30/03/2017

Tubarão é resgatado de aquário particular no interior de São Paulo

Como este pobre tubarão vivia num espaço tão pequeno?
------------------------
Animal que vivia em aquário doméstico de apenas 3 metros foi transferido para um novo local no litoral norte de São Paulo
A equipe do Aquário de Ubatuba resgatou um Tubarão-Lixa que vivia num aquário privado em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

A operação durou 30 horas e contou com o apoio de biólogos e veterinários. “Trata-se de uma fêmea jovem. Iremos preparar a qualidade da água antes de removê-la para daí então transportá-la em segurança até Ubatuba”, disse a veterinária responsável Veronica Takatsuka.

Ela ainda afirmou que, durante o transporte do tubarão foram feitas algumas paradas para verificar as condições de saúde do animal e a oxigenação da água.

Por ser uma operação delicada, a equipe comandada pelo biólogo Leandro Santos realizou uma simulação. “Vamos pegar um membro da nossa equipe e simular como se fosse o tubarão, assim ensaiaremos a operação que inclui a remoção do aquário e o transporte do animal na maca até a caixa projetada especialmente para o transporte deste animal”, concluiu Leandro.

O resgate aconteceu a partir da ligação do proprietário do animal que reconheceu a falha e solicitou ajuda dos órgãos responsáveis. Apesar de parecer uma situação inusitada, resgates deste tipo são mais comuns do que aparentam. “Já perdemos a conta de quantos resgates realizamos ao longo desses 21 anos de atuação.

É muito importante ressaltar que o ambiente doméstico não proporciona os cuidados necessários que os animais silvestres exigem para viver longe de seu habitat natural”, afirma Hugo Gallo, diretor do Aquário de Ubatuba.

A instituição fundada em 1996 pelo próprio atual diretor é o primeiro aquário privado do país. Desde sua fundação até os dias de hoje, sua missão é atuar na conservação do ambiente marinho por meio da educação ambiental e pesquisas. Reconhecido como um dos melhores aquários da América do Sul e do Brasil (fonte: Trip Advisor) o Aquário de Ubatuba é também considerado uma das melhores opções de lazer educativo no litoral de São Paulo.

O circuito de visitação é composto por 21 recintos, nos quais vivem mais de 700 animais de cerca de 130 espécies diferentes – representando os mais variados ecossistemas do Brasil e do mundo.
FONTE: estadao

4 comentários:

  1. A notícia não diz por que motivo o tal "proprietário" tinha um tubarão em sua casa. Isso não parece coisa de gente normal.
    Tenho medo do ser humano, pois nunca sabemos com que espécie de gente estamos lidando.

    ResponderExcluir
  2. Pelo menos o aquário está cumprindo um papel no bem estar desse indivíduo e na promoção da conscientização do valor dessa vida.
    Eu já visitei esse aquário e me lembro de um tanque bem pequeno que estava superlotado.

    ResponderExcluir
  3. Teria que estabelecer e adaptar este animal para ser solto no mar novamente, não seria??Marta

    ResponderExcluir
  4. triste! ter tirado do habitat natural pra viver pra sempre c prisão perpetua.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪