05/07/2017

Consultando os universitários: carne pode ser considerada sustentável?

Indiscutivelmente, aqueles que se mantem no objetivo de acabar com a matança de animais para alimentação humana, são pessoas obstinadas e persistentes. Há 22 anos atrás, falava em meu programa na Radio Globo argumentando que o consumo de carne produzia câncer no organismo humano. Era o mais adequado à época. Hoje a ética e respeito pela vida animal está muito mais apurado e aí podemos argumentar sobre outros aspectos. Agora vejam o poder da industria da carne. Enquanto insistimos na nossa tecla, fazem uma matéria destas mostrando que o boi tem uma boa vida antes de chegar no prato humano. É uma luta desigual, não? Mas, vamos vencer!!!! os veganos vão assumir, mais cedo ou mais tarde....
--------------
Fazenda se destaca por produzir carne sustentável em Nhandeara
Propriedade do Noroeste de São Paulo obteve reconhecimento internacional por adotar sistema de produção que garante carne de qualidade e respeita o bem-estar dos animais. O pecuarista Ricardo Sechis implantou um projeto de melhoramento e aproveitamento da carne bovina. Para isso, ele atendeu a 140 pré-requisitos e recebeu reconhecimento internacional por oferecer carne 100% sustentável. A produção ganhou dois selos: o Australian Passion e o Grand Passion.

A fazenda, que fica em Nhandeara (SP), tem 240 hectares e o gado chega na propriedade com 1 ano de idade. Os animais passam por uma adaptação do pasto para o cocho e depois são levados para um espaço chamado ‘spa bovino’. O lugar é climatizado e tem música ambiente, tudo para proporcionar bem-estar aos bois.

O criador investe em duas composições no rebanho. Uma é entre o angus australiano cruzado com o nelore, e a outra é o cruzamento do angus com o wagyu. Para o rebanho atingir o peso ideal de abate, com melhor rendimento de carcaça e maciez da carne, Ricardo toma um cuidado especial com a alimentação. A base é a silagem, feita com capim e milho. Antes de ir para o cocho há um reforço com soja, farelo de amendoim, poupa cítrica, gérmen de milho e núcleo mineral.

O manejo do gado é feito de forma bem tranquila e com o uso de bandeiras. Tudo para causar o menor estresse possível aos animais. Os métodos também estão sendo implantados no frigorífico onde o gado é abatido. Para o doutor em bem-estar animal Mateus Paranhos, o gado da fazenda é nutricionalmente bem tratado e manso. Segundo ele, a simplicidade e o bom manejo garantem um resultado final excelente.

Fonte: G1 Sorocaba

Um comentário:

  1. O boi tem uma boa vida antes de ir pro prato? Mesmo? Então, que tal um reality show com os humanos no lugar dos bois?

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪