02/04/2017

Disparam crimes contra animais - Portugal

Creio que o aumento de denúncias se deve a nova lei portuguesa. Os cidadãos desta maneira se animam a denunciar. Não acredito em aumento e sim em mais procura de justiça.
------------------------
GNR registou 767 maus-tratos e abandonos no ano passado.

O número de crimes contra animais de companhia disparou em 2016. Se por um lado o número de ocorrências participadas junto das autoridades policiais baixou, por outro o número de casos mais graves subiu. No ano passado, a GNR registou 767 crimes, o que corresponde a
uma média de dois crimes todos os dias. Só no distrito de Setúbal foram 157. 

A lei começou a ser aplicada em 2014 e a GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), registou no ano passado um total de 3694 denúncias. Um número inferior (menos 116 casos) comparado a 2015. Contudo, registaram-se mais 112 crimes, referentes a maus-tratos e abandono de animais. Estes podem ser punidos com pesadas multas ou penas de prisão até dois anos. As penas de prisão destinam-se a casos de maus-tratos mais graves, que terminem com a morte dos animais. 

Janeiro, fevereiro e março foram os meses em que se registaram maior número de denúncias (361, 366 e 374 respetivamente). Em contraponto, os dois últimos meses do ano registaram o maior número de crimes (73 cada). Segundo a GNR, o abandono de animais dispara nos meses de verão, com junho, julho e agosto a registarem um total de 78 casos. 

Lisboa surge como o distrito com o maior número de denúncias (591), seguido de Setúbal (556). Quanto ao número de crimes, Setúbal lidera de forma destacada: dos 157 registados, 93 foram por maus-tratos e 64 por abandono. Seguem-se Faro (64), Porto (61) e Lisboa (56).
FONTE: cmjornal

2 comentários:

  1. concordo c a comentarista do blog sheila! bom dia! bom domingo a todos tb dos comentaristas!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu também acredito no aumento de denúncias. As pessoas não sabiam o que fazer quando não tinham a quem recorrer, mas a mudança na lei, um disque denúncia e a divulgação do crime através da internet, as impulsionou a denunciar. Daí essa impressão.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪