou nenhum tipo de produto nocivo aos "insetos" que vai para o esgoto e mata as pobres baratinhas que nele moram. Ah! Vai plantar batatas! Larguemos mão da hipocrisia. Sejamos sérios aos propósitos. Repito: também luto pela causa, mas uso a cabeça.

    ResponderExcluir
  32. Análise interessante aqui, tópicos como aqui vemos realção a quem quer que observar neste espaço !!!
    Realiza maior quantidade do teu espaço, a todos os teus seguidores.

    ResponderExcluir
  33. Eu não a mataria, com certeza, mas a pegaria com algum objeto e a
    levaria para um lugar longe. Não precisava ter sido morta.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪