24/10/2017

SUBEM: serviços parados, gatos transferidos para o CCZ, veterinários sem pagamento - RJ

Ufa, que cansaço!!!! é tanta coisa que a gente fica derrubada...

No domingo foi divulgado nas redes sociais um banner mostrando uma gatinha que era do Campo de Santana e que foi para a Fazenda Modelo algum tempo atrás bem sadia. Só que que agora estaria com seu focinho todo comido por esporotricose e que não fora tratada devidamente.



Já ontem, fiquei informada que 10 gatos com esporotricose, foram levadas da Fazenda Modelo para o CCZ. Apurei, então, algumas situações:

- é fato que os animais chegaram a tarde do dia 20 no CCZ oriundos da Fazenda Modelo e entre estes gatos, tinha uma gatinha com 3 filhotes.  Os técnicos daquela unidade fizeram a resenha dos animais e encaminharam à direção da Vigilância Sanitária, pois, chegaram lá sem aviso e com a observação que foram p´ra lá por "ordens superiores";

- ao procurar pela Subsecretária da SUBEM, Suzane Rizzo, ela informou que este animal mostrado na foto não é o mesmo oriundo do Campo de Santana. Disse que este seria um dos 2 gatos "jogados pelo muro da Fazenda Modelo" e que estariam em tratamento há 18 dias. Entretanto, a protetora Daniela colocou em sua pagina do Facebook fotos comprovando a total "semelhança" das duas gatinhas;

-  a protetora Rosana Gerra do "Grupo Indefesos",  colocou um vídeo nas redes no dia 19 deste gatinho pedindo ajuda a uma outra protetora chamada Dáris. A Subsecretária informou que, com a sua autorização, Rosana assinara o "Termo Tutelar" levando os referidos 2 gatinhos para tratamento. Só sabemos, extraoficialmente, que o gatinho do vídeo está com uma protetora chamada Dáris, mas, o outro não sabemos.


Neste caso, acho que a SubSecretária de Bem-Estar Animal errou em dois pontos: liberar o animal com esta "grave zoonose" (segundo eles mesmo consideram) e assumir a incompetência de tratar um animal sob sua responsabilidade;

- a SubSecretária informou,  também, que houve decisão do recém grupo formado de técnicos para deliberar sobre a epidemia de esporotricose no Rio de Janeiro (confira aqui a criação do grupo) que a Fazenda Modelo e o IJV não poderiam mais abrigar animais com esta doença já que existe o Centro de Controle de Zoonoses para o devido tratamento. Informou que ao iniciar sua gestão haviam 70 gatos doentes e que dos 32 restantes, ficaram somente 20. Isto até o CCZ ter condições de receber o restante. Ela se referiu, também, a uma leva de 7 gatos enviados anteriormente há mais ou menos uns 2 meses para tratamento no CCZ. Porém não foi confirmado esta primeira leva. Segundo a SubSecretária, os animais depois de tratados pelo pessoal do CCZ é devolvido para o gatil da Fazenda Modelo. Também, não consegui confirmação.

- outra coisa que estou recebendo e lendo, constantemente, são queixas sobre o péssimo atendimento dos técnicos veterinários que operam nos postos. Parece que são recém formados e com pouca habilidade. Não tenho como confirmar, mas, os casos que chegam pelas redes sociais são muitos;





















- os veterinários estão trabalhando como voluntários desde 01 de setembro enquanto acontece a transição dos serviços terceirizados. Só que, ontem, protetores foram lá na Fazenda Modelo para conferir a informação que o atendimento havia sido suspenso por falta de um pagamento prometido. Confiram o vídeo AQUI .


- esclarecendo sobre este atraso de pagamento: a HOPE, empresa prestadora de serviços anterior tinha um contrato com a Prefeitura que terminaria em 30 de setembro. Entretanto, por não receber os valores por 5 meses, ela rompeu o contrato com a Prefeitura em 31 de agosto ocasião em que demitiu todos os veterinários que receberam o aviso prévio indenizável (não precisariam mais voltar ao trabalho). Inclusive, nesta mesma data, os veterinários devolveram seus respectivos crachás e uniformes.

Acontece que, para não parar o serviço, a SUBEM prometeu aos veterinários que eles seriam contratados pela nova firma (CRISEC) que assumiria em 01 de outubro, mas, que teriam que ficar como voluntários no mês de setembro. Entretanto, até hoje a nova empresa não contratou ninguém e para serviço voluntário estabelecido pela Lei do Voluntário (confira) é necessário a devida documentação para ter validade. Na verdade, há uma completa irregularidade neste serviço e parece que os veterinários estão se sentindo ludibriados e parando de trabalhar.

Aliás, recebi um artigo bem interessante dizendo que Voluntariado nas administrações municipais é ilegal . A alegação não é bem por este motivo, mas, é cabível neste caso. Olha este trecho:
"A prática adotada pelas administrações foi contestada pelo especialista em Direito Trabalhista e ex-desembargador do Tribunal do Trabalho de São Paulo José Carlos Arouca. Ele explica que, apesar de o trabalho voluntário estar previsto em lei, a maneira como tem sido usado nos Executivos ... é errada. "Você faz trabalho voluntário nos fins de semana, durante seu tempo livre. Não há nenhuma relação de emprego. A lei dos voluntários foi feita para evitar fraudes. Mas, como tem ocorrido no poder público, pode caracterizar processo."

Ou seja, os vets em questão podem procurar o Ministério do Trabalho tranquilamente para receber tudo que tem direito.

Chega, gente? ando cansada demais com o tema SUBEM.... Na verdade, p´ra mim o grande culpado disto tudo foi o Ex-prefeito Eduardo Paes que tentou nos enfiar goela baixo o seu candidato amiguinho e que era rejeitado por todos. Ele teria uma outra opção que se tivesse aceitado a indicação do partido o mesmo teria sido eleito em primeiro turno.  Daí, entre Crivella e Freixo, o menos pior seria o Crivella. Enfim, estamos ferrados em todos os setores da Prefeitura.... Ontem saiu isto SEM VERBAS, HOSPITAIS DO RIO JÁ CANCELAM CIRURGIAS ELETIVAS....  A solução é ir para Saturno!!!!!!


EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪