14/10/2010

COLECIONAR ANIMAIS É UMA DOENÇA?



LEITORA NOSSA NOS ENVIOU ESTA MATÉRIA DE 2006, QUE JÁ TÍNHAMOS EM NOSSOS ARQUIVOS. MAS, ACHEI APROPRIADO PUBLICAR HOJE, JÁ QUE ESTOU PROVOCANDO UM DEBATE QUE PODE AJUDAR A MUITA GENTE...




JESUS AMADO, PROVIDENCIA FOLHAS DE ALFACE PARA ME ABANAR!!!! DÓI MUITO TOCAR NO ASSUNTO.... MAS, É BOM REFLETIRMOS SOBRE O TEMA...

7 comentários:

  1. Querida Sheila,

    É uma situação que se forma a partir de um círculo vicioso. Ao mesmo tempo que criticamos as pessoas que possuem dezenas de animais em sua residência, elas assim o fazem pq na maioria das vezes o Poder Público ñ cumpre sua função em recolher esses animais ou fiscalizar os infratores da Lei 9605/98.

    O que ainda ñ foi feito, de modo efetivo, é um acompanhamento psicológico dessas pessoas. Aliás, ng quer tocar nessa ferida... Ora, as ONGs se mobilizam por tanta coisa... Não seria a hora de ajudar aqueles que ajudam aos animais? Ou seria cômodo sermos coniventes?

    Mas o mais difícil é que as pessoas consideradas "doentes" aceitem sua condição e, obviamente o tratamento. Eles simplesmente não conseguem perceber que sua atitude prejudica a toda uma sociedade, e principalmente, a eles próprios, que são expostos a uma série de zoonoses, vivem em ruína financeira e o pior: submentem os animais a uma situação de penúria comparada a "campos de concentração".

    Sempre existirão pessoas com essa ou outras doenças com fundo psicológico. A meu ver, o importante, é identificar quais são aquelas que realmente necessitam de ajuda e, a partir de então, providenciar sua assistência.

    Mas... quem se habilita a começar essa corrente do bem?

    ResponderExcluir
  2. MUUUUUUito obrigada por esta matéria! Há anos brigo e tento esclarecer dos horrores causados aos animais (e humanos também) em função deste problema social,de saúde, de maus tratos!!
    A síndrome do " Tadinho" para com estas pessoas é o que dificulta mais! A sociedade precisa parar de defender este tipo de coisa, somente por que lhe é conveniente quando quer abandonar seus bichinhos e encontra nos colecionadores a solução dos seus problemas! Parabéns mesmo!! Essa foi na pleura!! Andréa - Navegantes - SC

    ResponderExcluir
  3. Sheila querida,

    Gostaria de relembrar mais uma vez o artigo que fiz,e que é muito importante para que,não só se aborde a questão, como mostre que todos,de certa forma temos uma parcela de participação neste desvio da sociedade em que cada vez mais se crê ser o animal o único amigo...

    O que é Hoarding e o que está por trás?
    http://www.veterinariosnodiva.com.br/pag40.htm

    Também indico outro artigo recente meu,onde falo do aprender com os animais, coisas que sequer percebemos...

    http://www.veterinariosnodiva.com.br/eu-Sou.htm

    e outro,que serve para aqueles que ainda acham que "bichos são só bichos"....
    "lidando com o Luto"
    http://veterinariosnodiva.com.br/pag35.htm

    bjs!!!
    safih

    ResponderExcluir
  4. Show, todos os comentários!
    Realmente temos as melhores intenções e eu mesma, tomo cuidado para não colecioná-los. Tenho 4 em minha casa, 3 em uma hospedagem responsável e este é o meu limite saudável, do ponto de vista de saúde e financeiro, mas mil vezes quis catar mais algum por aí. Ainda cato. Falo com meu vet, ele o trata na clínica e vai para hospedagem até a adoção. Como a hospegagem custa caro, não posso acumular vários e não posso acumulá-los em casa, pois os vizinhos não são obrigados a conviver com odores e ruídos (questão de cidadania) e ainda sou jovem e trabalho para viver, não passo o dia em casa limpando e liderando. Quando você tem amor é tentador, querer abraçar todos os animais dos mundo com as pernas, mas temos que ter um padrão de "Excelência " na cabeça, como em empresas. Já vi animais melhor tratados na rua por comerciantes e moradores que o cuidam, do que em abrigos. É muito comum.
    Acho mesmo que devemos ajudar aos que têm esta psicose, como eu e um grupo cujo nome prefiro ocultar, colocando como condição para ajuda, doá-los para adoção; castrar animais de rua para diminuir sua população e incentivar a iniciativa das vizinhanças que cuidam de animais mesmo em rua, com castração, tratamento, vacinas e trabalho de adoção.
    Como alguém já disse, "A diferença entre o remédio e o veneno, está na dose"...

    vivianslvr@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Querida Sheila,

    O que eu acho engraçado é que as pessoas aqui no Brasil vão atrás de qualquer coisa que os americanos dos Estados Unidos dizem, principalmente se for um Psicólogo, como verdade absoluta.
    Todo esse blá, blá, blá na teoria é muito fácil.
    Na minha opinião as pessoas referidas no artigo não são doentes não. Elas apenas são muito sensíveis, caridosas e amorosas. Elas vão pegando os animais abandonados por compaixão e procuram dar amor, carinho e cuidados, mas outras pessoas cruéis não tem pena e ficam colaborando para a população de animais crescer, ao invés de castrar seus animais para eles não mais procriarem. O Poder Público também não faz a parte dele como deveria, como tem condições de fazer. E aí chega a um ponto que as chamadas "colecionadoras" já não dão conta do recado como no início. Mas não creio que sejam doentes. São pessoas boas que deveriam ser respeitadas e auxiliadas por muitos nessa cestão de criar animais abandonados, tanto com vermifugação, remédios, alimentação, castração como também com adoções quando for o caso, mas infelizmente são sempre julgadas e discriminadas da pior maneira possível.

    ResponderExcluir
  6. Ótima reportagem!
    Fico revoltada qdo vejo casos de pessoas que colecionam animais sem ter a menor condição E boicotam todas as medidas feitas para estimular a adoção! Já vi casos de colecionadora que impedia até de castrarem seus animais!!! Isso não é bondade, é SADISMO disfarçado!

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Acumula%C3%A7%C3%A3o_compulsiva

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪