Que horror!!!!! que gente nojenta.... gente podre.... lamentável!!!!!!
------------------------
Olga Souza afirma ter ficado constrangida após até mesmo os policiais terem desrespeitado o direito que lhe é assegurado por lei
A turista gaúcha Olga Souza, 57 anos, passou por constrangimento na última semana ao ir à praia com seu cão-guia, Darwin, em Balneário Camboriú. Uma banhista se sentiu incomodada com a presença do cachorro na areia, que neste caso é permitida por lei, e chamou a polícia. Um dos policiais chegou a ameaçar levar Olga presa,
e a situação só foi resolvida depois de outro oficial da PM confirmar que ela tem direito de estar acompanhada do cão-guia em qualquer situação.
e a situação só foi resolvida depois de outro oficial da PM confirmar que ela tem direito de estar acompanhada do cão-guia em qualquer situação.
Cães na areia: presença de animais junto a banhistas divide opiniões
Olga é cega e tem em Darwin seu par de olhos. O cão, um flat coated retriever, foi treinado no Instituto Federal Catarinense (IFC) em Camboriú e entregue a ela no ano passado. É ele que a auxilia no trabalho, como professora, e a acompanha em todos os momentos da vida.
É o segundo cão-guia de Olga, que já teve como companheira a labradora Misty, por 12 anos. A professora frequenta Balneário Camboriú toda temporada e já havia tido problemas na praia. Mas nunca nessa proporção.
— Expliquei à senhora que estava incomodada que era um cão-guia. Ele não ficou solto em nenhum momento — diz a turista.
Abordada por policiais após a denúncia, Olga afirma ter explicado a eles que a permanência de Darwin em locais públicos ou privados é amparada por lei. No entanto, movido pela manifestação da banhista que exigia que a turista deixasse a faixa de areia, um deles a ameaçou de prisão.
— Um deles disse que o cão-guia não deveria ser usado em situações de lazer.
O que me causou constrangimento foi o fato de questionarem o meu direito.
A situação só foi resolvida depois que Olga entrou em contato com técnicos do curso de treinadores e instrutores de cães-guias do IFC e eles fizeram contato com a PM. O oficial responsável pelo policiamento foi até a praia e explicou aos colegas e aos demais banhistas que a presença do cão-guia é legal.
O comandante do 12º Batalhão da PM em Balneário, coronel Evaldo Hoffmann, diz que ocorreu um mal-entendido por falta de informações dos policiais sobre a legislação.
— Pretendo incluir palestras sobre esse assunto nos cursos de instrução para os policiais — afirma.
No caso de estabelecimentos privados, não aceitar um cão-guia, ainda que em formação, pode resultar em multa e interdição. O decreto que regulamenta a lei do cão-guia prevê que a Secretaria Especial dos Direitos Humanos faça campanhas publicitárias para informar sobre a legislação. Mas a determinação não é cumprida.
O que diz a lei:
- Cães-guias têm o direito de ingressar e permanecer em todos os locais públicos ou privados de uso coletivo
- Treinados e escolhidos a dedo, cães-guias são dóceis e não precisam usar focinheira
- Qualquer tentativa de impedir ou dificultar o acesso de um cão-guia é ilegal e ato de discriminação
- Ou usuário ou o socializador de cão-guia têm direito de mantê-lo em casa, independente de regras de condomínio
- O cão-guia só não pode entrar em locais esterilizados em hospitais, como centros cirúrgicos e UTIs, além de áreas de manipulação e processamento de alimentos
FONTE: anoticia
Duas coisas extremamente preocupantes chamam atenção nesta notícia: a insensibilidade e vontade de fzr o mal destes supostos banhistas (alguém avisa a eles que o planeta não é posse dos seres humanos e que eles vão descobrir isso da pior forma) e o desprepararo, falta de conhecimento e insensibilidade dos policiais. E acrescento que é bem por isso que casos de PM's agindo de forma correta e em pró do bem são exceções, a maiorias são como estes ou piores...
ResponderExcluirOs cegos mesmo são a tal banhista escrota e o policiais incompetentes.
ResponderExcluirCegueira mental!
Estes infelizes banhistas e policiais tem que entender que além do planeta não ser deles ,o ser humano tb traz muita doença para a própria raça e uma outra coisa ele suja as praias os oceanos e com isso mata os animais marinhos da pior forma
ResponderExcluirIsto que fizeram foi maldade e ignorância
Despresiveis estes seres que se dizem humanos
gente nojenta! dizem que é proibido cães nas praias por sujarem, mais o que vejo são desumanos, desalmaldos pondo lixos e mais lixos nas praias, até ameaçado as espécieis marinhas dos oceanos. coisa que cães jamais faria.
ResponderExcluirPolícia despreparada + turista babaca = mulher e cão humilhados. Este é o brasil minha gente! Que barbaridade!!!! Até as pedras sabem que cão guia tem acesso a tudo!
ResponderExcluirÉ inacreditável que ainda existam pessoas tãoooooooooooo ignorantes
ResponderExcluircomo esses policiais "broncos" e essa banhista mal amada.
Owwwwwwwwwwwwwwwwwwww gentinha sem noção !!
Se informem, cambada de gente escrota !!
Gaúchos, com algumas exceções, acham que são donos das praias de Santa Catarina, taí os surfistas que não me deixam mentir.
ResponderExcluirIsso mostra o quanto o tal do "serumano" é atrasado e prepotente... ou o quanto o nosso país está "atrasado"... incapaz de reconhecer o direito das pessoas que precisam do cão guia para ter melhor qualidade de vida. Não sabem que este cão é muito especial e importante para quem precisa dele.
ResponderExcluirE como é o nome dessa "senhora" que provocou toda essa esbórnia sem motivo? Ah como eu queria saber, viu? Aí o besta do policial entrou na onda dela e ameaçou prender a senhora cega? Ah... por que eles não são tão eficientes assim quando tem arrastão na praia? Hein? Queria o nome desse policial imbecil, viu? Quanta ignorância em tão pouco espaço. Camboriú deveria se envergonhar dessa ocorrência, que viralizou.
ResponderExcluirNão sei o que é pior: uma pessoa ignorante que não conhece os direitos do próximo ou da polícia, completamente despreparada para um assunto tão delicado, afinal, quem não sabe que o cão guia é os olhos do deficiente?
ResponderExcluirMas não é novidade alguma um policial não conhecer as leis !!! Certa ocasião, tive de levar uma cópia da lei nº 9605/98 ao comandante de uma unidade da Brigada Militar, porque os brigadianos discutiam comigo a respeito da não existência de uma lei sobre determinado assunto. Me espantei um policial não saber e ainda duvidar, antes de fazer, então, a sua pesquisa pra averiguar se era verdade ou não. Eu também questionei o fato de que, quando um desgraçado denunciado vai lá e MENTE que não fez nada, quem fica por mentiroso é o ativista da causa animal que denunciou !!! É bastante comum. Então, agora, com a facilidade do google, pelo menos que se informem antes de falar besteira !!!!!!!
ResponderExcluirEstou indignada. Total despreparo do Policial, completa insensibilidade da banhista. Meus Deus! Esse mundo está à beira de um colapso.
ResponderExcluir