25/09/2017

Cachorros protegem Rock in Rio de invasores pela Lagoa de Jacarepaguá

Não sabia que nesta firma tinha cães para segurança. Vou até apurar isto para saber as condições dos animais. Geralmente, a gente acha problemas. Vou dar um jeito de conferir se são bem tratados. Não tem um PL Federal que proibia uso de animais em serviços particulares de segurança?
-----------
Quem tentou invadir o Rock in Rio teve que encarar 25 cachorros. É a matilha formada por cães das raças Pastor Alemão, Pastor Malionois e Rottweiler que protegia o entorno do festival para que ninguém chegasse pela Lagoa de Jacarepaguá, que beira o Parque Olímpico, local da nova Cidade do Rock.

— Tanto a visão como o olfato e a audição dos cães são melhores e mais sensíveis que os dos humanos. Esta sensibilidade facilita a identificação de eventuais invasores no escuro. Por isto, os cães só chegam à Cidade do Rock à noite, já que durante o dia os próprios seguranças conseguem visualizar um invasor a olho nu - afirma Bruno Juoan, diretor da Prosegur, empresa responsável pela segurança do festival.

Neste festival, só houve uma tentativa de invasão, no fim da tarde do primeiro domingo de festival. Uma pessoa tentou entrar no Rock in Rio atravessando a Lagoa numa pequena embarcação. Na edição passada, houve um homem que tentou navegar em cima de uma geladeira para chegar à antiga Cidade do Rock, que ficava no Rio Centro.

Os animais ficam sempre acompanhados por um segurança, conhecido como cachorreiro. Os seguranças designados para a função recebem treinamento específico e, durante duas semanas, passam por um período de familiarização para conquistar o respeito e a confiança dos bichos. Para evitar que os cães confundam os comandos, eles são treinados em língua estrangeira, na maioria das vezes francês, mas também inglês e até alemão.

Dois comandos básicos determinam como os cães irão agir e, se necessário, reagir: ligado, o animal fica em estado de alerta, preparado para entrar em ação e, acima de tudo, defender o seu condutor; e desligado, quando fica mais dócil, podendo brincar com crianças e receber carinho. Os cães só obedecem ordens do seu próprio condutor, que também se torna responsável por sua alimentação, bem-estar e cuidados de higiene. Um dos comandos do “modo” ligado é o Boxeador, em que o animal salta contra a pessoa e bate com a focinheira até seu treinador ordenar que pare.

Esta é a terceira edição do Rock in Rio no Brasil que os cães são utilizados. No Rock in Rio Lisboa, eles também são utilizados desde 2006.

Fonte: Jornal EXTRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪