24/08/2017

Ibama determina sacrifício de 300 cervos exóticos no Pampas Safari, em Gravataí - RS

A irresponsabilidade humana é tamanha que chega embrulhar o estômago. Agora, os autores da tragédia vão sair ilesos? não deveria.... No Facebook do Pampas Safari não há nenhuma nota.
----------
Medida decorre do descontrole de um surto de tuberculose entre os animais do local
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou o abate de 300 cervos exóticos do Pampas Safari, parque privado localizado em Gravataí e fechado desde o fim do ano passado. A determinação é do Ministério Público Federal. A medida decorre do descontrole de um surto de tuberculose entre os animais do local. O parque chegou a ter mais de 2 mil exemplares expostos ao público, mas hoje soma menos de 500.

Conforme a superintendente estadual do Ibama, Cláudia Pereira da Costa, a determinação busca preservar as pessoas e os demais animais do parque. Os cervos eram, inclusive, vendidos para abate, o que justificaria a eutanásia, segundo a dirigente. “É muito ruim determinar o abate dos cervos. Mas precisamos proteger os bichos saudáveis que restam, assim como os humanos. Temos notícia de que um tratador dos animais foi contaminado pela tuberculose. Sem contar que nada garante que carne de animais doentes possa ter sido vendida também”, adverte.

O primeiro caso de tuberculose em animais do Pampas Safari ocorreu em búfalos, em 2007, conforme a superintendente. O parque foi interditado no Ibama em 2012, diante do descontrole da doença em camelos, lhamas, zebras e cervos. Os responsáveis foram multados em R$ 300 mil à época, mas meses depois obtiveram autorização para reabrir o parque.

Relatórios de responsáveis técnicos foram entregues em 2013, supostamente comprovando o controle da doença. Denúncias posteriores mostraram o contrário. Em 2016, o Ibama recebeu denúncia de um ex-funcionário do local afirmando que a tuberculose havia saído de controle no Pampas Safari. Com isso, o Ministério Público Federal determinou o fechamento definitivo, no ano passado. A reportagem procurou os responsáveis pelo parque, mas ainda não os localizou.

O assunto veio à tona em redes sociais através de denúncia da deputada estadual Regina Becker, que é ex-secretária municipal dos Direitos Animais de Porto Alegre. Veja a seguir:


Fonte: Correio do Povo
========
Outra matéria muito boa:
Ibama não descarta novos sacrifícios de animais no Pampas Safari
Futuro das espécies que ainda estão no local é incerto

2 comentários:

  1. Pois é, vão abater os cervos e com certeza vender a carne. Bem feito para quem comer da carne deles.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪