20/04/2017

Tempo frio: Cuidado com animais no motor

Esta matéria foi feita por um periódico de Portugal durante o inverno. Mas, acho que ela cabe ser repercutida por aqui porque temos o mesmo problema. As recomendações são boas e devemos divulga-las. Muitos gatos somem por conta de se enfiarem em carros sem que a pessoa nem perceba.
--------------------
Com o tempo frio, os animais de rua têm por hábito procurar locais mais aconchegados ou quentes que os protejam da chuva e do vento. Neste sentido, os motores dos carros assumem-se como os esconderijos ideais para que pequenos animais, em especial gatos, se escondam naquele compartimento em busca de maior aconchego.

Estando Portugal a atravessar uma frente fria, esta é uma altura muito propícia a que situações como as de cima se repitam, sobretudo para quem vive junto a locais com quintais, mesmo que esta não seja uma condição exclusiva.

Assim, antes de iniciar uma viagem no inverno, pode fazer uma simples verificação que evite um dissabor tremendo, não só pelo animal, mas também pelos danos que poderá causar no motor quando o colocar em funcionamento.

Muito simplesmente, abrir o capot do veículo antes de colocar o motor em funcionamento é a solução ideal, efetuando uma pequena vistoria para averiguar se no seu compartimento não se encontra nenhum felino. Geralmente, o barulho e a movimentação decorrente da abertura do capot são suficientes para assustar o animal e fazer com que ele saia de dentro daquele local. Caso não consiga – por chuva ou frio – proceder à vistoria do motor, pode dar umas quantas palmadas no capot e junto às cavas das rodas, para que o barulho possa alertar os gatos e os afastar do motor ou até do topo do pneu (onde podem também aproveitar para se deitarem). Uma buzinadela pode também ter efeito.

No verão, o problema contrário: os animais podem esconder-se à sombra do veículo, sobretudo os cães, pelo que é também de bom-tom verificar as redondezas do carro e a área junto às rodas.

Fonte: Motor 24

3 comentários:

  1. Isso é muito importante. Um conhecido já dirigiu da Ilha do Governador, pela Av. Brasil, até o Grajaú (RJ), com um filhote de gato dentro do motor. Só depois que ele parou na garagem foi alertado outras pessoas que tinha um gato miando no motor. Por milagre peguei o bichano intacto. Ninguém entendeu como.

    ResponderExcluir
  2. Também compartilhei e principalmente avisei ao marido, motor de caminhão deve ser também bastante quentinho para eles e deve caber vários gatinhos

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪