Pessoas amigas, estou em choque com o comportamento de pessoas que se intitulam protetores de animais, mas que, na verdade, estão obcecadas para tirar a atual presidente da UIPA, alegando, sem nenhuma prova legal, maus-tratos aos animais lá abrigados.
Não satisfeitos com a comprovação/laudos policiais e técnicos (13 ao todo) de que naquela instituição não existem maus-tratos, resolveram a invadir a UIPA na manhã de sábado (04)
provocando o maior escândalo inimaginável vindo de pessoas que deveriam estar comprometidas com a justiça.
Programei para hoje a publicação do Esclarecimento referente A ÚLTIMA FISCALIZAÇÃO FEITA NA SEMANA PASSADA. Mas fui surpreendida pela informação de invasão na UIPA por 15/20 pessoas que afrontaram e agrediram os funcionários para tirar sangue dos animais de maneira forçada e sob o aval da comissão de defesa e proteção animal da OAB de SP, que apresentou uma "autorização" de um delegado, como se fosse um mandado.
Desde quando uma Comissão pode entrar numa instituição provocando inclusive agressão aos funcionários? Somente, com a ordem de um juiz, uma autoridade policial poderia entrar na entidade para tanto...... Galera de Sampa, estas pessoas enlouqueceram!!!!!!
Vejam o que apurei a respeito desta invasão:
1 - Independentemente desse episódio envolvendo a Comissão da OAB, a UIPA está sendo alvo de um grupo de pseudo-protetores que está agindo criminosamente há cerca de um ano. Crimes do tipo invasão de propriedade, fraude em processos, furto de animais, denunciação caluniosa, difamação, incitação ao crime, injúria e ameaças de morte.
2 - A situação criada vem prejudicando o trabalho da entidade que não pode nem manter no ar seu Facebook por conta dos comentários massacrantes. Este fato está levando a um decréscimo das adoções dos animais e da doação dos recursos que os mantêm.
3 - as contribuições decresceram, o que coloca em risco todas as atividades da entidade e a manutenção dos abrigados.
4 - devido às frequentes vistorias, a UIPA está com receio de acolher animais em estado grave, pois a entidade acaba sendo acusada de tê-los conduzido àquele estado;
5 - clientes da clínica, cuja receita mantém o abrigo, afastaram-se da entidade, em virtude da quantidade de difamações e as frequentes idas da Polícia ao local, seja para vistoriar a entidade, seja para socorrê-la dos ataques que a vitimam.
6 - por duas vezes, a direção da entidade teve que substituir o veterinário que dá assistência aos abrigados, devido aos ataques pessoais que sofreram, por parte dos difamadores da entidade.
7 - para piorar, a conta bancária da entidade foi hackeada e suponho que seja obra destes psicopatas que estão agindo desta forma.
8 - os invasores de sábado criaram um verdadeiro terror.... tinham pé de cabra nas mãos levando os funcionários e clientes a se trancarem em salas com medo.
9 - quando a PM chegou muitos destes criminosos fugiram e tentaram se passar por clientes. Os que foram levados para a delegacia (parece que somente 6) tiveram seus celulares apreendidos já que filmaram o que eles achavam convenientes. Aliás, teve uma funcionária grávida que foi agredida e que foi fazer perícia.
10 - o bando que tomou de assalto a UIPA provocou um desespero total entre os animais no geral e, principalmente, naqueles que estavam sendo pegos a força para tirar sangue. Parece que, entre os invasores, alguns que se diziam veterinários, mas, que não eram. Mais um crime, não?
8 - os invasores de sábado criaram um verdadeiro terror.... tinham pé de cabra nas mãos levando os funcionários e clientes a se trancarem em salas com medo.
9 - quando a PM chegou muitos destes criminosos fugiram e tentaram se passar por clientes. Os que foram levados para a delegacia (parece que somente 6) tiveram seus celulares apreendidos já que filmaram o que eles achavam convenientes. Aliás, teve uma funcionária grávida que foi agredida e que foi fazer perícia.
10 - o bando que tomou de assalto a UIPA provocou um desespero total entre os animais no geral e, principalmente, naqueles que estavam sendo pegos a força para tirar sangue. Parece que, entre os invasores, alguns que se diziam veterinários, mas, que não eram. Mais um crime, não?
==============================
Esclarecimento ao Público3 de fevereiro de 2017
Desde que sua presidente desmantelou um esquema de irregularidades ali praticadas, a Uipa, União Internacional Protetora dos Animais, tornou-se alvo de falsas denúncias, o que a fez passar, em apenas um ano, por inacreditáveis TREZE VISTORIAS, por parte da Polícia Ambiental, Polícia Civil, Centro de Controle de Zoonoses, Vigilância Sanitária e Conselho Regional de Medicina Veterinária, QUE NÃO VERIFICARAM INDÍCIO ALGUM DE PRÁTICA DE MAUS-TRATOS.
Com o objetivo de destituir a presidente para assumir-lhe o cargo, os ataques caluniosos são orquestrados por aqueles que de lá foram afastados por prática de desvios e ainda por quem se intitula protetor, mas age movido por interesses próprios, dissociados de qualquer intuito de beneficiar os animais.
Dessa forma, a presidência da entidade representa o proveitoso acesso a mais de meio milhão de seguidores que a Uipa possui em seu Facebook, a um abrigo de nove mil metros quadrados e à clínica veterinária mais antiga do país.
De fato, se a Uipa não possuísse uma estrutura notável e única, da qual não dispõe nenhum ente privado ou público, decerto que não teria despertado a ganância daqueles que perseguem seu intento, sem limite moral algum.
Como fracassaram todas as tentativas de incriminar a entidade, e ainda resultaram em relatórios que atestam a inexistência de maus-tratos, novas fraudes vêm sendo armadas como a que inclui uma montagem de duas fotos de animais distintos, que foi usada para levar a crer que se tratava do mesmo animal, divulgando, ainda que o cão foi retirado da Uipa por ser vítima de maus-tratos!
Mas RELATÓRIO POLICIAL da 1ª Delegacia do Departamento de Polícia de Proteção à Pessoa- DPPC DESMENTE as informações veiculadas pelo grupo difamatório. Seguem trechos do relatório citado:
Da denúncia constavam “duas fotografias distintas em que se observam dois cachorros; na primeira foto vemos um cachorro de porte pequeno/médio branco sustentado por suas próprias pernas e aparentemente em condições de saúde, e, na segunda fotografia um cachorro de pelagem mais escura bege/marrom, debilitado, no chão sem condições de andar, muito magro e com feridas ao longo do corpo, e juntamente com as fotos a notícia de que seriam o mesmo animal.” (…)
Em visita ao cão, alvo das nossas diligências, pudemos constatar que o mesmo estava em ambiente limpo, com comida (ração) e água, livres de quaisquer tipo de sujeira, ou fezes, e que seria IMPROVÁVEL tratar-se do mesmo animal a que se refere a primeira foto objeto da denúncia, pois o cachorro que pudemos observar NÃO TEM A MESMA COR DE PELAGEM DA FOTO TRAZIDA NA DENÚNCIA ORA INVESTIGADA, fator este difícil de se alterar ou ‘maquiar’ uma vez que possui pelagem marrom. Ainda em entrevista com o veterinário, o mesmo disse desconhecer o segundo animal a que a denúncia se refere, o gato… mas visitamos o ‘GATIL’ daquela instituição não pudemos observar qualquer felino que se encontrasse em condição precária ou a caminho do ‘abate’.
( ) toda a diligência foi fotografada em detalhes, não sendo observado, por parte destes policiais, nenhuma inconformidade com a legislação vigente, assim como logradouros sem condições de saúde e higiene” (grifos originais).
O relatório fala por si! Não há o que comentar.
Recentemente, um novo ataque surgiu porque uma cadela com sarna negra e câncer veio a óbito, depois de nove meses de tratamento. Ora, todos os animais que chegam à entidade recebem a devida assistência veterinária, mas nem todos resistem, mesmo porque muitos são abandonados, justamente, por padecerem de algum mal incurável. Animais adoecem e morrem, independentemente da assistência que lhes é prestada, mesmo porque a Uipa dispõe de médicos veterinários, e não de um ente divino para propiciar a cura aos doentes mais desvalidos e a ressurreição dos mortos!
Veterinários que não ministram a devida assistência aos animais são demitidos, com a respectiva comunicação à autoridade competente.
Com o propósito de denegrir sua imagem, divulgam que existem ações e inquéritos contra a entidade. Ora, se existem desqualificados quaisquer que se prestam ao papel de apresentar falsas denúncias, inclusive em juízo, estão as autoridades obrigadas, por lei, a instaurarem inquérito e a dar andamento aos devidos expedientes, o que não representa coisa alguma. “Papel aceita qualquer coisa”, reza o dito popular.
Vale ainda registrar que as contas da Uipa estão prestadas e aprovadas em assembleia, e que seus balanços financeiros constam de seu site. E o abrigo da entidade continua a ser o único aberto à visitação pública, de Segunda a Sábado.
Como o seu Facebook estava sendo usado para promover uma orgia difamatória contra a entidade, optou-se por tirá-lo do ar, o que vem em prejuízo das adoções dos animais acolhidos pela entidade e dos próprios recursos que os mantêm.
Se a manutenção da Uipa tornar-se inviável, em decorrência da campanha difamatória que há mais de ano a atinge, a cidade, sua população e suas autoridades não mais terão para onde encaminhar animais vitimados por abandono, acidentes e maus-tratos, pois não existe órgão público, ou privado, que realize esse trabalho, e que tenha permissão para funcionar dentro da Capital.
Reconhecendo a importância de sua obra, a Câmara Municipal de São Paulo lhe conferiu a Medalha Anchieta e o diploma de gratidão da Cidade de São Paulo, assim como a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a honrou com a Medalha da Constituição e a Sociedade Geográfica Brasileira com a medalha Marechal Rondon.
A Uipa tem cento e vinte e um anos de nome, glória e história, o que a conduz à aclamação dos bons e à cobiça dos maus!
Estamos certos de que os animais retirados de vias públicas, que sob os cuidados da Uipa estão à espera de um lar amoroso, não deixarão de se beneficiar das doações de seus associados, porque conhecem a honra de seu nome e o mérito de seu trabalho.
Inacreditável que conflito de poder possa prejudicar um trabalho tão especial como a proteção animal.
ResponderExcluirComo dizia minha mãe: "tem gente que anda no mundo por ver andar aos outros". Infelizmente gente ruim, verdadeiros filhos do demo, andam aos montes neste mundo de meu Deus.
ResponderExcluirINFELIZMENTE HÁ "SUPOSTOS PROTETORES" QUE OU POR INVEJA OU POR OUTRO MAL CARATISMO QUALQUER SE ESPECIALIZAM EM DIFAMAR INSTITUIÇÕES SÉRIAS, DE BONS SERVIÇOS PRESTADOS TAIS COMO A UIPA E TAMBÉM A SUIPA!!! A ESSES PSEUDO PROTETORES NÃO IMPORTA SABER QUE OS MAIS PREJUDICADOS SÃO OS PRÓPRIOS ANIMAIS ALI RECOLHIDOS!!!
ResponderExcluirParticipei da entidade com muito orgulho. Sempre foi e é um exemplo na proteção aos animais, em especial cães e gatos. Quanto a Vanice Orlandi, e sua irmã, também protetora só posso dizer que tive a honra em dividir trabalhos com elas. Aprendi muito com Vanice e sei de sua dedicação plena. Exemplo de cidadãs, hoje sofrem nas mãos daqueles que andam de fraldas na proteção. Não respeitar e aprender com os mais antigos, procurando holofotes e palanques próprios, típicos de quem só pertine ao ego, não acrescem ao movimento. Onde estavam os detratores quando a OAB nem ligava para nós e éramos 20/30 nas avenidas da cidade?? A UIPA e sua presidente Vanice Orlandi, sempre foram bastião pelos animais. Enfrentando rodeios e sendo voz do bicho e para o bicho, não vivendo deles como alguns. Lamento tomar ciência dos fatos atuais. Me afastei por motivo de doença minha. E me entristece que, ao invés de juntarmos forças, continuemos a dividir. Nunca aprenderemos com os bichos que se respeitam mesmo de espécies diferentes. Minha solidariedade total a Vanice e principalmente a UIPA. O mesmo tenho a dizer sobre Sheila Moura. Oura com quem tive orgulho de conviver. Aprender com o passado, lutar no presente e planejar o futuro. Basta de brigas. Atingir entidades é como maltratar animal. Só reduz o que hoje é muito, muito pouco. Se vale de algo, Dra.Vanice, saiba que eu tenho todo orgulho do mundo em ter convivido e dividido palcos de lutas consigo. Perseverança sempre. A UIPA precisa de você!!!
ResponderExcluirSe existem irregularidades ou se a instituição não atende mais os requisitos básicos para que continua a funcionar que seja tudo esclarecido na letra da lei. O que vem sendo feito com essa entidade há tempos é um total desrespeito pelo histórico de sua presidente. Vejo comentários de pessoas totalmente leigas e desconhecidas citando o nome da Uipa SP e de sua presidente das formas mais chulas possíveis. Gente que acredita que a causa começou quando eles a descobriram no facebook. Muitos dos que estão fazendo exigências pra cima da Ong são altamente suspeitos e jamais prestam contas de suas arrecadações. Outros nunca nem se ouviu falar e não se importam em cometer inclusive o crime de falsidade ideológica. Mas o que ocorreu neste fim de semana ultrapassou todos os limites do aceitável. Agressões, violência e maus tratos aos animais que eles tanto alegam sofrer maus tratos. Tentam de todas as formas obter provas mesmo que para isso tenham que estressar os animais e levá-los ao desespero como aconteceu. Quanto a estas comissões de defesa animal da Oab já passou da hora de serem expurgadas da causa já que está infestada de criadores e até de advogados que defendem matadouros. Gente que está usando o cargo para dar carteiradas e perseguir abrigos e protetores que não agradam tem sido atacados sistematicamente por integrantes dessas comissões. A prova cabal é este ataque a Uipa no sábado. Fiz uma denúncia há algum tempo atrás sobre um campeonato de pesca esportiva promovida pela Oab/MT nem resposta obtive. Chega dessa brincadeira. Já ultrapassaram todos os limites possíveis!!!
ResponderExcluirao invez de fazer inlegáis invasões, porque ñ saiam as ruas em resgates de animaizinhos abandonados pra cuidarem?
ResponderExcluirEstive hoje na UIPA.
ResponderExcluirO caso: uma gata abandonada na porta de minha residência, detalhe é que estava gravida. Nós não podíamos ficar com a gata, pelo motivo de já termos um cachorro. Cuidamos da gata conforme orientação da UIPA até que a gata ganhasse os gatinhos, fato ocorrido hoje. A gata teve três gatinhos. Levamos os 3 gatos com a mamãe, foram todos muito bem recebidos, passando por cuidados por veterinario, alimentada e com todo carinho e atenção. Além de nos apresentarem o local com uma educação surpreendente.
Quero parabenizar a ONG, que apesar de todo esse câncer social, não desistiu dos animais... vocês são heróis, e ser herói no Brasil, requer o dobro de coragem
ResponderExcluir