16/06/2017

Fotógrafos capturam imagens inéditas de animais na Reserva Biológica de Sooretama

É um trabalho que requer muita paciência mesmo.....
----------
Conseguir fotografar animais como jaguatiricas, antas e tatus não é uma tarefa fácil, mas o coletivo de fotógrafos "Expedicionários" inovou e conseguiu capturar imagens inéditas de animais selvagens. As fotos foram feitas na Reserva Biológica de Sooretama, no Norte do Espírito Santo.

A tarefa não é fácil pois os animais se assustam com a presença do ser humano e deixar câmeras posicionadas nas florestas nem sempre garantem imagens de qualidade. Por isso, os fotógrafos percorrem as florestas do estado com um pequeno estúdio que tira fotos de alta qualidade e flagra os bichos em momentos raros.

“Tudo depende do comportamento do animal. Alguns são muito ariscos e se assustam com qualquer barulho, se o fotógrafo pisar em um galho de árvore o bicho some”, explicou o biólogo Fabrício Assunção, integrante do projeto.

Para evitar esse problema, o grupo usa uma armadilha fotográfica em meio à selva, que consiste em um equipamento com sensor de movimento, uma câmera profissional e flashes externos. Quando o animal passa, o sensor dispara a câmera e, assim, lindas imagens são registradas.

Depois de percorrer diversas unidades de conservação do Espírito Santo, agora o coletivo está na Reserva Biológica de Sooretama, no Norte do Estado, onde fica até domingo (18). Para fazer as imagens no local, eles conseguiram uma autorização do Instituto Chico Mendes.

O objetivo do trabalho é mostrar à população os animais selvagens que vivem no Estado e, assim, ajudar a preservá-los, e estimular o turismo ecológico

“Muitas vezes, as pessoas dirigem pela BR 101 Norte, que passa no meio da reserva, e nem se dão conta da importância das espécies que vivem na região”, afirmou um dos fotógrafos do coletivo, Paulo Silva.

No segundo semestre deste ano, o projeto Expedicionários deve ir à região do Caparaó e depois para mais algumas unidades de conservação do Estado. Em seguida, o grupo vai compilar as imagens feitas e lançar um livro sobre a biodiversidade capixaba.

Confira mais fotos do trabalho:






Fonte: G1

2 comentários:

  1. Caçar animais com câmeras ao invés de rifles é a maneira ética, evoluída e superior de contribuir com a existência dos animais em seu próprio Habitat, respeitando sua liberdade e direito à vida, uma lição que matadores ignorantes e irracionais deveriam aprender para sempre. Quanto aos animais serem ariscos, assustados e cabreiros, eles precisam ser assim, para não serem mortos e conseguir sobreviver se os caçadores não forem os demônios mais espertos que são.

    ResponderExcluir
  2. Se não houver controle na caça, queimadas e no desmatamento essa profissão também será extinta.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪