23/05/2017

Tucanos viram atração em quintal de professor de Tapiratiba - SP

Que delícia deve ser viver assistindo este espetáculo todo dia, não? por que amamos tanto os animais? por causa disto....
--------------
Todas as manhãs, o professor de matemática José Alencar recebe uma visita especial no quintal da casa onde mora, no Centro de Tapiratiba (SP). Privilegiado, ele toma café enquanto observa um grupo de tucanos que vai se alimentar na castanheira e nos pés de palmeira juçara de seu quintal.

O dia começa a amanhecer e a castanheira recebe as primeiras visitas, que já viraram atração no bairro. Os tucanos procuram os galhos em busca do calor do sol e a vizinhança aproveita para observar e tirar fotos.
“Eu acordo e eles já estão por aqui, daí eu fotografo eles e posto nas redes sociais para mostrar para os amigos”, contou a dona de casa Helena Aguiar.

Amor pela natureza
O professor diz que herdou do pai o amor pela natureza. Ele gosta de fotografar os tucanos da janela da cozinha, onde é possível ver com mais detalhes os animais na árvore. De tanto observar, aprendeu um pouquinho sobre o comportamento das aves.
“Tomam sol, descem para se alimentar e depois voltam para a mata. Geralmente, vêm somente os adultos, os filhotes não vêm”, disse Alencar.

De pai para filho
Além da castanheira, outro atrativo da casa é a "floresta" com cerca de 200 pés de palmeira juçara plantadas pelo pai de Alencar, Olavo Prado, já falecido. As aves procuram os coquinhos, que crescem em cachos no topo das árvores de março a junho, e têm um jeito todo especial de arrancar os frutos e virar o bico para cima para engolir.

O professor contou que o pai trouxe as mudas de um sítio e plantou no quintal da casa entre as décadas de 1950 e 1960. Hoje, ele passeia pela área de 4 mil metros quadrados, tira fotos e se lembra dos tempos e brincadeiras da infância.
“Ele ajudou a cavar e pediu para que eu plantasse. Ele sempre me lembrava disso: ‘ Esse pé de palmeira foi você que plantou’, contou emocionado. "E eu nunca me esqueci” .

A castanheira onde os tucanos gostam de pousar também foi plantada pelo pai de Alencar. “Ele tinha verdadeira loucura pela castanheira. Antes de morrer, ele pediu para ser enterrado embaixo dela, mas não foi”.

2 comentários:

  1. Os meus parabéns ao professor, pela sua amizade aos animais, que lhe pagam com sua companhia e amizade colorida.
    SÓ PEÇO, QUE NENHUM HUMANO LOUCO, ATIRE NOS TUCANOS...

    ResponderExcluir
  2. coisa maravilhosa de se ver.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪