06/07/2017

Vigilância realiza busca e extermínio de morcegos hematófagos no Recife

Olha, eu não ia nem comentar sobre o fato porque algo está soando estranho. A notícia dá conta que a moça foi mordida por um gato abandonado que, provavelmente, teve contato com morcego. Mas, ninguém falou sobre o gato e se foram encontrados outros morcegos além deste suposto. Pelo menos em tudo que li não achei a informação. Infelizmente sou muito chata por gostar de saber das coisas nos mínimos detalhes em se tratando da segurança dos animais....
--------------
Espécie que se alimenta de sangue será capturada e embebida com veneno. Até o momento, já foram localizadas áreas em Santo Amaro, no Distrito Sanitário 1

Depois da confirmação da morte por raiva da dona de pet shop Adriana Vicente da Silva, de 35 anos, resultante de uma variação do vírus presente em morcegos que se alimentam de sangue (hematófagos), a Vigilância Ambiental do Recife está identificando colônias desses mamíferos para exterminá-las. Até o momento, já foram localizadas áreas em Santo Amaro, no Distrito Sanitário 1, mesma região onde aconteceu o incidente com a empresária, que foi mordida por um gato abandonado.

A operação de bloqueio contra a raiva animal e humana foi iniciada na última semana, quando a Prefeitura foi informada do caso suspeito da doença. Desde então, 1,2 mil cães e gatos domésticos e de rua já foram imunizados e 12 mil imóveis, vistoriados.

A mobilização abrange cerca de 30 bairros da área central da cidade. “Com essa estratégia mantemos a cobertura vacinal e evitamos a circulação do vírus entre cachorros e gatos. Contudo, isso nos direciona à busca por colônias de morcegos hematófagos. Já identificamos dois locais onde houve acidentes com cavalos”, comentou o gerente do Centro de Vigilância Ambiental do Recife, Jurandir Almeida.

Estão sendo feitas visitas a imóveis abandonados que podem servir de abrigos aos animais e triados relatos de ataques a equinos e bovinos. Almeida explicou que o combate será noturno, com a colocação de redes para captura dos morcegos.

Depois de uma triagem, alguns serão estudados e outros, embebidos com veneno. “Vamos passar pasta vampiricida no dorso deles porque na colônia é hábito um animal lamber o outro. O morcego hematófago não é para existir em zona urbana por conta do risco de introduzir raiva”, explicou.

O gestor destacou que a população deve se proteger deste mamífero e ficar alerta para comportamentos que podem indicar a infecção. “A população não deve manipulá-los. Devem ser considerados suspeitos morcegos circulando durante o dia ou caídos no chão. O ideal é acionar o nosso serviço”, disse. O CVA pode ser acionado pela Ouvidoria do SUS Recife por meio do telefone 0800.281.1520.

Almeida informou que o caso de Adriana é considerado acidental para a vigilância, porque a doença está sem relatos de casos em humanos há 19 anos na Capital e há 12 anos sem registro em animais.

FONTE: folhape

Um comentário:

  1. Admitam que se o morcego hematófago está na cidade é porque a área onde eles deveriam viver em paz, está sendo invadida. Detalhe: o morcego tem sua utilidade no meio ambiente e matá-los é um crime!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪